sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Liturgia Diária - O Amor é a primeira regra

 Resultado de imagem para Mateus 25,31-46
1a Leitura - Isaías 25,6-9
Leitura do Livro do profeta Isaías.
25 6 O Senhor dos exércitos preparou para todos os povos, nesse monte, um banquete de carnes gordas, um festim de vinhos velhos, de carnes gordas e medulosas, de vinhos velhos purificados.
7 Nesse monte tirará o véu que vela todos os povos, a cortina que recobre todas as nações,
8 e fará desaparecer a morte para sempre. O Senhor Deus enxugará as lágrimas de todas as faces e tirará de toda a terra o opróbrio que pesa sobre o seu povo, porque o Senhor o disse.
9 Naquele dia dirão: “Eis nosso Deus do qual esperamos nossa libertação. Congratulemo-nos, rejubilemo-nos por seu socorro”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 24/25
Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma.

Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura
e a vossa compaixão, que são eternas!
De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia
e sois bondade sem limites, ó Senhor!

Aliviai meu coração de tanta angústia
e libertai-me das minhas aflições!
Considerai minha miséria e sofrimento
e concedei vosso perdão aos meus pecados!

Defendei a minha vida e libertai-me;
em vós confio, que eu não seja envergonhado!
Que a retidão e a inocência me protejam,
pois em vós eu coloquei minha esperança!

2a Leitura - Romanos 8,14-23
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Romanos.
8 14 Pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
15 Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai!
16 O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus.
17 E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados.
18 Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada.
19 Por isso, a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus.
20 Pois a criação foi sujeita à vaidade (não voluntariamente, mas por vontade daquele que a sujeitou),
21 todavia com a esperança de ser também ela libertada do cativeiro da corrupção, para participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus.
22 Pois sabemos que toda a criação geme e sofre como que dores de parto até o presente dia.
23 Não só ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a redenção do nosso corpo.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Mateus 25,31-46
Aleluia, aleluia, aleluia.
Benditos do Pai, apossai-vos do reino, que foi preparado bem desde o começo! (Mt 25,34).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 25 31 disse Jesus: “Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso.
32 Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.
33 Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
34 Então o Rei dirá aos que estão à direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo,
35 porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes;
36 nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim’.
37 Perguntar-lhe-ão os justos: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber?
38 Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos?
39 Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?’
40 Responderá o Rei: ‘Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes’.
41 Voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: ‘Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos.
42 Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber;
43 era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes’.
44 Também estes lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, peregrino, nu, enfermo, ou na prisão e não te socorremos?’
45 E ele responderá: ‘Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer.
46 E estes irão para o castigo eterno, e os justos, para a vida eterna’.
Palavra da Salvação.


Reflexão 
 
A lei do amor e da caridade é a lei do julgamento final, da parusia. Quem tem caridade e amor será digno de adentrar aos umbrais do Paraíso. O próprio Senhor nos pede que sejamos amorosos e caridosos porque teremos a recompensa no céu: “Faze isto, e viverás” (Cf. Lc 10,28).” Tendo como termômetro o amor concretizado em ações, Jesus nos dá o roteiro para que possamos perseguir a perfeição enquanto aqui vivemos.  Ao nos prometer a vida eterna Jesus nos dá conhecimento de que para isso, será preciso que busquemos a santidade, desde já. E a santidade é a vivência do amor de Deus!  Jesus, então, nos adverte de que ao voltar reunirá os povos da terra diante dele e fará distinção entre os benditos do Pai e os malditos, os felizes e os infelizes. Cada orientação que Jesus nos dá é um ensinamento para que possamos caminhar passo a passo rumo ao céu. Assim será o critério: Dar de comer e beber a quem tem fome e sede, acolher os que não têm teto, vestir os que estão nus, tomar cuidado com o doente, visitar e dar assistência a quem está preso. Assim, Jesus nos diz: todas as vezes que o fizeres é a Mim que o farás, por isso sois benditos; todas as vezes que não o fizeres, sereis malditos porque foi a Mim que rejeitastes. Não precisamos fazer mais do que isso: acolher o irmão como se fosse o próprio Cristo! Basta-nos somente aproveitar as oportunidades que surgem na nossa vida a todo o momento, e não deixar o bem para fazer depois.   Não podemos dizer que não conhecemos a receita nem o caminho porque o próprio Jesus nos dá todas as dicas, antecipadamente. Perseguir a santidade é perseguir a vivência do amor com os nossos irmãos e irmãs, mesmo que sejam eles os piores e os mais marginalizados do mundo. Não nos adiantará praticar o amor somente com aqueles de quem “gostamos ou admiramos”, porque Deus é Pai de todos e, por isso, somos todos, irmãos e irmãs.   Qual o lugar em que você se posicionaria se Jesus viesse hoje: à esquerda ou à direita Dele?  - O que Jesus diria para você se Ele voltasse hoje? – Você, hoje, se considera bendito (a) ou maldito (a)? - Você tem aproveitado as oportunidades para fazer o bem nas pequenas coisas ou espera ocasião para ser herói ou heroína nos grandes eventos de solidariedade humana? 




Helena Serpa

Nenhum comentário: