quarta-feira, 18 de maio de 2011

ACERTANDO AS CONTAS COM O FUTURO.

…esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Filipenses 3,13-14)

O que você faria se tivesse apenas 30 dias de vida? Estou fazendo esta pergunta a mim mesmo e à minha comunidade aqui do seminário menor nesse mês.


Esta pergunta faz parte de uma série de mensagens que estamos ministrando à partir do princípio de que todo ser humano foi chamado por Deus para viver uma vida abundante, afinal de contas foi o próprio Jesus quem disse “eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.
Assim sendo não precisamos esperar uma noticia ruim, de uma doença terminal, para podermos começar a viver intensamente cada dia de nossa vida. Podemos fazer isso hoje, agora,entendendo cada dia como um presente de Deus, aliás, a palavra presente soa muito bem quando consideramos cada dia nosso como uma dádiva de Deus para nós.


Se é uma dádiva para nós, então devemos sinceramente aproveitar ao máximo cada um dos momentos pelos quais passamos no dia a dia considerando que são únicos e especiais.
Uma das maneiras de fazermos isso é entendendo a vida como um caminhar focado naquilo que recebemos das mãos de Deus: A Eternidade.
Somos informados que Deus,ao criar o ser humano,colocou no coração do homem a eternidade. Somos eternos. A partir do momento que morremos é ai que começamos a viver, pois viveremos uma eternidade, seja ela com Cristo ou não. O melhor é passá-la com Cristo, pois o contrário é extremamente doloroso.
Focados em Deus e na eternidade podemos viver como o Apóstolo Paulo. Há pessoas que vivem de passado. São peritas em sempre usar a expressão “naquele tempo”, ou “quando eu fiz”, ou ainda “era melhor quando”.
Não quero negar o passado, ele existiu, marcou nossa história, mas o fato é que há pessoas que deixam de olhar para frente por que um dia tiveram um passado, seja de vitórias e alegrias ou de derrotas e decepções.
Não importa o que acontece com a gente, o tempo que passou nesse segundo que você acaba de ler esta frase já não vai voltar mais, se foi, acabou.
Pensando assim, precisamos olhar sempre em frente, tendo sempre diante de nós a meta suprema, de busca constante daquilo que Deus promete a todos aqueles que o buscam e o seguem.


A glória eterna.
A lição que aprendi hoje e compartilho com vocês é a seguinte. O nosso passado não pode ser impeditivo para desenvolvermos todo o potencial de Deus reservado para nossas vidas. O inimigo nos lembra a todo tempo de nossos pecados passados, tentando nos mostrar que não somos sequer dignos de estar na presença de Deus e nem mesmo pronunciar seu nome.


Mas a Bíblia nos mostra que estamos caminhando em direção à soberana vocação de Deus “em Cristo Jesus”. Sendo assim, não é pelo mérito das coisas que fazemos, ou deixamos de fazer, mas pela graça de Deus que vamos caminhando de vitória em vitória de graça em graça, sempre manifestando nossas fraquezas, mas vendo Deus manifestar sua graça e glória todos os dias para nos sustentar.
Não importa quão preparado você é, quão rico, quão pobre, quão feliz ou infeliz, o que importa é que se olhar pra frente, pra Jesus, as coisas passadas ficam para traz e o que prevalece é a esperança de que fomos chamados com um objetivo: ser levados à glória eterna onde viveremos com Deus.

Ore: Deus, quero viver intensamente a minha vida, com a convicção de que as coisas passadas já se foram e que tenho diante de mim a bênção de poder olhar para o Senhor e perceber que toda a minha vida é sustentada por Ti e pela tua graça. Que o sucesso do passado ou os fracassos não sejam uma muralha que me impeça de caminhar em direção ao futuro e que meus pecados encontrem o perdão de suas mãos para que eu tenha como caminhar sem nada que me embarace. Em Cristo, amém.



Pe Emilio carlos

Nenhum comentário: