sábado, 3 de novembro de 2018

Liturgia Diária - Humildade em todos os momentos

 Resultado de imagem para Lucas 14,1.7-11
1a Leitura - Filipenses 1,18-26
Leitura da carta de são Paulo aos Filipenses.
1 18 Mas não faz mal! Contanto que de todas as maneiras, por pretexto ou por verdade, Cristo seja anunciado, nisto não só me alegro, mas sempre me alegrarei.
19 Pois sei que isto me resultará em salvação, graças às vossas orações e ao socorro do Espírito de Jesus Cristo.
20 Meu ardente desejo e minha esperança são que em nada serei confundido, mas que, hoje como sempre, Cristo será glorificado no meu corpo (tenho toda a certeza disto), quer pela minha vida quer pela minha morte.
21 Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.
22 Mas, se o viver no corpo é útil para o meu trabalho, não sei então o que devo preferir.
23 Sinto-me pressionado dos dois lados: por uma parte, desejaria desprender-me para estar com Cristo - o que seria imensamente melhor;
24 mas, de outra parte, continuar a viver é mais necessário, por causa de vós...
25 Persuadido disto, sei que ficarei e continuarei com todos vós, para proveito vosso e consolação da vossa fé.
26 Assim, minha volta para junto de vós vos dará um novo motivo de alegria em Cristo Jesus.
Palavra do Senhor.

Salmo - 41/42
Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo!

Assim como a corça suspira
pelas águas correntes,
suspira igualmente minh´alma
por vós, ó meu Deus!

Minha alma tem sede de Deus
e deseja o Deus vivo.
Quando terei a alegria de ver
a face de Deus?

Peregrino e feliz caminhando para a casa de Deus,
entre gritos, louvor e alegria
da multidão jubilosa.

Evangelho - Lucas 14,1.7-11
Aleluia, aleluia, aleluia.
Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim, que sou de coração humilde e manso! (Mt 11,29).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
14 1 Jesus entrou num sábado em casa de um fariseu notável, para uma refeição; eles o observavam.
7 Observando também como os convivas escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes a seguinte parábola:
8 “Quando fores convidado às bodas, não te sentes no primeiro lugar, pois pode ser que seja convidada outra pessoa de mais consideração do que tu,
9 e vindo o que te convidou, te diga: ‘Cede o lugar a este’. Terias então a confusão de dever ocupar o último lugar.
10 Mas, quando fores convidado, vai tomar o último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: ‘Amigo, passa mais para cima’. Então serás honrado na presença de todos os convivas.
11 Porque todo aquele que se exaltar será humilhado, e todo aquele que se humilhar será exaltado”.
Palavra da Salvação.

Reflexão 
 
 
Mais uma vez o Senhor nos ensina a ter a humildade como uma prática rotineira na nossa vida. A humildade é o reconhecimento da nossa capacidade e da nossa limitação no exercício das nossas obras aqui neste mundo, em outras palavras, do que somos e temos e do que não somos ou não temos.  No entanto, não nos basta reconhecer a nossa capacidade, competência e limitação, para que sejamos verdadeiramente humildes diante de Deus. Precisamos também honrar o nosso próximo com gestos de consideração e de caridade reconhecendo também a sua competência e tudo a que ele tem direito.  Para isso, necessitamos nos vigiar a fim de não termos a pretensão de querer ser melhores que os outros tentando nos elevar acima daquilo que nos for destinado.   Elevamos a nós mesmos (as) quando nos colocamos acima das outras pessoas e sentimo-nos superiores a elas; quando não as reconhecemos como filhos e filhas de Deus, dotadas de dignidade, portanto com direito aos lugares que lhes foram dedicados. Se fizermos uma reflexão iremos constatar que o nosso viver é uma constante disputa por lugares e privilégios e que estamos sempre, mesmo sem ter consciência, querendo ofuscar o brilho dos outros. Porém, como cristãos, devemos nos colocar diante de Deus, e humildemente reconhecer que toda a nossa capacidade nos é dada por Ele e só Ele tem autoridade para nos colocar no lugar adequado. Aquele (a) que se diz cristão (ã) há de confiar em Deus que providencia tudo de que precisarmos para bem viver. Portanto, não precisaremos nos apressar para tomar os melhores lugares porque o “nosso melhor lugar” é aquele que Deus já nos reservou para ocupar. – Você gosta dos melhores lugares? – Você admite que alguém lhe passe à frente no estacionamento? – Como você se sente quando isso lhe acontece? – Você lembra-se dos outros quando quer ocupar os primeiros lugares? 





Helena Serpa

Nenhum comentário: