sexta-feira, 3 de outubro de 2014

LITURGIA DIÁRIA - PELA FÉ O MUNDO PODE SER TRANSFORMADO.

 Cidades destruídas posteriormente por terremotos restando apenas ruinas tornando-as inabitadas até os dias de hoje. Hoje Corazim é considerado Parque Arqueológico Nacional. 


Primeira Leitura ( 38,1.12-21;40,3-5)
Leitura do Livro de Jó.
1O Senhor respondeu a Jó, do meio da tempestade, e disse: 12“Alguma vez na vida deste ordens à manhã, ou indicaste à aurora o seu lugar, 13para que ela apanhe a terra pelos quatro cantos, e sejam dela sacudidos os malfeitores?
14A terra torna a argila compacta, e tudo se apresenta em trajes de gala, 15mas recusa-se a luz aos malfeitores e quebra-se o braço rebelde.
16Chegaste perto das nascentes do Mar, ou pousaste no fundo do Oceano? 17Foram-te franqueadas as portas da Morte, ou viste os portais das Sombras? 18Examinaste a extensão da Terra?
Conta-me, se sabes tudo isso! 19Qual é o caminho para a morada da luz, e onde fica o lugar das trevas? 20Poderias alcançá-las em seu domínio e reconhecer o acesso à sua morada? 21Deverias sabê-lo, pois já tinhas nascido e grande é o número dos teus anos!” 40,3Jó respondeu ao Senhor, dizendo: 4“Fui precipitado. Que te posso responder? Porei minha mão sobre a boca. 5Falei uma vez, não replicarei; uma segunda vez, mas não falarei mais”.

Responsório (Sl 138)
Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.
Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? E para onde fugirei de vossa face? Se eu subir até os céus, ali estais; se eu descer até o abismo, estais presente.
Se a aurora me emprestar as suas asas, para eu voar e habitar no fim dos mares; mesmo lá vai me guiar a vossa mão e segurar-me com firmeza a vossa destra.
Fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes! Que prodígio e maravilha as vossas obras!
 
Evangelho (Lc 10,13-16)

Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 14Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. 15Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. 16Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.

 Reflexão

 Nesta passagem do Evangelho Jesus recrimina as pessoas das cidades onde se realizavam os milagres, e nem por isso, tomavam consciência a fim de mudar de atitude. Não se convertiam, não progrediam espiritualmente e davam contra testemunho diante das outras cidades. O mundo precisa de testemunhas fiéis de Jesus, para ser restaurado e nós, podemos estar jogando fora o tempo precioso em que estamos vivendo. Por isso, hoje, somos chamados (as) por meio dessa liturgia a repensar as nossas ações e a nos comprometer com uma mudança nas nossas atitudes. Precisamos ter em mente que a fé remove montanhas e o testemunho da nossa fé poderá transformar o coração e a vida do povo de Deus. A cada dia Jesus nos concede novas oportunidades para escutarmos a Sua voz por meio da Sua Palavra e também dos acontecimentos da nossa vida e continua na sua missão de nos exortar e advertir. Abre os nossos olhos para que enxerguemos as Suas obras no meio de nós, às quais nós quase nunca percebemos porque não exercitamos a nossa fé. Corazim, Betsaida, Cafarnaum, somos cada um de nós que vemos acontecerem os prodígios do Senhor na nossa vida, mas continuamos os mesmos, e por causa da nossa dureza de coração, não conseguimos sermos instrumentos de Deus para os que nos “escutam” falar. Propomo-nos a edificar o reino de Deus aqui na terra, falamos em Seu Nome, mas não agimos conforme pregamos. Olhamos e não vimos, ouvimos e não escutamos. Assim fazendo rejeitamos o Senhor que veio do céu para nos dar vida nova. Se, falarmos, mas não agirmos, estaremos contribuindo para que Jesus seja rejeitado, em vista das nossas más ações diante dos homens. - Você tem percebido as coisas boas da sua vida? Você tem motivos para louvar a Deus? Quais? – A sua pregação tem sido eficaz diante dos homens? – Você fala e vive o que fala? – Você tem sido instrumento de atração ou de rejeição das pessoas para Jesus? – Você tem certeza de que vai para o céu?


 

Helena Serpa

Nenhum comentário: