sábado, 29 de dezembro de 2018

Liturgia Diária - Apresentação de Jesus

Resultado de imagem para apresentaçao de jesus no templo

1a Leitura - 1 João 2,3-11
Leitura da primeira carta de são João.
2 3 Eis como sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos.
4 Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele.
5 Aquele, porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito. É assim que conhecemos se estamos nele:
6 aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu.
7 Caríssimos, não vos escrevo nenhum mandamento novo, mas sim o mandamento antigo, que recebestes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que acabais de ouvir.
8 Todavia, eu vos escrevo agora um mandamento novo - verdadeiramente novo, nele como em vós, porque as trevas passam e já resplandece a verdadeira luz.
9 Aquele que diz estar na luz, e odeia seu irmão, jaz ainda nas trevas.
10 Quem ama seu irmão permanece na luz e não se expõe a tropeçar.
11 Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas, sem saber para onde dirige os passos; as trevas cegaram seus olhos.
Palavra do Senhor.

Salmo - 95/96
O céu se rejubile e exulte a terra!

Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!
Cantai e bendizei seu santo nome!

Dia após dia anunciai sua salvação,
manifestai a sua glória entre as nações
e, entre os povos do universo, seus prodígios!

Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus:
diante dele vão a glória e a majestade,
e o seu templo, que beleza e esplendor!

Evangelho - Lucas 2,22-35
Aleluia, aleluia, aleluia.
Sois a luz que brilhará para os gentios e para a glória de Israel, o vosso povo (Lc 2,32).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
2 22 Concluídos os dias da sua purificação segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentar ao Senhor,
23 conforme o que está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor”;
24 e para oferecerem o sacrifício prescrito pela lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos.
25 Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Este homem, justo e piedoso, esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele.
26 Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não morreria sem primeiro ver o Cristo do Senhor.
27 Impelido pelo Espírito Santo, foi ao templo. E tendo os pais apresentado o menino Jesus, para cumprirem a respeito dele os preceitos da lei,
28 tomou-o em seus braços e louvou a Deus nestes termos:
29 “Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra.
30 Porque os meus olhos viram a vossa salvação
31 que preparastes diante de todos os povos,
32 como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel”.
33 Seu pai e sua mãe estavam admirados das coisas que dele se diziam.
34 Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: “Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições,
35 a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma”.
Palavra da Salvação.

Reflexão

José e Maria  eram pessoas cumpridoras da Lei e por isso levaram o Menino Jesus ao Templo para ser apresentado.
O Velho Simeão estava lá e suas palavras inspiradas pelo Espírito de Deus, foram graves e preocupantes para os seus pais. Ele afirmou que aquele Menino estava destinado a ser tanto a motivo de queda, como de elevação de muitos em Israel.
Em seguida, Simeão profetiza a dor que Nossa Senhora sentiria ao ver o seu querido filho pregado na cruz, sendo tratado como um criminoso qualquer.
A apresentação de Jesus ao Templo, tem um  significado muito forte que é o valor da presença feminina na economia da salvação. O encontro de Maria e José com uma mulher, Ana, de idade avançada, pois tinha oitenta e quaro anos e era viúva há muito tempo. Consagrada totalmente a Deus, "não se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações" , significa a presença da mulher na Igreja de Jesus Cristo.

A cooperação de Maria com o Projeto de Deus diante do Espírito Santo, manifestada na Anunciação e na Visitação, demonstra a sua atitude de boa vontade de fazer a vontade do Pai sem questionar. Consciente do mistério do seu Filho divino, Maria deixava-se guiar pelo Espírito de Deus, obedecendo as suas orientações, como foi na hora de fugir para o Egito.

A Igreja, no decorrer de sua história, teve grandes e santas mulheres de muita fé, e atuantes.  Hoje também em cada comunidade paroquial, podemos constatar a ação da mulher que com o seu jeito especial, carinhoso, sutil, caprichosa, dedicada, pontual, persistente, discreta, habilidosa, que a exemplo de Maria que cuidava de cada detalhe das necessidades do Menino Jesus, essa maravilhosas mulheres cuidam desde os paramentos, aos encontros de casais, de jovens, elas cuidam de tudo dentro da paróquia.  É por isso que o nosso atual Papa Francisco, anunciou a valorização da atuação da mulher  na vida da Igreja, inclusive no altar.

A bem da verdade, a nossa Igreja é mais feminina do que masculina, do ponto de vista da atuação de seus fiéis leigos, pois se prestarmos mais atenção, a presença viva da figura feminina é muito maior do que dos homens.
Isso se explica pelo fato do homem ter seus compromissos de sustentar a família. Mais analisando bem, a mulher também tem muitas ocupações, inclusive trabalhando em casa e fora de casa.  Por tanto, parece mesmo ser uma desculpa dos homens para não assumirem um compromisso na comunidade paroquial.
De qualquer modo, não sejamos pessimistas. Sabemos que existem muitos homens integrados na vida da Igreja, com excelente desempenho.




José Salviano 

Nenhum comentário: