sexta-feira, 13 de novembro de 2015

LITURGIA DIÁRIA - O SENHOR PODE CHEGAR A QUALQUER MOMENTO.

Leitura (Sabedoria 13,1-9)

Leitura do livro da Sabedoria. 13 1 São insensatos por natureza todos os que desconheceram a Deus, e, através dos bens visíveis, não souberam conhecer Aquele que é, nem reconhecer o Artista, considerando suas obras. 2 Tomaram o fogo, ou o vento, ou o ar agitável, ou a esfera estrelada, ou a água impetuosa, ou os astros dos céus, por deuses, regentes do mundo. 3 Se tomaram essas coisas por deuses, encantados pela sua beleza, saibam, então, quanto seu Senhor prevalece sobre elas, porque é o criador da beleza que fez estas coisas. 4 Se o que os impressionou é a sua força e o seu poder, que eles compreendam, por meio delas, que seu criador é mais forte; 5 pois é a partir da grandeza e da beleza das criaturas que, por analogia, se conhece o seu autor. 6 Contudo, estes só incorrem numa ligeira censura, porque, talvez, eles caíram no erro procurando Deus e querendo encontrá-lo: 7 vivendo entre suas obras, eles as observam com cuidado, e porque eles as consideram belas, deixam-se seduzir pelo seu aspecto. 8 Ainda uma vez, entretanto, eles não são desculpáveis, 9 porque, se eles possuíram luz suficiente para poder perscrutar a ordem do mundo, como não encontraram eles mais facilmente aquele que é seu Senhor?
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial 18A/19

Os céus proclamam a glória do Senhor!

os céus proclamam a glória do Senhor,
e o firmamento, a obra de suas mãos;
o dia ao dia transmite essa mensagem,
a noite à noite publica essa notícia.

Não são discursos nem frases ou palavras,
nem são vozes que possam ser ouvidas;
seu som ressoa e se espalha em toda a terra,
chega aos confins do universo a sua voz.
 
  

Evangelho (Lucas 17,26-37)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima! (Lc 21,28).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17 26 “Como ocorreu nos dias de Noé, acontecerá do mesmo modo nos dias do Filho do Homem. 27 Comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Veio o dilúvio e matou a todos. 28 Também do mesmo modo como aconteceu nos dias de Lot. Os homens festejavam, compravam e vendiam, plantavam e edificavam. 29 No dia em que Lot saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu, que exterminou todos eles. 30 Assim será no dia em que se manifestar o Filho do Homem. 31 Naquele dia, quem estiver no terraço e tiver os seus bens em casa não desça para os tirar; da mesma forma, quem estiver no campo não torne atrás. 32 Lembrai-vos da mulher de Lot. 33 Todo o que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á; mas todo o que a perder, encontrá-la-á. 34 Digo-vos que naquela noite dois estarão numa cama: um será tomado e o outro será deixado; 35 duas mulheres estarão moendo juntas: uma será tomada e a outra será deixada. 36 Dois homens estarão no campo: um será tomado e o outro será deixado”. 37 Perguntaram-lhe os discípulos: “Onde será isto, Senhor?” Respondeu-lhes: “Onde estiver o cadáver, ali se reunirão também as águias”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Neste Evangelho Jesus relembra os acontecimentos do passado para nos alertar a que estejamos atentos aos sinais que a todo o momento, ainda hoje, Deus nos dá. Precisamos nos manter vigilantes às Suas manifestações através dos fatos e acontecimentos do nosso dia a dia, aos quais, muitas vezes, relevamos e os deixamos passar. Apesar de saber que podemos ser chamados (as) a participar do reino dos céus a todo instante vivemos absortos (as) nos nossos projetos pessoais e em suas realizações e nos esquecemos de que a figura desse mundo irá passar. Erroneamente imaginamos que poderemos dar um jeito na nossa vida e, que, na hora H conseguiremos fugir do julgamento de Deus. Desejamos ser independentes e fazer da nossa existência o que a nossa vontade nos apontar. Entretanto, Jesus vem nos ensinar a sermos cuidadosos porque o reino de Deus acontecerá em nós a qualquer momento e quem estiver de prontidão, com o coração aberto, conseguirá alcançá-lo. Cada um de nós tem o seu dia e a sua hora e as coisas não ocorrem em série, nem igualmente para todos, como se fôssemos marcados para o mesmo momento. As nossas ações, o nosso objetivo, o nosso ideal, nortearão o nosso futuro. “Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde, vai conservá-la”. Não podemos fazer justiça com as nossas próprias mãos, nem os nossos méritos nos alcançarão a salvação, porém as nossas atitudes, quanto mais forem elas, atos de amor, de confiança e de entrega à vontade Deus, mais estaremos perto de alcançar o nosso sonho, que é a vida nova que Jesus veio nos presentear. O Senhor pode chegar a qualquer momento, e, vivos ou mortos, a Ele pertencemos, portanto, estejamos atentos (as) aos Seus sinais. - Você tem o coração vigilante para que aconteça em você o que o Senhor quiser? – Você se acha uma pessoa boa, merecedora de um bom lugar na vida e também depois, na eternidade? -  Você percebe os sinais de Deus nos acontecimentos da sua vida?  






Helena Serpa

Nenhum comentário: