Primeira Leitura (Dt 4,1.5-9)
Leitura do Livro do Deuteronômio.
Moisés falou ao povo, dizendo: 1“Agora,
Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para
que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida que o
Senhor Deus de vossos pais vos dará. 5Eis
que vos ensinei leis e decretos conforme o Senhor meu Deus me ordenou,
para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis
posse.
6Vós
os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa
sabedoria e inteligência perante os povos, para que ouvindo todas as
leis, digam: ‘Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação!’ 7Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos quanto o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? 8E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, quanto esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos? 9Mas
toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que
viste com os próprios olhos, e nada deixes escapar do teu coração por
todos os dias de tua vida; antes, ensina-o a teus filhos e netos”.
Responsório (Sl 147)
— Glorifica o Senhor, Jerusalém!
— Glorifica o Senhor, Jerusalém!
— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó
Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas
portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.
— Ele envia suas ordens para a
terra, e a palavra que ele diz corre veloz. Ele faz cair a neve como lã e
espalha a geada como cinza.
— Anuncia a Jacó sua palavra, seus
preceitos e suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a
nenhum outro revelou os seus preceitos.
Evangelho (Mt 5,17-19)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas”. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em
verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem
uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra.
19Portanto, quem
desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os
outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus.
Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos
Céus.
Reflexão
O breve texto evangélico de hoje é fundamental para determinar a
atitude Jesus e da Igreja primitiva a respeito da antiga lei mosaica. É este
uns dos temas mais difíceis da teologia do Novo Testamento. Os teólogos e
moralistas do tempo de Jesus (os sacerdotes e os escribas), assim como os
leigos piedosos (os fariseus), tinham feito da lei uma coisa absoluta, um
compêndio de toda a sabedoria humana e divina, uma revelação definitiva do
próprio Deus e um guia completo e seguro de conduta, dotada de capacidade
salvadora para o homem.
A maior parte dos membros da primeira comunidade cristã vinham do
judaísmo e eram herdeiros dessa visão totalizante da lei. Foi necessário um
doloroso processo de revisão de atitudes e avaliações para entender a passagem
da antiga para a nova Lei e Aliança em Cristo. As Cartas de São Paulo e a Carta
aos Hebreus, por exemplo, são testemunhas dos difíceis passos desse
desenvolvimento.
Era
muito importante esclarecer a atitude de Jesus perante a lei mosaica. A isso
responde o Evangelho de hoje. Nele Jesus começa afirmando: “Não penseis que vim
abolir a lei ou os profetas; não vim abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento”. Entra
aqui em jogo um conceito básico no Evangelho de São Mateus: o cumprimento em
Cristo de tudo o que está escrito na “lei e nos profetas”, a expressão que
resume o Antigo Testamento. Toda lei antiga tinha valor de profecia, cujo
cumprimento se verifica em Cristo, uma vez chegada a plenitude dos tempos
messiânicos e escatológicos inaugurados na Sua Pessoa e mensagem. É assim que
Jesus Cristo eleva a antiga lei mosaica e todo o Antigo Testamento a uma
perfeição de plenitude.
Jesus não vem destruir a lei mosaica, efetivamente; mas também não
veio consagrá-la como intangível – assim a entendiam os escribas e fariseus – o
Senhor, antes, veio dar-lhe com os Seus ensinamentos e conduta pessoal um
alcance novo e definitivo no qual se realiza em plenitude a finalidade que a
lei pretendia. São Paulo afirma expressamente: “O fim da lei é Cristo, para
justificação de todo o que crê”.
Padre
Pacheco
Comunidade Canção Nova
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