domingo, 9 de dezembro de 2018

2º Domingo do Advento - "Preparai o caminho do Senhor"


1a Leitura - Baruc 5,1-9
Leitura do livro do profeta Baruc.
5 1 Tira, Jerusalém, a veste de luto e de miséria; reveste, para sempre, os adornos da glória divina.
2 Cobre-te com o manto da justiça que vem de Deus, e coloca sobre a cabeça o diadema da glória do Eterno. 3 Deus vai mostrar à terra, e sob todos os céus, teu esplendor. 4 Eis o nome que te é dado por Deus, para todo o sempre: “Paz da Justiça e Esplendor do temor a Deus!” 5 Ergue-te, Jerusalém, galga os cumes e olha para o oriente! Olha: ao chamado do Altíssimo, reúnem-se teus filhos, desde o poente ao levante, felizes por se haver Deus lembrado deles. 6 Quando de ti partiram, caminhavam a pé, arrastados pelos inimigos. Deus, porém, tos devolve, conduzidos com honras, quais príncipes reais, 7 porque Deus dispôs que sejam abaixados os montes e as colinas, e enchidos os vales para que se una o solo, para que Israel caminhe com segurança sob a glória divina. 8 As florestas e as árvores de suave fragrância darão sombra a Israel, por ordem do Senhor. 9 Em verdade, é o próprio Deus quem conduz Israel, pleno de júbilo no esplendor de sua majestade, pela sua justiça, pela sua misericórdia!
Palavra do Senhor.

Salmo - 126/125
Maravilhas fez conosco o Senhor,
exultemos de alegria!

Quando o Senhor reconduziu nossos cativos,
parecíamos sonhar;
encheu-se de sorriso nossa boca,
nossos lábios, de canções.

Entre os gentios se dizia: Maravilhas
fez com eles o Senhor!”
Sim, maravilhas fez conosco o Senhor,
exultemos de alegria!

Mudai a nossa sorte, ó Senhor,
como torrentes no deserto.
Os que lançam as sementes entre lágrimas
ceifarão com alegria.

Chorando de tristeza sairão,
espalhando suas sementes;
cantando de alegria voltarão,
carregando os seus feixes!

2a Leitura - Filipenses 1,4-6.8-11
Leitura da carta de são Paulo aos Filipenses. 4 Em todas as minhas orações, rezo sempre com alegria por todos vós, 5 recordando-me da cooperação que haveis dado na difusão do Evangelho, desde o primeiro dia até agora. 6 Estou persuadido de que aquele que iniciou em vós esta obra excelente lhe dará o acabamento até o dia de Jesus Cristo. 8 Deus me é testemunha da ternura que vos consagro a todos, pelo entranhado amor de Jesus Cristo! 9 Peço, na minha oração, que a vossa caridade se enriqueça cada vez mais de compreensão e critério, 10 com que possais discernir o que é mais perfeito e vos torneis puros e irrepreensíveis para o dia de Cristo, 11 cheios de frutos da justiça, que provêm de Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.
Palavra do Senhor.
 
Evangelho - Lucas 3,1-6
Aleluia, aleluia, aleluia.
Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. Toda a carne há de ver a salvação do nosso Deus (Lc 3,4.6).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
3 1 No ano décimo quinto do reinado do imperador Tibério, sendo Pôncio Pilatos governador da Judéia, Herodes tetrarca da Galiléia, seu irmão Filipe tetrarca da Ituréia e da província de Traconites, e Lisânias tetrarca da Abilina,
2 sendo sumos sacerdotes Anás e Caifás, veio a palavra do Senhor no deserto a João, filho de Zacarias. 3 Ele percorria toda a região do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados, 4 como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: “Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. 5 Todo vale será aterrado, e todo monte e outeiro serão arrasados; tornar-se-á direito o que estiver torto, e os caminhos escabrosos serão aplainados. 6 Todo homem verá a salvação de Deus’”.
Palavra da Salvação.

Reflexão
  
O Evangelho de hoje nos mostra a figura ímpar de  João Batista que  anuncia a realização do “Reino de Deus” a qual ele afirma estar muito próxima.  E  para que o “Reino” se torne realidade viva no mundo, João Batista convida a todos a mudar as suas escalas de valores, a organizar as suas rotinas a fim de que em suas vidas haja lugar para Deus!
É o que está faltando no mundo de hoje. Muitos correm desesperadamente em busca dos prazeres passageiros, em busca de bens materiais,  empenhando esforços 24 horas por dia de modo que não lhes sobram um minuto para falar com Deus! E Deus paciente e amoroso, espera, convidando-os diariamente à conversão. Porém, infelizmente, o que acontece na sociedade, são os efeitos de tudo disso, o que acontece  no nosso dia a dia é o resultado dessa vida longe do Pai que inevitavelmente acarreta sérias consequências, que são as tragédias e os crimes bárbaros os quais vemos nos noticiários no final do dia.
João Batista é aquele que prega nos deserto. E você deve estar perguntando: Ele pregava para quem? Para as pedras e para a areia?
É claro, que não! João pregava para as pessoas que iam até ele, para ouvi-lo, para se converterem  e serem batizados. João prepara o povo  para acolher Jesus.  João Batista vivia no deserto de Judá, nas margens do rio Jordão. A sua mensagem estava centrada na urgência da conversão e dizia que  o  “juízo de Deus” estava chegando.
Então, João é um homem exótico que não se vestia como  os demais, e questiona o modo de viver  voltado para  os bens materiais. Ele convida a uma conversão, a uma mudança de valores, convida a esquecer o supérfluo, para dar atenção ao essencial dessa vida, visando a Vida Eterna.
Muita gente acorria de Jerusalém, de toda a Judéia e de toda a região do Jordão e era batizada por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados.
João atendia a todos com boa vontade, porém seu humor mudou de repente quando os fariseus e saduceus, se aproximaram dizendo que também queriam ser batizados. João enfurecido e com palavras duríssimas,  disse: “Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? Praticai ações que se conformem ao arrependimento que manifestais. Não penseis que basta dizer: «Abraão é nosso pai»…”
João avisa que não há salvação assegurada obrigatoriamente a quem tem o nome inscrito nos registros do Povo eleito: É preciso viver em contínua conversão e fazer as obras de Deus: “toda a árvore que não dá fruto, será cortada e lançada ao fogo”.
João explica: aquele que vem depois de mim, irá batizá-los no Espírito Santo e no fogo. De fato, o batismo de Jesus vai muito além do batismo de João: Pois dá  a quem o recebe a vida de Deus, pelo Espírito Santo, e o torna “filho de Deus”, e ainda o ingressa na vida da Igreja. O batismo de Jesus significa um modo de vida completamente novo, uma relação de filiação com Deus e de fraternidade com Jesus e com todos os outros batizados.
Prezados irmãos. Na verdade, a mensagem central do Evangelho de hoje é a  conversão. Sabemos muito bem que não é possível acolher  Jesus cujo aniversário se aproxima, se a nossa mente estiver cheia de rancores, ódios, competição desleal, fofoca, egoísmo, orgulho, de auto suficiência, e de preocupação com os bens materiais…
Para nos converter, precisamos mudar o nosso modo de pensar, de querer, de escolher, de nos relacionar com os nossos irmãos, etc. Precisamos deixar de lado tudo aquilo que nos tira o espaço de Deus em nossa mente, em nossa vida diária. Precisamos urgentemente organizar a nossa rotina diária de jeito que venha  sobrar um espaço para Jesus, um espaço para  a oração, para a leitura do Evangelho, para a prática da caridade...




José Salviano

Nenhum comentário: