segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Liturgia Diária - Senhor, eu não sou digno

 Resultado de imagem para jesus e centurião romano
1a Leitura - Is 4,2-6
Leitura do livro do profeta Isaías.
4 2 Naquele dia, o povo do Senhor terá esplendor e glória, e o fruto da terra será de grande alegria para os sobreviventes de Israel.
Então, os que forem deixados em Sião, os sobreviventes de Jerusalém, serão chamados santos, a saber, todos os destinados à vida em Jerusalém. 4 Quando o Senhor tiver lavado as imundícies das filhas de Sião, e limpado as manchas de sangue dentro de Jerusalém, com espírito de justiça e de purificação, 5 ele criará em todo lugar do monte Sião e em suas assembléias uma nuvem durante o dia, e fumaça e clarão de chamas durante a noite: e será proteção para toda a sua glória, 6 uma tenda para dar sombra contra o calor do dia, abrigo e refúgio contra a ventania e a chuva.
Palavra do Senhor.

Salmo - 121/122
Que alegria quando me disseram:
“Vamos à casa do Senhor!”

Que alegria quando ouvi que me disseram:
“Vamos à casa do Senhor!”
E agora nossos pés já se detêm,
Jerusalém, em tuas portas.

Para lá sobem as tribos de Israel,
as tribos do Senhor.
Para louvar, segundo a lei de Israel,
o nome do Senhor.
A sede da justiça lá está
e o trono de Davi.

Rogai que viva em paz Jerusalém,
e em segurança os que te amam!
Que a paz habite dentro de teus muros,
tranqüilidade em teus palácios!

Por amor a meus irmãos e meus amigos,
peço: “A paz esteja em ti!”
Pelo amor que tenho à casa do Senhor,
eu te desejo todo bem!

Evangelho - Mateus 8,5-11
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ó vinde libertar-nos, Senhor e nosso Deus; mostrai a vossa face e nós seremos salvos! (Sl 79,4).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 8 5 entrou Jesus em Cafarnaum. Um centurião veio a ele e lhe fez esta súplica:
6 "Senhor, meu servo está em casa, de cama, paralítico, e sofre muito". 7 Disse-lhe Jesus: "Eu irei e o curarei". 8 Respondeu o centurião: "Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado. 9 Pois eu também sou um subordinado e tenho soldados às minhas ordens. Eu digo a um: ‘Vai’, e ele vai; a outro: ‘Vem’, e ele vem; e a meu servo: ‘Faze isto’, e ele o faz". 10 Ouvindo isto, cheio de admiração, disse Jesus aos presentes: "Em verdade vos digo: não encontrei semelhante fé em ninguém de Israel. 11 Por isso, eu vos declaro que multidões virão do Oriente e do Ocidente e se assentarão no Reino dos céus com Abraão, Isaac e Jacó".
Palavra da Salvação.

Reflexão 
 
A autoridade de Jesus lhe foi conferida pelo Pai, por isso, assim como atendeu ao oficial romano, Ele poderá também atender ao nosso pedido, na medida do que seja necessário para nós. Para Jesus não há diferença entre povos, e a Sua misericórdia não depende da nossa situação geográfica, pois, do oriente ou do ocidente, todos seremos perdoados (as) e acolhidos (as) por Aquele que veio com a missão de Redentor da humanidade. A vida eterna nos é garantida mediante a fé em Jesus Cristo e a certeza de que Ele é o único que poderá nos salvar. Jesus nos acolhe e nos salva, independentemente de quem somos, do que fazemos ou de onde viemos. Somente quando reconhecemos a nossa incapacidade, e a nossa limitação é que estamos aptos a acolher a salvação que Jesus veio nos trazer. Aí, então, Ele nos tira da paralisia que o sofrimento nos impõe, pela doença, pela morte, ou por qualquer outro motivo. O oficial romano Mesmo não sendo judeu humilhou-se diante de Jesus e expôs, em presença de todos a sua confiança na Sua autoridade de Filho de Deus. “Senhor eu não sou digno (a), mas dize uma palavra…e tudo acontecerá conforme a Tua vontade!” Assim também nós precisamos reconhecer a nossa indignidade e a autoridade da Palavra de Jesus que nos promete perdão, vida e libertação. Jesus quer nos salvar, libertar e curar as nossas paralisias. – Você reconhece a autoridade de Jesus sobre a sua vida, suas necessidades e enfermidades? – Como você tem se dirigido a Ele para pedir alguma coisa? – Com humildade e confiança ou entendendo que Ele não poderá atende-lo? Você ou alguém de sua casa precisa de cura e libertação? Peça a Jesus, com confiança, pois Ele quer curá-lo (a)! 




Helena Serpa

Nenhum comentário: