sábado, 28 de maio de 2011

IGREJA E COMUNICAÇÃO.

No dia 5 de junho, a Igreja celebra o 45° Dia Mundial das Comunicações Sociais. A data coincide com a festa da Ascensão de Jesus.

Antes de voltar para o Pai, Jesus enviou os apóstolos a fazerem discípulos em todas as nações, “batizando em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19). Nos primeiros tempos do cristianismo, o anúncio foi feito através das viagens missionárias dos apóstolos, principalmente de Paulo e seus companheiros. Depois foi feito através das estruturas da Igreja, particularmente das congregações religiosas, paróquias e comunidades. Com o advento da imprensa passou a ser feito através de jornais, livros e revistas. Mais tarde, a Igreja começou a difundir o evangelho também através de programas de rádio e televisão. Agora, chegou a hora de anunciar Jesus Cristo através da internet. É a isso que acena o Papa Bento XVI em sua mensagem para o 45° Dia Mundial das Comunicações Sociais, abordando o tema: “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”.

Conforme Bento XVI, “vai-se tornando cada vez mais comum a convicção de que, tal como a revolução industrial produziu uma mudança profunda na sociedade através das novidades inseridas no ciclo de produção e na vida dos trabalhadores, também hoje a profunda transformação operada no campo das comunicações guia o fluxo de grandes mudanças culturais e sociais”. Frente a isso, o papa pede que “as novas tecnologias da comunicação sejam postas ao serviço do bem integral da pessoa e da humanidade inteira”.

A comunicação na era digital implica em vários desafios para a Igreja, entre os quais podemos destacar: superar o medo frente à comunicação digital; qualificar pessoas para atuarem neste universo; garantir as relações humanas diretas na transmissão da fé; manter o testemunho coerente “no próprio perfil digital e no modo de comunicar escolhas, preferências, juízos”.

Para não deixar dúvidas sobre a posição da Igreja, o papa convida “os cristãos a unirem-se confiadamente e com criatividade consciente e responsável na rede de relações que a era digital tornou possível”. Mais adiante afirma que “somos chamados a anunciar, neste campo também, a nossa fé”.

Por ocasião do 45° Dia Mundial das Comunicações Sociais, saudamos, com carinho, aos agentes da Comunicação Social. Sobre eles invocamos, por intercessão do Patrono São Francisco de Sales, a benção de Deus, convidando-os a desempenharem o seu trabalho com profissionalismo e no respeito à dignidade da pessoa humana.

Por: Dom Canísio Klaus


Fonte: CNBB

Nenhum comentário: