quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

POR QUE PRECISAMOS FAZER JEJUM ANTES DA MISSA?

Os especialistas respondem à dúvida de um leitor

 

 

 

Pergunta:

Por que precisamos fazer jejum antes da missa? Esta obrigação continua sendo válida? E quanto tempo precisamos ficar sem comer?

Resposta do Pe. Antonio Rizzoli:

Santo Agostinho escreveu: "Quando os apóstolos receberam a Eucaristia pela primeira vez, não a receberam em jejum. No entanto, isso não é motivo para acusar a Igreja, na qual a Eucaristia é recebida sempre e somente por quem está em jejum. O Espírito Santo se compraz quando, por reverência diante de tão grande sacramento, a boca do cristão recebe o Corpo do Senhor antes de qualquer outro alimento".

Está claro qual é o motivo do jejum: o respeito pelo Corpo do Senhor. Trata-se de preparar-se para este encontro com Jesus, não só do ponto de vista espiritual, mas também material.
É toda a pessoa que se prepara para entrar em comunhão com o Senhor, para deixar-se transformar por Ele. Não se trata, portanto, de observar uma norma, mas de perceber este grande dom que vamos receber. Por isso, é bom dispor-se para viver a missa com a oração e o recolhimento.

Antigamente, o jejum antes da comunhão compreendia qualquer alimento e bebida, até que Pio XII, em 1953, permitiu, além dos remédios, também a água. Com relação à duração do jejum, na época de São Tomás de Aquino, ele começava à meia-noite anterior. Pio XII, em 1953, reduziu o jejum a três horas antes, e Paulo VI, em 1965, a uma hora.

Hoje, o Código de Direito Canônico prescreve abster-se, "pelo espaço de pelo menos uma hora antes da sagrada comunhão, de qualquer alimento ou comida, com exceção somente da água e dos medicamentos".
Os idosos, doentes e pessoas que cuidam deles podem receber a Eucaristia mesmo quando tiverem comido na hora anterior à comunhão. 

 

 

 

 

 

sources: Credere

 

Nenhum comentário: