sábado, 14 de maio de 2011

LITURGIA DIÁRIA - PERMANECEI NO MEU AMOR.

Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 1, 15-17.20-26

SÃO MATIAS, APÓSTOLO
(vermelho, glória, prefácio dos apóstolos - ofício da festa)

Leitura dos Atos dos Apóstolos - 15Num daqueles dias, levantou-se Pedro no meio de seus irmãos, na assembléia reunida que constava de umas cento e vinte pessoas, e disse: 16Irmãos, convinha que se cumprisse o que o Espírito Santo predisse na escritura pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus. 17Ele era um dos nossos e teve parte no nosso ministério. 20Pois está escrito no livro dos Salmos: Fique deserta a sua habitação, e não haja quem nela habite; e ainda mais: Que outro receba o seu cargo (Sl 68,26; 108,8). 21Convém que destes homens que têm estado em nossa companhia todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu entre nós, 22a começar do batismo de João até o dia em que do nosso meio foi arrebatado, um deles se torne conosco testemunha de sua Ressurreição. 23Propuseram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome Justo, e Matias. 24E oraram nestes termos: Ó Senhor, que conheces os corações de todos, mostra-nos qual destes dois escolheste 25para tomar neste ministério e apostolado o lugar de Judas que se transviou, para ir para o seu próprio lugar. 26Deitaram sorte e caiu a sorte em Matias, que foi incorporado aos onze apóstolos. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(112)

REFRÃO: O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.


1. Aleluia. Louvai, ó servos do Senhor, louvai o nome do Senhor. Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre. - R.

2. Desde o nascer ao pôr-do-sol, seja louvado o nome do Senhor. O Senhor é excelso sobre todos os povos, sua glória ultrapassa a altura dos céus. - R.

3. Quem se compara ao Senhor, nosso Deus, que tem seu trono nas alturas, e do alto olha o céu e a terra? - R.

4. Ele levanta do pó o indigente e tira o pobre do monturo, para, entre os príncipes, fazê-lo sentar, junto dos grandes de seu povo. - R.

Evangelho: João 15, 9-17

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 9Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor. 11Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. 13Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. 14Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando. 15Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda. 17O que vos mando é que vos ameis uns aos outros. - Palavra da salvação.
catolicanet.com

Homilia - Pe Bantu Mendonça

Estamos a celebrar hoje a memória de São Matias, escolhido pelos onze apóstolos para completar o grupo dos Doze apóstolos, no lugar de Judas o traidor, afim de que juntamente com os outros, fosse testemunha da ressurreição do Senhor.  Depois que a sorte caiu sobre ele foi imediatamente incorporado ao seguidores do Mestre ( At 1,26 ). Presente senáculo no dia do Pentecostes, recebe o Espirito Santo e anuncia com fervor o Evangelho e por ele derrama o seu sangue sendo decapitado segundo a tradição apostólica.
O que me chama maior atenção é o critério da escolha. Era necessário que fosse alguém que acompanhou Jesus desde seu batismo por João até o dia em que foi retirado de junto deles e subiu ao céu.
Quero ver nesta decisão a importância de ser testemunha da humanidade de Jesus e do seu amor comunicado às multidões com que se relacionava. E depois então a força de levar tudo o que viu, ouviu dele para os outros. Assim, o Apóstolo terá como missão levar o amor que auriu do seu Mestre aos homens de boa vontade. Mas ele só o fará se souber permanecer do amor daquele que o envia. Daí a razão pela qual Jesus insiste que os discípulos permaneçam no seu amor.
Jesus convida-nos a olhar para ele e seguir-lhe os passos: como o meu Pai me ama, eu amo vocês; portanto, continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês. Se obedecerem aos meus mandamentos, eu continuarei amando vocês, assim como eu obedeço aos mandamentos do meu Pai e ele continua a me amar.
Neste pequeno texto está toda a manifestação do seu amor para connosco. Assim como pelo amor ele permance ligado ao seu Pai, obedecendo e fazendo a vontade do seu Pai, assim nós. Se o amamos devemos obedecer, e cumprir tudo o que ele nos manda fazer. A prova do nosso amor para com ele passa pelo permanece no seu amor. E isso nos vai garantir a alegria plena, a qual brota a partir do dom da vida. Dom que deve ser colocado ao serviço da própria vida nos nossos irmãos.
Portanto, permanecer no amor de Jesus é o maior mandamento, que nos deixa: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”.
Senhor Jesus, daí-me a graça de permanecer no vosso amor, para eu possa amar todos os homens, sobretudo aqueles que me perseguem e me martirizam dia a dia afim de que como Matias também dê a minha vida por eles.



blog.cancaonova.com/homilia

Nenhum comentário: