segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Liturgia Diária - Para ser feliz


 
Resultado de imagem para Lucas 14,12-14
1a Leitura - Filipenses 2,1-4
Leitura da carta de são Paulo aos Filipenses.
2 1 Se me é possível, pois, alguma consolação em Cristo, algum caridoso estímulo, alguma comunhão no Espírito, alguma ternura e compaixão,
2 completai a minha alegria, permanecendo unidos. Tende um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos.
3 Nada façais por espírito de partido ou vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos.
4 Cada qual tenha em vista não os seus próprios interesses, e sim os dos outros.
5 Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus.
Palavra do Senhor.

Salmo - 130/131
Guardai-me, em paz, junto a vós, ó Senhor!

Senhor, meu coração não é orgulhoso,
nem se eleva arrogante o meu olhar;
não ando à procura de grandezas,
nem tenho pretensões ambiciosas!

Fiz calar e sossegar a minha alma;
ela está em grande paz dentro de mim,
como a criança bem tranqüila, amamentada*
no regaço acolhedor de sua mãe.

Confia no Senhor, ó Israel, ó Israel,
desde agora e por toda a eternidade!

Evangelho - Lucas 14,12-14
Aleluia, aleluia, aleluia.
Se guardais minha palavra, diz Jesus, realmente vós sereis os meus discípulos (Jo 8,31s).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
14 12 Jesus dizia ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: “Quando deres alguma ceia, não convides os teus amigos, nem teus irmãos, nem os parentes, nem os vizinhos ricos. Porque, por sua vez, eles te convidarão e assim te retribuirão.
13 Mas, quando deres uma ceia, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos.
14 Serás feliz porque eles não têm com que te retribuir, mas ser-te-á retribuído na ressurreição dos justos”.
Palavra da Salvação.

Reflexão

 Convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. "Então tu serás feliz!"  Com palavras convincentes Jesus nos ensina algo que contradiz completamente o pensamento do mundo e nos coloca em sentido contrário a tudo o que apreendemos aqui na terra. Ele nos conscientiza de que seremos felizes quando aprendermos a atrair para o nosso convívio os que se sentem marginalizados e cheios de contradições, isto é, os que nunca esperariam ser convidados e notados. Ele nos garante que seremos afortunados quando estivermos em união com todas as pessoas, num só ideal, lembrados de que esta vida é passageira e que o sentido do nosso viver está na conquista da vida eterna, junto com todos com os quais comungamos. Por isso, Jesus nos aconselha a não convidar para a “festa da nossa vida” somente os amigos ou as pessoas mais queridas que estão perto de nós, mas   àqueles que mais necessitam de alimento. Ninguém deverá ser excluído da nossa realidade existencial, das nossas conquistas, das nossas vitórias, dos nossos bens que devem ser partilhadas com todos, sem exceção, sem preconceito e discriminação. Por isso, as coisas que fazemos no nosso dia a dia, as nossas atitudes, poderão se constituir num referencial para a conquista da nossa felicidade eterna. A nossa felicidade interior e a paz de que precisamos vem do serviço desinteressado.  Por isso, Jesus nos explica: se fizermos as coisas somente àqueles que podem nos recompensar, já estamos recebendo o prêmio. Porém, quando realizamos algo às pessoas que não podem fazer o mesmo conosco, aí então, a recompensa nos virá do céu.  Diante deste Evangelho precisamos avaliar qual é o nosso interesse quando escolhemos as nossas amizades, qual é o valor com que aquilatamos as pessoas sejam elas ricas, sejam pobres. Qual é o nosso interesse quando cultivamos os nossos relacionamentos, se o que estamos buscando aqui na terra servirá apenas para que tenhamos uma vida cheia de regalias ou se estamos caminhando em busca do reino de Deus.
 - Como você tem escolhido os seus relacionamentos? – Os pobres também fazem parte do seu dia a dia? – Você tem dado atenção às pessoas que servem na sua casa?  - Já teve interesse em saber da sua história? – E aqueles que a seus olhos são um problema, você já se aproximou para conhecer os seus problemas? – Você será recompensado no reino dos céus? – Você é feliz?
 
 
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: