sábado, 21 de maio de 2011

"O MEU EU INTERIOR"

Podemos dizer que temos duas identidades. Uma externa que recebemos de nossos pais e outra interna que é o verdadeiro nosso “eu”. O meu “eu” verdadeiro não é o externo e sim o interno. Quando o espermatozóide de nosso pai se uniu ao óvulo de nossa mãe, do coração de Deus veio o nosso verdadeiro “eu”, ou seja, nossa alma e espírito. Nós moramos neste corpo, não somos somente este corpo. Quando morremos nosso “eu” interior volta para Deus, o corpo atual vira pó e retorna para nós na segunda vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, na ressurreição da carne.

Como estou tratando meu “eu” interior? Já reconheci meu pecado, tenho conhecimento do amor de Deus por mim? Aceito a oferta de salvação que o Senhor Jesus me concedeu? A vocação de todo ser humano é de ter um encontro pessoal com Jesus Cristo, onde este encontro gera o arrependimento dos seus pecados, aceitando Jesus Cristo como único Senhor e Salvador.

Entramos no mundo pelo nascimento físico, temos uma herança e um nome que recebemos de nossos pais. Temos uma identidade que o governo nos oferece que nos identifica como cidadão. Mas isto não é tudo, é passageira, nossa vida na terra dura muito pouco comparada com a eternidade que aguarda a cada um de nós.

Por causa do “pecado das origens”, todos os seres humanos nascem em pecado, erram o alvo e se comportam da maneira contrária ao plano de Deus (Rom.3,23). Sim, Deus tem um plano de amor, vida nova e eterna para todos nós. Vida cheia de alegria e paz. O homem, a mulher, nasceu para viver este plano de amor de Deus. Está na natureza original da humanidade viver o amor. Permanecer longe do plano original de Deus para a humanidade é permanecer no pecado, na morte (Rom.6,23).

Apesar de tudo isso, temos uma boa noticia: Jesus Cristo, enviado ao mundo para nos purificar, nos salvar, dar a vida por nós. Jesus fez tudo isto porque nos amou. Sim, Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho ao mundo para dar a vida pelo mundo, por mim, por você. (Jo 3,16). O dom, o presente gratuito de Deus para nós é a vida eterna em Jesus Cristo nosso Senhor.

Nosso destino pode ser mudado. Precisamos mudar nossa identidade espiritual. Precisamos nascer de novo, nascer no espírito, nascer para Deus, nascer da água e do Espírito. Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; o que é nascido do Espírito é espírito. Nosso eu interior precisa passar por um segundo nascimento, nascer de novo para Deus, nascer em espírito, aceitando Jesus Cristo, seguindo seus ensinamentos, seus passos, deixando a vida de pecado, buscando diariamente a santidade. (Jo 3,3-8).

Como Nicodemos podemos perguntar: Como nascer de novo? Jesus nos responde: É um nascimento espiritual que acontece quando abrimos o coração para a Palavra de Deus, para Sua presença viva na eucaristia, tendo intimidade com o Espírito Santo, nos lançando nos braços do amor infinito do Pai. A semente do Pai que é Jesus, a Palavra viva, o Sacramento Encarnado, deve ser plantado em nosso coração. Ali o Espírito Santo trabalha e gera em nós um novo nascimento. Da união entre o Espírito Santo e a Palavra dentro de nós, a vida de Deus é gerada em nosso coração.

Quando nascemos de novo percebemos uma mudança interior. Deus se torna presente e real. Está dentro de nós. Não sabemos como, mas Deus mora em nós e passa a agir em nós, se mostrar em nós. “Deus deseja gritar de dentro de nós”. ei, Eu Estou aqui”. Deus quer morar em nosso coração, morar junto ao nosso “eu” interior.

Ao nascermos de novo assumimos uma nova identidade: Filho de Deus. E ser filho de Deus é ser santo, eleito, cristão, membro da família de Deus, herdeiro de Deus e co-herdeiro com Cristo. O céu volta a ser o nosso destino final por direito de novo nascimento. Passamos a estar em profunda aliança com o Senhor. Tudo o que é meu passa a ser do Senhor, e tudo o que é do Senhor passa a ser meu.

Você está perdido? Jesus veio para te achar e salvar. Jesus se coloca à porta do nosso coração e bate. Diz: Posso entrar? (I Jo 5,11-13).



Reginaldo Gonçalves
Membro Consagrado da Comunidade

Alpha e Ômega

Nenhum comentário: