Não há por que se envergonhar de Cristo. Estar ao lado de Deus é estar ao lado da verdadeira razão.
A vida acadêmica impõe sérios desafios aos jovens, mormente àqueles que
desejam viver de acordo com os preceitos de sua fé. A estrutura
universitária atual é montada para inibir a religião. Isso se mostra
ainda mais flagrante quando se está a pensar no cristianismo. De fato, o
posicionamento cristão — em especial o católico — dentro de uma
universidade é quase como que um suicídio social. Os alunos religiosos
são frequentemente intimidados — seja pelos colegas de classe, seja
pelos professores — a esconderem suas opiniões, a fim de que possam
sobreviver aos anos de estudo.
É suficiente pensar em dois casos particulares que aconteceram no
Brasil há algumas semanas para se ter um panorama da situação: a
arbitrária
retirada de uma imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho da Faculdade de Direito do Recife e o aprisionamento das cartilhas "Chaves para bioética", a mando do Ministério Público, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Embora a academia seja um campo onde deve existir o livre debate e o
pluralismo de ideias, a militância dita "progressista" impõe a todo o
corpo universitário uma agenda ideológica e sem nenhum compromisso com a
verdade. Assim, enquanto as imorais cartilhas de "educação sexual" da Unicef
circulam livremente em escolas, colégios e faculdades, o Ministério
Público acata o pedido de alguns professores contrários à castidade,
recolhendo o material da Fundação Jérôme Lejeune, distribuído na UERJ.
Reina, de fato, o que Bento XVI chamou de "ditadura do relativismo". Não
existe diálogo, não existe ciência séria. Ao contrário, no mais da
vezes, os cursos são verdadeiros laboratórios de doutrinação.
No discurso que proferiria à Universidade de Roma La Sapienza,
em 2008, Bento XVI faz a seguinte consideração: "Diante duma razão não
histórica que procura autoconstruir-se somente numa racionalidade não
histórica, a sabedoria da humanidade como tal - a sabedoria das grandes
tradições religiosas - deve ser valorizada como realidade que não se
pode impunemente lançar para o cesto da história das ideias". Ora, não
foi exatamente isso que fizeram o Ministério Público, recolhendo as
cartilhas, a Faculdade de Direito do Recife, expurgando uma imagem
histórica do prédio da instituição, e meia dúzia de professores e alunos
intolerantes, ao impedir a participação do Santo Padre na abertura do
ano letivo da Universidade de Roma? Jogaram na lata de lixo da história
dois mil anos de sabedoria e progresso, cujo legado abarca inclusive a La Sapienza, fundada ainda no século XIII, pelo Papa Bonifácio VIII.
Os chamados padres da Igreja identificaram na filosofia em vigor à
época — não nas religiões pagãs e míticas — as sementes do Evangelho, as
quais o cristianismo teria a missão de desenvolver posteriormente. Ao
início do pensamento cristão, a fé católica aparece como a continuação e
o acabamento do pensamento filosófico, não como extensão da
religiosidade popular. A famosa conversão de São Justino deve-se
justamente a essa importância da razão dentro do cristianismo. No seu
Diálogo com Trifão, ele narra como sua peregrinação em busca
da verdade levou-o a Deus e à "verdadeira filosofia" [1]. Foi também o
itinerário percorrido por muitos outros santos, mas sobretudo por Santo
Agostinho. No cristianismo, o santo bispo de Hipona pôde perscrutar as
raízes da verdade: "Tarde te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova, tarde
te amei! Estavas dentro de mim e eu estava fora, e aí te procurava…
Estavas comigo e eu não estava contigo" [2].
Essa sede de verdade impulsionada pela Igreja e seus pensadores ao
longo dos séculos teve papel imprescindível para o surgimento das
universidades. O historiador Thomas E. Woods, em seu famoso livro "Como a
Igreja Católica construiu a civilização ocidental", desmitifica a ideia
de que a Idade Média foi um período de ignorância e superstição. À
Igreja, diferentemente do que se costuma ensinar nos cursos de história,
coube o papel de salvaguardar e desenvolver o conhecimento da
humanidade. Woods comenta [3]:
A Universidade foi um fenômeno completamente novo na história da
Europa. Nada de parecido existiria na Grécia ou na Roma antigas. A
instituição que conhecemos atualmente, com as suas Faculdades, cursos,
exames e títulos, assim como a distinção entre estudos secundários e
superiores, chegaram-nos diretamente do mundo medieval. A Igreja
desenvolveu o sistema universitário porque, com as palavras do
historiador Lowrie Daly, era "a única instituição na Europa que
manifestava um interesse consistente pela preservação e cultivo do
saber".
Com efeito, o rótulo de
persona non grata imposto ao jovem católico dentro da academia
— principalmente quando se manifesta contrário às opiniões dominantes
no círculo universitário —, resume-se tão somente a um preconceito
tacanho da parte daqueles que desejam colocar a religião entre
parêntesis. A contribuição da Igreja Católica à ciência, em que pese as
acusações contra a Inquisição e erros pontuais na avaliação de novas
descobertas, supera a de qualquer outra instituição. Dão testemunho
disso os 48 prêmios Nobel da Pontifícia Academia das Ciências.
Entre os nomes notáveis que figuram nessa lista estão o brasileiro
Miguel Nicolelis e o inglês Stephen Hawking. Sim, dois ateus. A Igreja,
ao contrário dos dogmáticos militantes anticlericais, é capaz de
reconhecer os progressos da humanidade, ainda que seus idealizadores não
sejam crentes.
Bento XVI,
ao encontrar-se com os jovens em Madrid, durante a 26ª Jornada Mundial da Juventude, não deixou de animá-los a perseguir o caminho de Cristo, mesmo diante dos desafios:
Há muitos que, por causa da sua fé em Cristo, são vítimas de
discriminação, que gera o desprezo e a perseguição, aberta ou
dissimulada, que sofrem em determinadas regiões e países. Molestam-lhes
querendo afastá-los d'Ele, privando-os dos sinais da sua presença na
vida pública e silenciando mesmo o seu santo Nome. Mas, eu volto a dizer
aos jovens, com todas as forças do meu coração: Que nada e ninguém vos
tire a paz; não vos envergonheis do Senhor. Ele fez questão de fazer-se
igual a nós e experimentar as nossas angústias para levá-las a Deus, e
assim nos salvou.
Dentro da universidade, o católico é chamado a dar testemunho da
verdade, infundindo, por meio do apostolado pessoal e fecundo, as
Palavras do Evangelho entre os demais. É chamado, sobretudo, a
contribuir para o progresso e exercício da autêntica ciência: "a busca
metódica, em todos os domínios do saber, se for conduzida de modo
verdadeiramente científico e segundo as normas da moral, jamais estará
em oposição à fé" [4]. Não há por que se envergonhar de Cristo. Estar ao
lado de Deus é estar ao lado da verdadeira razão.
Por Equipe Christo Nihil Praeponere
Referências
- Cf. Papa Bento XVI, Audiência Geral, 21 de março de 2007
- Santo Agostinho, Confissões, X, 27
- WOODS, Thomas E..Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental. São Paulo: Quadrante, 2008, p. 46
- Catecismo da Igreja Católica, 159
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