Primeira Leitura (Is 1,10.16-20)
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
10Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. 16Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! 17Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. 18Vinde, debatamos — diz
o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão
brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão
como lã. 19Se consentirdes em obedecer, comereis as coisas boas da terra. 20Mas se recusardes e vos rebelardes, pela espada sereis devorados, porque a boca do Senhor falou!
Responsório (Sl 49)
— A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
— A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
— Eu
não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus
holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que
estão nos teus rebanhos.
— Como
ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu
que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras
dos meus lábios!
— Diante
disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É
disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.
— Quem
me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade.
A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de
Deus.
Evangelho (Mt 23,1-12)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram
pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não
estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.
5Fazem todas as
suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas,
com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas
franjas.
6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.
Reflexão
Neste
Evangelho, Jesus nos pede coerência entre o que falamos e ensinamos, e o nosso
próprio procedimento. Devemos dar testemunho da verdade e da justiça, não só
pelas nossas palavras, mas também pela nossa vida.
E
Jesus cita alguns contra testemunhos dos mestres da Lei e dos fariseus, cujo
procedimento era bem diferente do que diziam e da “santidade” que mostravam.
Também nós, freqüentemente nos apresentamos como justos, bons cidadãos e bons
cristãos, sendo que, às escondidas, não somos nada disso: enganamos, mentimos
etc.
Eles
gostavam de ser chamados com títulos de honra e de ocupar lugares de honra nas
festas e até na sinagoga. Entretanto, “Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua
graça aos humildes” (Tg 4,6; Pr 3,34). Se queremos receber as graças de Deus,
precisamos ser humildes.
A
falta de humildade na sociedade leva-a a nunca dizerem a verdadeira causa dos
problemas sociais. Por exemplo, por que existem os menores abandonados? A culpa
está toda em nós adultos. A criança em si é boa. São os adultos que lhes
ensinam as coisas erradas.
Também
nas Comunidades cristãs, quantas vezes falta humildade! Por exemplo, o líder de
uma pastoral sofre uma humilhação, ou é vítima de uma fofoca, pronto, desanima
e quer largar tudo. Imagine se Jesus tivesse feito assim! Logo no início de sua
vida pública já teria desistido, e nós receberíamos esta Vida Nova em que
vivemos pelo batismo!
“Nada
façais por competição ou vanglória, mas, com humildade, cada um considere os
outros como superiores a si e não cuide somente do que é seu, mas também do que
é dos outros” (Fl 2,3-4).
“O
maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado,
e quem se humilhar será exaltado.”
Campanha
da fraternidade. A paz é fruto da justiça. Podemos dizer também: a paz é fruto
da santidade. Se nós nos convertemos e nos santificamos, a paz aumenta ao nosso
redor e vai se expandindo como as ondas de um lago, quando jogamos uma pedra no
meio dele. Somos injustos em relação aos nossos irmãos e irmãs que moram nas
favelas, colocando neles, de antemão, o “selo” de bandidos, sendo que nas
favelas estão as melhores famílias do nosso país.
Certa
vez, um pequeno País resolveu por em prática aquelas palavras que Maria disse
no seu hino Magnificat: “A minha alma engrandece o Senhor... Ele derrubou do
trono os poderosos e elevou os humildes; encheu de bens os famintos e despediu
os ricos de mãos vazias...”
Foi
tudo feito democraticamente, através de impostos altos aos ricos, aplicando os
recursos aos mais pobres e outras estratégias.
Aconteceu
que um dia estava, em uma casa de carnes, uma fila esperando abrir para comprar
carne. Um senhor muito rico disse, em tom de revolta contra o governo: “Eu
nunca imaginei que um dia estaria numa fila para comprar carne!” Uma senhora
velhinha que estava um pouco atrás, disse também: “Eu nunca imaginei que um dia
estaria numa fila para comprar carne!”
A
frase é a mesma, mas os sentidos são contrários. Para o rico foi uma expressão
de revolta devido à humilhação de ter de entrar numa fila, coisa que antes não
acontecia devido aos privilégios que a riqueza lhe concedia. Já para a mulher
foi uma expressão de alegria, pois antes não tinha condições de comer carne e
agora tem.
Maria
Santíssima era uma pessoa humilde. Ela nunca se promoveu a si mesma. Quando se
referiu a ela mesma, chamou-se de escrava: “Eis aqui a escrava do Senhor”. As
escravas eram as mulheres mais humildes da época.
Nas
horas de triunfo de Jesus, ela não aparecia. Por exemplo, na multiplicação dos
pães, quando o povo queria fazê-lo rei, o Evangelho não fala da presença de
Maria. Certamente ela estava por ali, mas escondida.
Já
na cruz, no meio daquela fúria do povo, lá estava ela, de pé, bem visível a
todos, enfrentando as zombarias e humilhações, próprias de uma mãe de
condenado.
É
interessante que Maria era humilde, mas, como vimos no seu hino Magnificat, não
enterrava seus talentos, numa falsa humildade, minha a cabeça erguida e falava
o que devia, na hora certa e para a pessoa certa.
Está
aí o verdadeiro sentido da humildade: é a verdade. Vamos pedir a Nossa Senhora
que nos ensine a ser humildes, mas que tenhamos uma humildade bem ativa e
transformadora, principalmente praticando tudo aquilo que falamos para os
outros.
Pe QUeiroz
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