segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Liturgia Diária - Jesus cura o Paralítico

Resultado de imagem para cura do paralitico marco 2

1a Leitura - Isaías 35,1-10
Leitura do livro do profeta Isaías.

35 1 O deserto e a terra árida regozijar-se-ão. A estepe vai alegrar-se e florir. Como o lírio 2 ela florirá, exultará de júbilo e gritará de alegria. A glória do Líbano lhe será dada, o esplendor do Carmelo e de Saron; será vista a glória do Senhor e a magnificência do nosso Deus. 3 Fortificai as mãos desfalecidas, robustecei os joelhos vacilantes. 4 Dizei àqueles que têm o coração perturbado: "Tomai ânimo, não temais! Eis o vosso Deus! Ele vem executar a vingança. Eis que chega a retribuição de Deus: ele mesmo vem salvar-vos". 5 Então se abrirão os olhos do cego. E se desimpedirão os ouvidos dos surdos; 6 então o coxo saltará como um cervo, e a língua do mudo dará gritos alegres. Porque águas jorrarão no deserto e torrentes, na estepe. 7 A terra queimada se converterá num lago, e a região da sede, em fontes. No covil dos chacais crescerão caniços e papiros. 8 E haverá uma vereda pura, que se chamará o caminho santo; nenhum ser impuro passará por ele, e os insensatos não rondarão por ali. 9 Nele não se encontrará leão, nenhum animal feroz transitará por ele; mas por ali caminharão os remidos, 10 por ali voltarão aqueles que o Senhor tiver libertado. Eles chegarão a Sião com cânticos de triunfo, e uma alegria eterna coroará sua cabeça; a alegria e o gozo possuí-los-ão; a tristeza e os queixumes fugirão.
Palavra do Senhor.

Salmo - 84/85
Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.
Quero ouvir o que o Senhor irá falar:
é a paz que ele vai anunciar;
A paz para que o seu povo e seus amigos,
para os que voltam ao Senhor seu coração.
Está perto a salvação dos que o temem,
e a glória habitará em nossa terra.

A verdade e o amor se encontrarão,
a justiça e a paz se abraçarão;
da terra brotará a fidelidade,
e a justiça olhará dos altos céus.

O Senhor nos dará tudo o que é bom,
e a nossa terra nos dará suas colheitas;
a justiça andará na sua frente
e a salvação há de seguir os passos seus.

Evangelho - Lucas 5,17-26
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eis que o rei há de vir, Senhor da terra, ele mesmo e nós afastará o jugo do nosso cativeiro.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
5 17 Um dia estava ele ensinando. Ao seu derredor estavam sentados fariseus e doutores da lei, vindos de todas as localidades da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor fazia-o realizar várias curas.
18 Apareceram algumas pessoas trazendo num leito um homem paralítico; e procuravam introduzi-lo na casa e pô-lo diante dele. 19 Mas não achando por onde o introduzir, por causa da multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o arriaram com o leito ao meio da assembléia, diante de Jesus. 20 Vendo a fé que tinham, disse Jesus: "Meu amigo, os teus pecados te são perdoados". 21 Então os escribas e os fariseus começaram a pensar e a dizer consigo mesmos: "Quem é este homem que profere blasfêmias? Quem pode perdoar pecados senão unicamente Deus?" 22 Jesus, porém, penetrando nos seus pensamentos, replicou-lhes: "Que pensais nos vossos corações? 23 Que é mais fácil dizer: ‘Perdoados te são os pecados’; ou dizer: ‘Levanta-te e anda?’ 24 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados" (disse ele ao paralítico), "eu te ordeno: ‘levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa’". 25 No mesmo instante, levantou-se ele à vista deles, tomou o leito e partiu para casa, glorificando a Deus. 26 Todos ficaram transportados de entusiasmo e glorificavam a Deus; e tomados de temor, diziam: "Hoje vimos coisas maravilhosas".
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Naqueles tempos o povo acreditava que toda doença era causada pelos pecados do indivíduo. E foi por isso, e também para mostrar aos fariseus que Ele tinha o poder de perdoar pecados, que Jesus, respeitando a cultura daquele lugar, disse ao paralítico: “Os teus pecados estão perdoados”.

Ora, a reação dos fariseus ali presentes, não poderia ser outra, senão, contestar as palavras de Jesus. Só que eles não disseram exatamente nada, mas sim, pensaram: Quem é Ele para perdoar os pecados?

E Jesus que tem o poder de perceber até os nossos pensamentos, disse: para que saibam que eu tenho o poder de perdoar os pecados, eu digo: “Levanta, pega a tua cama e vai para casa”.

Foi isso exatamente o que ocorreu, naquele dia em que Jesus libertou aquele paralítico do seu sofrimento.

Esse episódio, portanto, manifestou a todos ali presentes e a nós, o extraordinário e ilimitado poder de Jesus, tanto para curar, como para perdoar os nossos pecados.

Hoje, os nossos pecados são perdoados por aqueles a quem Jesus ordenou, escolheu, e nos enviou, que são os sacerdotes.

Aquelas palavras de Jesus diante do paralítico, soou como uma grande blasfêmia para os fariseus e mestres da Lei.

Jesus ficou muito impressionado com a fé daqueles homens, os quais, não podendo entrar naquela casa tendo em vista estar cheia de pessoas que ouviam atentamente as palavras de Jesus, tiveram de descer o paralítico pelo telhado, desprendendo para isso, grande esforço.

Hoje vemos muitas pessoas também paralisadas mentalmente. Pessoas que tiveram crise de fé e pararam de rezar, de ir à missa de falar com Deus. São pessoas que agora enxergam a vida em preto e branco, pois nada mais tem sentido. Isso é parecido com um grande amor que termina. Os dois, tanto ele como ela,  ficam paralisados, vendo tudo sem cor.

Nós também quando nos afastamos do amor de Deus, passamos a viver uma vida sem sentido, ficamos deprimidos, desanimados, desiludidos, ou podemos ficar revoltados contra tudo e contra todos.

Peçamos a Deus que cure a nossa paralisia, e nos devolva a capacidade de nos movimentar, de irmos em sua direção.

Aproveitemos aqui para falar de uma outra paralisia muito comum hoje em dia. Muitos ficam paralisados diante da televisão, do videogame, e principalmente diante do computador, levando uma vida extremamente sedentária, a qual é causa de muitas doenças, principalmente cardiovasculares.

A falta de exercício é a grande causadora de muitos males não do corpo como da mente.

Fazer exercício é tão importante quanto o alimento do corpo.

Portanto, nós, para termos uma vida em abundância, necessitamos de: Muita oração, alimento do corpo e da alma, pela Eucaristia, assim como precisamos fazer diariamente exercícios.

 

 

 

José Salviano


Nenhum comentário: