quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Liturgia Diária - Tua fé te salvou


 
 Resultado de imagem para jesus e dez leprosos
1a Leitura - Tito 3,1-7
Leitura da carta de são Paulo a Tito.
3 1 Admoesta-os a que sejam submissos aos magistrados e às autoridades, sejam obedientes, estejam prontos para qualquer obra boa,
2 não falem mal dos outros, sejam pacíficos, afáveis e saibam dar provas de toda mansidão para com todos os homens.
3 Porque também nós outrora éramos insensatos, rebeldes, transviados, escravos de paixões de toda espécie, vivendo na malícia e na inveja, detestáveis, odiando-nos uns aos outros.
4 Mas um dia apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens.
5 E, não por causa de obras de justiça que tivéssemos praticado, mas unicamente em virtude de sua misericórdia, ele nos salvou mediante o batismo da regeneração e renovação, pelo Espírito Santo,
6 que nos foi concedido em profusão, por meio de Cristo, nosso Salvador,
7 para que a justificação obtida por sua graça nos torne, em esperança, herdeiros da vida eterna.
Palavra do Senhor.

Salmo - 22/23
O Senhor é o pastor que me conduz,
Não me falta coisa alguma.

O Senhor é o pastor que me conduz;
não me falta coisa alguma.
Pelos prados e campinas verdejantes
ele me leva a descansar.
Para as águas repousantes me encaminha,
e restaura as minhas forças.

Ele me guia no caminho mais seguro,
pela honra do seu nome.
Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,
nenhum mal eu temerei.
Estais comigo com bastão e com cajado,
eles me dão a segurança!

Preparais à minha frente uma mesa,
bem à vista do inimigo;
com óleo vós ungis minha cabeça,
e o meu cálice transborda.

Felicidade e todo bem hão de seguir-me,
por toda a minha vida;
e na casa do Senhor habitarei
pelos tempos infinitos.

Evangelho - Lucas 17,11-19
Aleluia, aleluia, aleluia.
Em tudo Dai graças, pois esta é a vontade de Deus para convosco, em Cristo o Senhor (1Ts 5,18),

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
17 11 Sempre em caminho para Jerusalém, Jesus passava pelos confins da Samaria e da Galiléia.
12 Ao entrar numa aldeia, vieram ao encontro de Jesus dez leprosos, que pararam ao longe e elevaram a voz, clamando:
13 “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!”
14 Jesus viu-os e disse-lhes: “Ide, mostrai-vos ao sacerdote”. E quando eles iam andando, ficaram curados.
15 Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz.
16 Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradecia. E era um samaritano.
17 Jesus lhe disse: “Não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove?
18 Não se achou senão este estrangeiro que voltasse para agradecer a Deus?!”
19 E acrescentou: “Levanta-te e vai, tua fé te salvou”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

A fé daqueles leprosos era muito forte, de modo que ao ver Jesus se aproximando da entrada da cidade, eles logo se apressaram em abordá-lo, pois sabiam que nele estava a solução do seu sofrimento.

Jesus sem mais rodeios, foi logo direto ao ponto. Mandou que eles fossem imediatamente se apresentar ao sacerdote, como se já estivessem curados.

Durante a caminhada em direção ao sacerdote, foram percebendo que a lepra ia desaparecendo dos seus corpos. Porém, somente um deles voltou para agradecer  a Jesus pela sua bondade, pelo seu poder, pela sua misericórdia.

Ontem na hora de se deitar você agradeceu a Deus por tudo o que Ele tem lhe dado, por tudo que lhe aconteceu durante o dia?

Sim, tudo! Pois as adversidades também têm o seu significado. Nem todas elas representam verdadeiras desgraças, mas sim, motivos para a nossa conversão.

Somente um deles voltou para agradecer! Viu só? Isso acontece hoje o tempo todo. Somente um por cento das pessoas agradecem a Deus por tudo o que Ele nos dá, a começar pela nossa vida. Somos muito ingratos, mal agradecidos, e por vezes arrogantes diante de Deus.

Assim como os nossos filhos não nos agradecem pelas coisas que lhe damos, que lhes proporcionamos, pois eles acham que fizemos a nossa obrigação de pai, muitos de nós, pedimos com lágrimas muitas graças ao Pai, e quando as recebemos, nos esquecemos de agradecer.

Nos tempos de Jesus os leprosos não podiam entrar na cidade.  Foi por isso que eles abordaram Jesus antes dele entrar no povoado. Pediram-lhe o fim daquele sofrimento, e foram atendidos. E prontamente Jesus os ordenou que fossem se apresentar ao sacerdote, para que e esse reconhecesse as suas curas para que fossem liberados a andar normalmente no meio do povo, para que pudessem levar uma vida normal.

Interessante que aquele único que voltou para agradecer a Jesus, era exatamente um samaritano, pertencente daquele povo que era desprezado pelos judeus, pelo fato deles não seguirem o judaísmo.

Por isso a cura dos dez leprosos até nos parece uma parábola contada por Jesus, como a parábola do bom samaritano, na qual vemos um homem renegado pelos judeus, fazer uma grande caridade.

Os judeus não reconheceram a pessoa de Jesus no meio deles, mesmo vendo os muitos milagres realizados por Ele. Muitos até o consideraram um impostor e planejavam a sua morte.

É interessante notar que essa ingratidão não passou despercebida por Jesus, e no episódio da cura dos dez leprosos, Jesus demonstra isso: Não foram dez os curados? E os outros nove onde estão? Não hou quem voltasse para dar glória a Deus?

E voltando-se para o samaritano, disse-lhe: “Levanta-te e vai. A tua fé te salvou”.

Hoje Jesus também nos pergunta: onde estão todos aqueles e aquelas que todos os dias recebem graças e mais graças e não agradecem?

 

 

 

José Salviano.

Nenhum comentário: