Primeira Leitura: Filipenses 1, 18-26
Leitura da carta de são Paulo aos Filipenses - Irmãos,18Mas não faz mal! Contanto que de todas as maneiras, por pretexto ou por verdade, Cristo seja anunciado, nisto não só me alegro, mas sempre me alegrarei. 19Pois sei que isto me resultará em salvação, graças às vossas orações e ao socorro do Espírito de Jesus Cristo. 20Meu ardente desejo e minha esperança são que em nada serei confundido, mas que, hoje como sempre, Cristo será glorificado no meu corpo (tenho toda a certeza disto), quer pela minha vida quer pela minha morte. 21Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. 22Mas, se o viver no corpo é útil para o meu trabalho, não sei então o que devo preferir. 23Sinto-me pressionado dos dois lados: por uma parte, desejaria desprender-me para estar com Cristo - o que seria imensamente melhor; 24mas, de outra parte, continuar a viver é mais necessário, por causa de vós... 25Persuadido disto, sei que ficarei e continuarei com todos vós, para proveito vosso e consolação da vossa fé. 26Assim, minha volta para junto de vós vos dará um novo motivo de alegria em Cristo Jesus. - Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial(41)
REFRÃO: Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo!
1. Como a corça anseia pelas águas vivas, assim minha alma suspira por vós, ó meu Deus. - R.
2. Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei contemplar a face de Deus? - R.
3. Lembro-me, e esta recordação me parte a
alma, como ia entre a turba, e os conduzia à casa de Deus, entre gritos
de júbilo e louvor de uma multidão em festa. - R.
Evangelho: Lucas 14, 1.7-11
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 1Jesus entrou num sábado em casa de um fariseu notável, para uma refeição; eles o observavam. 7Observando também como os convivas escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes a seguinte parábola: 8Quando
fores convidado às bodas, não te sentes no primeiro lugar, pois pode
ser que seja convidada outra pessoa de mais consideração do que tu, 9e vindo o que te convidou, te diga: Cede o lugar a este. Terias então a confusão de dever ocupar o último lugar. 10Mas,
quando fores convidado, vai tomar o último lugar, para que, quando vier
o que te convidou, te diga: Amigo, passa mais para cima. Então serás
honrado na presença de todos os convivas. 11Porque todo aquele que se exaltar será humilhado, e todo aquele que se humilhar será exaltado. - Palavra da salvação.
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Homilia - Pe Bantu
Este Evangelho nos ajuda a corrigir um preconceito sumamente
difundido. «Num sábado, Jesus entrou para comer na casa de um dos
principais fariseus. Eles o observavam atentamente». Ao ler o Evangelho a
partir de um certo ponto de vista, acabou-se fazendo dos fariseus o
modelo de todos os vícios: hipocrisia, falsidade; os inimigos por
antonomásia de Jesus. Com estes significados negativos, o termo
«fariseu» passou a fazer parte do dicionário de nossa língua e de outras
muitas.
Semelhante idéia dos
fariseus não é correta. Entre eles havia certamente muitos elementos
que respondiam a esta imagem e Cristo os enfrenta. Mas nem todos eram
assim. Nicodemos, que vai ver Jesus de noite e que depois o defende ante
o Sinédrio, era um fariseu (cf. João 3, 1; 7, 50ss). Também Saulo era
fariseu antes da conversão, e era certamente uma pessoa sincera e
zelosa, ainda que não estivesse bem iluminado. Outro fariseu era
Gamaliel, que defendeu os apóstolos ante o Sinédrio (cf. Atos 5, 34 e
seguintes).
As relações de Jesus
com os fariseus não foram só de conflito. Compartilhavam muitas vezes
as mesmas convicções, como a fé na ressurreição dos mortos, no amor de
Deus e no compromisso como primeiro e mais importante mandamento da lei.
Alguns, como neste caso, inclusive o convidam para uma refeição em sua
casa. Hoje se considera que mais que os fariseus, quem queria a
condenação de Jesus eram os saduceus, a quem pertencia a casta
sacerdotal de Jerusalém.
Por todos estes
motivos, seria sumamente desejável deixar de utilizar o termo «fariseu»
em sentido depreciativo. Ajudaria ao diálogo com os judeus, que recordam
com grande honra o papel desempenhado pela corrente dos fariseus em sua
história, especialmente após a destruição de Jerusalém.
Durante a refeição,
naquele sábado, Jesus ofereceu dois ensinamentos importantes: um
dirigido aos «convidados» e outro para o «anfitrião». Ao dono da casa,
Jesus disse (talvez diante dele ou só em presença de seus discípulos):
«Quando deres um almoço ou um jantar, não convides seus amigos, nem seus
irmãos, nem seus parentes, nem os vizinhos ricos…». É o que o próprio
Jesus fez, quando convidou ao grande banquete do Reino os pobres, os
alitos, os humildes, os famintos, os perseguidos.
Mas nesta ocasião
quero deter-me a meditar no que Jesus diz aos «convidados». «Se te
convidam a um banquete de bodas, não te coloques no primeiro lugar…».
Jesus não quer dar conselhos de boa educação. Nem sequer pretende
alentar o sutil cálculo de quem se põe em uma fila, com a escondida
esperança de que o dono lhe peça que se aproxime. A parábola nisso pode
dar pé ao equívoco, se não se levar em consideração o banquete e o dono
dos quais Jesus está falando. O banquete é o universal do Reino e o dono
é Deus.
Na vida, quer dizer
Jesus, escolhe o último lugar, procura contentar os demais mais que a ti
mesmo; sê modesto na hora de avaliar seus méritos, deixa que sejam os
demais quem os reconheçam e não tu («ninguém é bom juiz em causa
própria»), e já desde esta vida Deus te exaltará. Ele te exaltará com
sua graça, te fará subir na hierarquia de seus amigos e dos verdadeiros
discípulos de seu Filho, que é o que realmente importa.
Ele te exaltará
também na estima dos demais. É um fato surpreendente, mas verdadeiro.
Não só Deus «se inclina ante o humilde e rejeita o soberbo» (cf. Salmo
107, 6); também o homem faz o mesmo, independentemente do fato de ser
crente ou não. A modéstia, quando é sincera, não artificial, conquista,
faz que a pessoa seja amada, que sua companhia seja desejada, que sua
opinião seja desejada.
Vivemos em uma
sociedade que tem suma necessidade de voltar a escutar esta mensagem
evangélica sobre a humildade. Correr para ocupar os primeiros lugares,
talvez pisoteando, sem escrúpulos, a cabeça dos demais, são
características desprezadas por todos e, infelizmente, seguidas por
todos. O Evangelho tem um impacto social, inclusive quando fala de
humildade e hospitalidade.Pai, faz-me humilde e discreto no trato humano. E que eu não aspire grandeza humana. Basta-me ser reconhecido e exaltado por ti.
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