domingo, 2 de dezembro de 2018

1º Domingo do Advento - A vinda do filho de Deus.

 Resultado de imagem para Lucas 21,25-28.34-36
1a Leitura - Jeremias 33,14-16
Leitura do livro do profeta Jeremias.
33 14 “Eis que outros dias virão. 15 E nesses dias e nesses tempos farei nascer de Davi um rebento justo que exercerá o direito e a eqüidade na terra. 16 Naqueles dias e naqueles tempos viverá Jerusalém em segurança e será chamada Javé-nossa-justiça”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 25/24
Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma!

Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos
e fazei-me conhecer a vossa estrada!
Vossa verdade me oriente e me conduza,
porque sois o Deus da minha salvação!

O Senhor é piedade e retidão
e reconduz ao bom caminho os pecadores.
Ele dirige os humildes na justiça,
e aos pobres ele ensina o seu caminho.

Verdade e amor são os caminhos do Senhor
para quem guarda sua aliança e seus preceitos.
O Senhor se torna íntimo aos que o temem
e lhes dá a conhecer sua aliança.

 2a Leitura - 1 Tessalonicenses 3,12-4,2

Leitura da primeira carta de são Paulo aos Tessalonicenses.
3 12 Que o Senhor vos faça crescer e avantajar na caridade mútua e para com todos os homens, como é o nosso amor para convosco.
13 Que ele confirme os vossos corações, e os torne irrepreensíveis e santos na presença de Deus, nosso Pai, por ocasião da vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos!
4 1 No mais, irmãos, aprendestes de nós a maneira como deveis proceder para agradar a Deus - e já o fazeis. Rogamo-vos, pois, e vos exortamos no Senhor Jesus a que progridais sempre mais.
2 Pois conheceis que preceitos vos demos da parte do Senhor Jesus.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Lucas 21,25-28.34-36
Aleluia, aleluia, aleluia. Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei! (Sl 84,8)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
21 25 Disse Jesus a seus discípulos: “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas.
26 Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas. 27 Então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande glória e majestade. 28 Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação. 34 Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações não se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preocupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso. 35 Como um laço cairá sobre aqueles que habitam a face de toda a terra. 36 Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão


         Este é o primeiro domingo do advento, do ano litúrgico ano C, o qual não confere com o ano civil, que termina em 31 de dezembro. Hoje iniciamos a nossa caminhada rumo ao Natal.
         A liturgia nos convida a meditar sobre dois temas: A primeira e a segunda  vinda de Jesus.
         Começamos o Advento. Já  estamos sentindo o cheiro do  Natal, e as leituras nos conduz a uma reflexão sobre o INÍCIO E O FIM.

         Advento é tempo de meditação e oração. É um clima diferente, pois nos aproximamos da festa da encarnação de Deus na pessoa de Jesus, e nesta festa ocorre um clima de aproximação com Deus e com o nosso irmão. Mesmo que por ocasião das festas do Natal as atividades sejam puramente comerciais e interesseiras, resta sempre uma magia no ar, uma atitude de pensamento em Deus, acompanhada de e uma boa pitada de fraternidade. Portanto, nem tudo está perdido, e é a hora de agirmos com força, e aproveitar esse momento propício, para levar a palavra  de Deus ao nosso irmão desgarrado com mais força e otimismo.

         Advento é o espaço de tempo de espera pelo Natal. Não é, necessariamente,  uma espera pelo nascimento de Jesus, porque Ele já nasceu. Mas sim, uma espera pela festa universal do seu aniversário. Cristo virá, sim, mais de uma outra forma. Ele poderá vir habitar em nós, para isso basta que estejamos disponíveis para recebê-lo, e para receber a sua vinda.
         Advento é o tempo de espera pela chegada do Senhor que vem para ficar conosco. Pois é Ele que bate a nossa porta diariamente querendo entrar em nossas vidas.
         E quando se espera uma pessoa querida, a alegria se espalha por toda a casa, por todos os que moram nela, e os preparativos parecem nunca terminar.
         Não fica bem receber a pessoa amada com a casa suja, e tudo bagunçado. Por isso, devemos providenciar uma boa limpeza em nossa casa, uma boa limpeza em nossa alma para que ela seja digna da presença de Jesus. Uma confissão bem preparada, bem feita, com o devido arrependimento, e o sólido propósito de evitar o pecado futuramente.   
         Advento é como uma mulher esperando o filho que vai nascer. Preparativos, ansiedade, preocupação, apreensão, felicidade, alegria, tudo isso se mistura num clima mágico de espera por uma nova vida que virá. Sim, meus irmãos, UMA NOVA VIDA DEVEMOS TER, após a vinda de Jesus para ficar conosco e em cada um de nós. Uma nova vida de estado de graça, de luta contra o pecado, de muita oração, uma nova vida de conversão diária. 
         Não vemos a hora de festejar o aniversário daquele que transformou o mundo e que quer vir transformar a vida de cada um de nós. Mas é preciso que estejamos preparados,  prontos, puros e dispostos a aceitá-lo como a luz que ilumina os nossos passos até o último momento de nossa caminhada.
         E por falar nisso, o Evangelho de hoje nos adverte muito bem sobre o nosso último instante, para o qual devemos estar preparados, devemos estar de pé, para nos apresentar a Jesus.
        
         A liturgia de hoje nos convida à oração e à vigilância, tendo como base principal o amor a Deus e ao próximo. O Evangelho de hoje está nos lembrando sobre o fim do mundo, e a necessidade de estarmos de prontidão diante dos sinais do fim do mundo.
Jesus diz que quando estas coisas começarem a acontecer, nós devemos ter muita fé e coragem, levantando-nos e   erguendo a cabeça, esperançosos pois é a chegada da nossa libertação que se  próxima. Jesus recomenda para tomarmos cuidado para que não fiquemos  insensíveis ou indiferentes  aos sinais dos tempos, nos entregando a gula, a embriaguez e para que não nos distraiamos com as preocupações dessa vida passageira, para que não nos aconteça que a chegada do Filho de Deus, em sua segunda vinda, não caia de repente sobre nós como uma armadilha, como acontecerá com os demais habitantes da Terra. Devemos por tanto, ficar vigilantes, atentos através da oração constante,  para que tenhamos forças para vencer o pecado,  e permanecermos puros e dignos da presença de Jesus.  Meus irmãos. É a ORAÇÃO     e da Eucaristia que nos dão forças para combater o pecado. Experimente. 
http://oracaodoscatolicos2.blogspot.com.br/

         Para muita gente, é estranho a liturgia  começar logo falando do fim do mundo, antes do nascimento de Jesus. Mas é preciso entender que Jesus que veio no Natal, virá de novo  no fim dos tempos.
         São Paulo nos ensina o que fazer: Que o Senhor nos conceda um amor fraterno que seja transbordante e que tenhamos uma santidade sem defeitos aos olhos de Deus, e para estarmos preparados para a o dia da vinda de nosso Senhor Jesus.
         Prezados irmãos. Para nós que cremos em Deus por Jesus, o fim dos tempos não é uma ameaça aterrorizante, mas sim, é a confiança que deve ter todo cristão fiel a Cristo, a esperança de que todo aquele que crer e tiver praticado a palavra, será salvo. O fim não será o FIM. Mais sim, o início de uma nova fase da nossa existência, de uma nova vida. A vida eterna.
         Advento, portanto, é isso. É tempo de termos uma vida  correta e justa que agrade a Deus . E se já estamos vivendo na presença de Deus, devemos progredir na santidade cada dia mais, para que possamos naquele dia estar firmes, e de pé diante do Senhor.
Bom domingo, e um Feliz e atuante novo Ano litúrgico a todos.

José Salviano.

Nenhum comentário: