quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

VATICANO CONFIRMA TWITTER OFICIAL DO PAPA BENTO XVI



Agora é oficial. O Papa Bento XVI aderiu ao Twitter por meio do perfil @pontifex, anunciou o Vaticano nesta segunda-feira.
O pontífice de 85 anos, que já conta com 1,2 bilhão de “seguidores” no mundo real, terá outro tipo de “fiel” quando enviar o seu primeiro tuíte a partir de 12 de dezembro, dia da festa da Nossa Senhora de Guadalupe.
- O perfil é bom. Significa “papa” e também significa “construtor de pontes” – contou Greg Burke, consultor sênior de mídia para o Vaticano. “O papa quer alcançar a todos.”
Os primeiros tuítes papais serão respostas a perguntas enviadas usando o hastag #askpontifex.
Os tuítes serão enviados em espanhol, inglês, italiano, português, alemão, polonês, árabe e francês. Outros idiomas serão adicionados no futuro.
- Vamos enviar uma mensagem espiritual. O papa não vai sair andando por aí com um Blackberry ou um iPad e ninguém vai colocar palavras na boca do papa. Ele vai tuitar o que ele quiser tuitar – disse Burke.
Primordialmente, os tuítes virão do conteúdo de sua audiência geral semanal, bênçãos dominicais e homilias sobre os principais feriados da Igreja. Eles também incluirão a reação aos acontecimentos mundiais importantes, como desastres naturais.
Bento 16 vai enviar seu primeiro tuíte em 12 de dezembro por conta própria.
Mas, enquanto o papa será um dos perfis do Twitter de mais alto nível no mundo, com muitos seguidores, ele não vai seguir mais ninguém.
A página do papa no Twitter deve ser em amarelo e branco – as cores do Vaticano -, tendo como fundo o Vaticano e a foto dele. Isso pode mudar durante diferentes tempos litúrgicos do ano e quando o papa estiver longe do Vaticano em viagens.
O Vaticano disse que precauções foram tomadas para garantir que a conta certificado do papa não seja invadida. Apenas um computador no Secretariado de Estado do Vaticano será utilizado para os tuítes.
- A presença do papa no Twitter é uma expressão concreta da sua convicção de que a Igreja deve estar presente na arena digital – declarou o Vaticano.
- Esta iniciativa é mais bem compreendida no contexto de suas reflexões sobre a importância do espaço cultural que tem sido posto em prática pelas novas tecnologias… a presença do papa no Twitter pode ser vista como a ‘ponta do iceberg‘, que é a presença da Igreja no mundo das novas mídias – acrescentou em comunicado.
Em 2009, um novo site do Vaticano, www.pope2you.net, entrou no ar, oferecendo um aplicativo chamado O papa se encontra com você no Facebook, e outro permitindo que os fieis possam ver os discursos do pontífice e mensagens em seus iPhones ou iPods.

Nenhum comentário: