sábado, 22 de dezembro de 2018

Liturgia Diária – “o cântico de Maria”


 
 Imagem relacionada
1a Leitura - 1 Samuel 1,24-28
Leitura do primeiro livro de Samuel.
Naqueles dias, 1 24 após tê-lo desmamado, Ana tomou-o consigo, e levando também três touros, um efá de farinha e um odre de vinho, conduziu-o à casa do Senhor em Silo. O menino era ainda muito criança.
25 Imolaram o touro e conduziram o menino a Heli.
26 Ana disse-lhe: "Ouve, meu Senhor, por tua vida, eu sou aquela mulher que esteve aqui em tua presença orando ao Senhor.
27 Eis aqui o menino por quem orei; o Senhor ouviu o meu pedido.
28 Portanto, eu também o dou ao Senhor: ele será consagrado ao Senhor para todos os dias de sua vida". E prostraram-se naquele lugar diante do Senhor.
Palavra do Senhor.

Salmo - 1Sm 2
Meu coração exultou no meu Senhor salvador.

Exulta no Senhor meu coração,
e se eleva a minha fronte no meu Deus.
Minha boca desafia os meus rivais
porque me alegro com a vossa salvação.

O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado,
mas os pobres e os famintos se fartaram.
Muitas vezes deu à luz a que era estéril,
mas a mãe de muitos filhos definhou.

É o Senhor quem dá a morte e dá a vida,
faz descer à sepultura e faz voltar;
é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico,
é o Senhor quem nos humilha e nos exalta.

O Senhor ergue do pó o homem fraco,
e do lixo ele retira o indigente,
para fazê-los assentar-se com os nobres
num lugar de muita honra e distinção.

Evangelho - Lucas 1,46-56
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ó rei e Senhor das nações e pedra angular da Igreja, vinde salvar a mulher e o homem, que, um dia, formastes do barro.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naqueles dias, 1 46 Maria disse: "Minha alma glorifica ao Senhor,
47 meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,
48 porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,
49 porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.
50 Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem.
51 Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos.
52 Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes.
53 Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos.
54 Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia,
55 conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre".
56 Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa.
Palavra da Salvação.

Reflexão 
 
Ao visitar sua prima Izabel e inspirada no cântico de Ana, Maria exaltou a Deus pelos Seus grandes feitos na sua vida. Reconheceu a sua humildade e glorificou o poder do Deus Salvador. Assim, ela expressou a alegria da alma e do espírito, assumindo a Palavra de Deus por meio dos profetas, se denominando a Bem-Aventurada! A humildade é a expressão da verdade e quando reconhecemos o poderio do Senhor e a nossa limitação, nós estamos assumindo o ser verdadeiro e, também, podemos nos proclamar, humildes e bem-aventurados (as). “A misericórdia do Senhor se estende de geração em geração a todos os que o temem”! Portanto, todos (as) que temem o Senhor, isto é, que respeitam e obedecem à Sua Palavra, que têm horror ao pecado, que experimentam o Seu amor, confiam na sua misericórdia, apesar de muitas vezes estarem aparentemente subordinados ao “poder” dos homens. Que o Magnificat seja para nós, todos os dias, o hino que os nossos lábios cantem para que assim, nós também, possamos como Ana, como Maria, e tantos homens e mulheres da Bíblia exultar de alegria, no corpo, na alma e no espírito. – Faça hoje a oração do Magnificat assumindo o lugar de Maria e perceba a grande graça que pode acontecer na sua vida!
 
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: