terça-feira, 4 de dezembro de 2012

MENSAGEM DE NATAL.

Por que será que todos nós no tempo do Natal nos tornamos espiritualmente como crianças?

Não importa a idade, voltamos à nossa infância, repassando coisas e fatos, na maioria simples, mas que nossa mente insiste em recordar de tudo aquilo que vivemos junto com os nossos antepassados.

Uma das respostas está na simplicidade da manjedoura, onde Deus não exitou em tornar-Se um de nós, nos remete e nos chama atenção para também nos tornarmos simples como as crianças.

Na simplicidade com que Deus se manifestou, foi oferecida a salvação para toda a humanidade. O povo que jazia nas trevas do erro por milênios viu uma grande luz, dizem-nos o Profeta Isaías.

Na simplicidade e humildade da pessoa está a eficácia da ação de Deus. Neste sentido a presença maternal de Maria Santíssima não deixa por menos. A notícia vinda por meio do anjo, nove meses antes, também foi recebida por ela com simplicidade. O Magnificat, hino de agradecimento que ela cantou, deixa tudo muito claro: "eis a servidora do Senhor, faça -se em mim o que for de Tua vontade".

Só os simples, ou quem se fizer simples, como crianças, vão entender plenamente a profundidade do mistério amoroso do Pai, em se tornar humano na pessoa de Jesus Cristo, para salvar a humanidade da antiga culpa.

Então podemos dizer que o Natal é a festa da simplicidade, as pessoas levadas por sentimentos infantis procuram superar diferenças, se encontrar, enviar mensagens de felicitações e fazer trocas de presentes, às vezes simples, mas que expressam a alegria e a ternura de viver o amor às pessoas, a exemplo de Jesus de Nazaré.

Nossa falta de mística espiritual muitas vezes nos faz perder o verdadeiro sentido da festa, somos levados pelo consumismo e não apreciamos o sabor original do Santo Natal de Jesus. Muitas vezes, o aniversariante está ausente da festa e de nossas mesas abarrotadas de alimentos, sem o devido espaço para Ele.

Que o verdadeiro espírito natalino seja vivido por todos nós, com a mesma intensidade de amor e de sentimentos mais nobres e profundos do ser humano.

Que Maria, a mulher que acreditou com toda convicção, nos traga cada vez mais sentimentos de fé em Seu Filho amado e, com a sua maternal presença, nos ensine a celebrar o verdadeiro nascimento de Jesus, no meio desta humanidade tão carente de Deus, que é amor.


 
Fonte: Ir. Hely Vaz Diniz
Local:São Paulo (SP)

Nenhum comentário: