quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Liturgia Diária - A condição para ser discípulo de Jesus

 Imagem relacionada
1a Leitura - Filipenses 2,12-18
Leitura da carta de são Paulo aos Filipenses.
2 12 Assim, meus caríssimos, vós que sempre fostes obedientes, trabalhai na vossa salvação com temor e tremor, não só como quando eu estava entre vós, mas muito mais agora na minha ausência.
13 Porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar.
14 Fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas,
15 a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo,
16 a ostentar a palavra da vida. Dessa forma, no dia de Cristo, sentirei alegria em não ter corrido em vão, em não ter trabalhado em vão.
17 Ainda que tenha de derramar o meu sangue sobre o sacrifício em homenagem à vossa fé, eu me alegro e vos felicito.
18 Vós outros, também, alegrai-vos e regozijai-vos comigo.
Palavra do Senhor.

Salmo - 26/27
O Senhor é minha luz e salvação.

O Senhor é minha luz e salvação;
De quem eu terei medo?
O Senhor é a proteção da minha vida;
Perante quem eu tremerei?

Ao Senhor eu peço apenas uma coisa,
E é só isto que eu desejo:
Habitar no santuário do Senhor
Por toda a minha vida;
Saborear a suavidade do Senhor
E contempla-lo no seu templo.

Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo,
Atendei por compaixão!
É vossa face que eu procuro.
Não afasteis em vosso ira o vosso servo,
Sóis vós o meu auxílio!

Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver
Na terra dos viventes.
Espera no Senhor e tem coragem,
Espera no Senhor!

Evangelho - Lucas 14,25-33
Aleluia, aleluia, aleluia.
Felizes sereis vós se fordes ultrajados por causa de Jesus, pois repousa sobre vós o Espírito de Deus (1Pd 4,14).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
14 25 Muito povo acompanhava Jesus. Voltando-se, disse-lhes:
26 “Se alguém vem a mim e não odeia seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
27 E quem não carrega a sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo.
28 Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la?
29 Para que, depois que tiver lançado os alicerces e não puder acabá-la, todos os que o virem não comecem a zombar dele,
30 dizendo: ‘Este homem principiou a edificar, mas não pode terminar’.
31 Ou qual é o rei que, estando para guerrear com outro rei, não se senta primeiro para considerar se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil?
32 De outra maneira, quando o outro ainda está longe, envia-lhe embaixadores para tratar da paz.
33 Assim, pois, qualquer um de vós que não renuncia a tudo o que possui não pode ser meu discípulo”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão  

Como naquele tempo, Jesus também hoje olha para nós, “no meio da multidão” e nos faz uma proposta para segui-Lo. A primeira coisa que Jesus nos propõe é, justamente, nos tirar do meio da multidão, isto é, da mentalidade do mundo, da mediocridade e do viver como a maioria, para assumir ser único (a), personalizado (a)  colaborador(a) do Plano de Salvação do Pai. Para isso, precisamos fazer uma verdadeira transfusão nos critérios que regem o nosso viver. Para sermos discípulos (as) de Jesus e segui-Lo, nós precisamos assumir uma vida nova e aceitar a revolução que Ele quer fazer em nós. O desapego às pessoas, a aceitação à participação na Sua Cruz, a renúncia a tudo quanto nós  temos de material e de humano, como bens, idéias, projetos e vontade própria, são condições que Jesus nos propõe. Porém, para que o nosso seguimento a Jesus seja um ato concreto da nossa vontade, nós  precisamos estar muito conscientes dessa realidade. Muitas vezes, nós podemos    com a boca professar que cremos em Jesus e que queremos ser seus discípulos, porém, na realidade não estamos fazendo o cálculo de que isso implica em uma declaração de guerra contra a nossa carne que é fraca. Por isso, não conseguimos e fracassamos nos nossos propósitos. Precisamos da ajuda do Espírito Santo para que possamos “calcular os gastos” e ou “examinar as condições” a fim de que não sejamos vencidos pela nossa própria natureza. O Espírito Santo é quem aos poucos, vai nos capacitando e nos conscientizando da necessidade que temos de nos desvencilhar das coisas e nos desapegar das pessoas a fim de podermos seguir a Jesus Cristo, livremente, como discípulos seus. – Você tem vontade de ser discípulo de Jesus? – Você já fez os cálculos do que terá de renunciar para que isto aconteça?  - Você tem muitos planos? - Você tem se abandonado à ação do Espírito Santo ou está querendo seguir Jesus, sozinho?
 
 
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: