sábado, 15 de dezembro de 2012

LITURGIA DIÁRIA - JESUS FALA DE JOÃO BATISTA


Primeira Leitura: Eclesiástico 48, 1-4.9-11


II SEMANA DO ADVENTO
(roxo, pref. comum do Advento I - ofício do dia)

Leitura do livro do Eclesiástico - Naqueles dias, 1Suas palavras queimavam como uma tocha ardente. Elias, o profeta, levantou-se em breve como um fogo. 2Ele fez vir a fome sobre o povo (de Israel): foram reduzidos a um punhado por tê-lo irritado com sua inveja, pois não podiam suportar os preceitos do Senhor. 3Com a palavra do Senhor ele fechou o céu, e dele fez cair fogo por três vezes. 4Quão glorioso te tornaste, Elias, por teus prodígios! Quem pode gloriar-se de ser como tu? 9Tu que foste arrebatado num turbilhão de fogo, num carro puxado por cavalos ardentes. 10Tu que foste escolhido pelos decretos dos tempos para amenizar a cólera do Senhor, reconciliar os corações dos pais com os filhos, e restabelecer as tribos de Jacó. 11Bem-aventurados os que te conheceram, e foram honrados com a tua amizade! - Palavra do senhor.




Salmo Responsorial(79)


REFRÃO: Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!

1.
Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós que sobre os querubins vos assentais. Despertai vosso poder, ó nosso Deus, e vinde logo nos trazer a salvação!
-R.

2.
Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a e ao rebento que firmastes!
-R.

3.
Pousai a mão sobre o vosso Protegido, o filho do homem que escolhestes para vós! E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! -R.





Evangelho: Mateus 17, 10-13

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 10Em seguida, os discípulos o interrogaram: Por que dizem os escribas que Elias deve voltar primeiro? 11Jesus respondeu-lhes: Elias, de fato, deve voltar e restabelecer todas as coisas. 12Mas eu vos digo que Elias já veio, mas não o conheceram; antes, fizeram com ele quanto quiseram. Do mesmo modo farão sofrer o Filho do Homem. 13Os discípulos compreenderam, então, que ele lhes falava de João Batista. - Palavra da salvação.
catolicanet.com
 
 
 
Homilia - Pe Bantu
 
Neste texto de hoje Jesus esclarece a dúvida dos discípulos e lhes revela profundamente que a profecia do profeta Malaquias tinha anunciado: Eis que vos enviarei Elias, antes que chegue o dia de Iahweh, grande e terrível. Ele fará voltar o coração dos pais para os filhos, e o coração dos filhos para os pais, para que eu não venha ferir a terra com anátema (Ml 3, 23).
Era uma maneira simbólica de expressar que antes do Messias chegar, Ele seria precedido por um último profeta (João Batista) que prepararia sua chegada.
Por causa dessa passagem da Bíblia, os judeus aguardavam a volta de Elias.
Os judeus achavam que Elias não tinha morrido, mas que fora arrebatado ao céu (cf 2Rs 2, 11), e por isso voltaria à terra para revelar e ungir o Messias.
Nos tempos de Cristo, que eram politicamente agitados, porque Israel estava sob o império de Roma, o profeta Elias era esperado em Israel com especial insistência.
Pois bem, Jesus respondeu que João Batista fez as vezes de Elias por reproduzir as atitudes fortes de Elias. … ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus, e irá adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto ( Lc 1, 17). Porque os profetas e a lei tiveram a palavra até João. E, se quereis compreender, é ele o Elias que devia voltar. Quem tem ouvidos, ouça. ( Mt 11, 14-15).
O próprio João Batista negou claramente ser ele Elias, quando os enviados dos judeus o interrogaram: Pois, então, quem és?, perguntaram-lhe eles. És tu Elias? Disse ele: Não o sou. És tu o profeta? Ele respondeu: Não. ( Jo 1, 21).
João Batista veio por fim à economia da Antiga Aliança, tornando-se o sucessor do último dos profetas, Malaquias, cuja última predição ele cumpriu.
À luz dessas explicações é que devemos entender o texto de Mt 11, 14-15: Porque os profetas e a lei tiveram a palavra até João. E, se quereis compreender, é ele o Elias que devia voltar. Quem tem ouvidos, ouça.
Até porque naquele tempo João Batista já tinha sido morto por Herodes. Portanto, deveria aparecer a Jesus na transfiguração do Tabor, João Batista e não Elias se valesse a reencarnação, pois esta ensina que quando o espírito se materializa sempre se apresenta na forma da última encarnação. Donde se vê que João Batista não era a reencarnação de Elias. Mas simplesmente o percussor d’Aquele que devia vir ao mundo, Jesus Cristo nosso Senhor.

Nenhum comentário: