quarta-feira, 18 de maio de 2011

VOCAÇÃO PROFÉTICA.

"É Profeta quem deixa Deus colocar sua Palavra no coração e na boca"

o que é um profeta? Antes de tudo, é alguém que tem uma profunda experiência de Deus em sua vida. Movida por essa experiência, o profeta, ou a profetiza, acaba mudando o seu modo de ver e de pensar, de sentir e de julgar, de portar-se e de falar. Não fala em nome próprio, mas anuncia a palavra que Deus lhe põe no coração e na boca, uma palavra por vezes nada fácil de ser anunciada.
Movido pelo Espírito, o profeta age como mensageiro de Deus, está afinado com Deus, vê a realidade com os olhos de Deus. Por isso ele anuncia o amor de Deus, sua ternura e misericórdia, e sua paixão pela vida humana. O profeta, também, denuncia a injustiça, a exploração, o domínio dos fortes sobre os fracos e tudo o que ofende o povo a quem Deus quer bem. O profeta sacode as consciências e aponta no meio dos conflitos a força libertadora de Deus, pois são os profetas e profetizas homens e mulheres cheias de inspiração e vigor pela causa de Deus e do povo.
A Bíblia nos fala de muitos profetas e profetizas: João Batista, Isaías, Jeremias, Elias, Ana (1 Sm 2,1-10), Débora (Jz 5,1-12) e tantos outros. A maior profetiza é Maria (Lc 1,46-55) e o maior dos profetas é Jesus.
Mas também se encontram profetas ao longo dos séculos até hoje. Dom Hélder Câmara e Madre Teresa de Calcutá são figuras proféticas. São Francisco de Assis e Santa Clara de Assis são também profetas de grande vigor, mais pelos gestos de suas vidas do que por suas palavras, também fortes. Certamente você sabe mencionar outros nomes de profetas, atuais ou antigos.

Aprofundamento

• O livro de Samuel descreve belamente como aconteceu a vocação do profeta. Verifique, no texto que segue, qual é a atitude que você mais admira em Samuel e como pode­ria imitá-Ia: I Sm 3,1-10.

•A vocação de Jeremias é uma ilustração exemplar do que seja um profeta. Será que essas palavras não se dirigem também a você? Deixe-as falar ao coração: Jer 1,4-10.

•Indicamos a seguir dois textos de profetizas, o primeiro é de Ana, mãe de Samuel, e o se­gundo é de Maria, mãe de Jesus. Tente descobrir como aparecem aí as características proféticas descritas acima: I Sm 2,1-10 (cân­tico de Ana, mãe de Samuel); Lc 1, 46-55 (cântico de Maria, mãe de Jesus).


pemiliocarlos.blogspot.com

Nenhum comentário: