quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Abençoado e Santo Natal com a luz do Menino Jesus!

Primeira Leitura (2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16)

Leitura do Segundo Livro de Samuel.

1Tendo-se o rei Davi instalado já em sua casa e tendo-lhe o Senhor dado a paz, livrando-o de todos os seus inimigos, 2ele disse ao profeta Natã: “Vê: eu resido num palácio de cedro, e a arca de Deus está alojada numa tenda!”

3Natã respondeu ao rei: “Vai e faze tudo o que diz o teu coração, pois o Senhor está contigo”. 4Mas, naquela mesma noite, a palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: 5“Vai dizer ao meu servo Davi: Assim fala o Senhor: Porventura és tu que me construirás uma casa para eu habitar? 8bFui eu que te tirei do pastoreio, do meio das ovelhas, para que fosses o chefe do meu povo, Israel. 9Estive contigo em toda a parte por onde andaste, e exterminei diante de ti todos os teus inimigos, fazendo o teu nome tão célebre quanto o dos homens mais famosos da terra.

10Vou preparar um lugar para o meu povo, Israel: eu o implantarei, de modo que possa morar lá sem jamais ser inquietado. Os homens violentos não tornarão a oprimi-lo como outrora, 11no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo, Israel. Concedo-te uma vida tranquila, livrando-te de todos os teus inimigos.

E o Senhor te anuncia que te fará uma casa. 12Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza. 14aEu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. 16Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre”.

- Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial (Sl 88)

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” E a vossa lealdade é tão firme quanto os céus.

— “Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito, e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor. Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, de geração em geração garantirei o teu reinado!”

— Ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!’ Guardarei eternamente para ele a minha graça e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel.

Missa da Noite de Natal
(Cor Litúrgica: Branco)

Responsório (Sl 95)

— Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

— Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!/ Cantai e bendizei seu santo nome!

— Dia após dia anunciai sua salvação,/ manifestai a sua glória entre as nações,/ e entre os povos do universo seus prodígios!

— O céu se rejubile e exulte a terra, / aplauda o mar com o que vive em suas águas;/ os campos com seus frutos rejubilem/ e exultem as florestas e as matas.

— Na presença do Senhor, pois ele vem,/ porque vem para julgar a terra inteira./ Governará o mundo todo com justiça,/ e os povos julgará com lealdade.

 Missa da Noite de Natal
(Cor Litúrgica: Branco)

Segunda Leitura (Tt 2,11-14)

Leitura da Carta de São Paulo a Tito.

Caríssimo: 11A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. 12Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, 13aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

14Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem.

- Palavra do Senhor.

 Evangelho (Lc 1,67-79)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 67Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: 68“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. 69Fez aparecer para nós uma força de salvação na casa de seu servo Davi, 70como tinha prometido desde outrora, pela boca de seus santos profetas, 71para nos salvar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam.

72Ele usou de misericórdia para com nossos pais, recordando-se de sua santa aliança 73e do juramento que fez a nosso pai Abraão, para conceder-nos, 74que, sem temor e libertos das mãos dos inimigos, nós o sirvamos, 75com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias.

76E tu, Menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, 77anunciando ao seu povo a salvação, pelo perdão dos seus pecados. 78Graças à misericordiosa compaixão do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, 79para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Missa da Noite de Natal
(Cor Litúrgica: Branco)

Anúncio do Evangelho (Lc 2,1-14)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

1Aconteceu que naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra. 2Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria.

3Todos iam registrar-se cada um na sua cidade natal. 4Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, 5para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, 7e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.

8Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho. 9Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. 10O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: 11Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. 12Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”. 13E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da corte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: 14“Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”.

Palavra da Salvação.

 Reflexão

Com muita alegria celebramos nesta noite, a Festa da vida, a segunda maior Festa do calendário cristão: o Natal do Senhor Jesus!

Somente os que prepararam para esta Festa, ao longo das quatro últimas semanas do tempo do Avento, irão viver o verdadeiro sentido do Natal, os demais, ficarão somente na ceia e na troca de presentes...

O Evangelho que a liturgia desta solenidade nos convida a refletir, relata com detalhes, o nascimento de Jesus, que aconteceu, numa situação inusitada, num contexto de peregrinação. A situação de pobreza em que Maria deu à luz a Jesus, é de doer o coração: como pode, um ser tão frágil, não ter um lugar digno para nascer... Infelizmente, esta cena, não ficou somente naquele tempo, pois ainda hoje, muitas mães, assim como Maria, continuam não tendo um lugar digno para dar a luz seus filhinhos. E assim, Jesus, continua nascendo sem ter o mínimo para sobreviver, em lugares desumanos, nas “grutas” frias das periferias, ou até mesmo  nos corredores dos hospitais.

Não houve lugar numa casa, para Jesus nascer, como não há lugar para Ele, nas muitas casas preparados para esta Noite de Natal. Muitos, sequer, tem consciência de que a razão desta festa: é Jesus.

Em todos os acontecimentos em que o amor se faz presente, está presente a pedagogia do alto...Jesus poderia ter nascido num palácio, mas Deus, já pensando nos pobres, quis nascer no meio deles, escolhendo uma mulher pobre para traze-lo ao mundo, surpreendendo os grandes! O objetivo de Deus é a nossa salvação, e para sermos salvos, precisamos de nos aproximar de Jesus, se Ele tivesse nascido num palácio, os pobres não teriam acesso a Ele, pois nos palácios, pobre não pode entrar. Na condição em que Jesus nasceu, todos poderiam chegar até Ele, até os ricos, se quisessem, pois os pobres não impedem os ricos se aproximem deles...

O Natal de Jesus é a festa da humildade, da simplicidade, luxo, ostentação, não condizem com o verdadeiro sentido do Natal, quem se prepara para esta Festa, pensando somente na ceia, nos presentes, podem festejar alguma coisa, menos o Natal do Senhor Jesus!

O evangelho fala-nos do contexto em que Jesus nasceu, para que não esqueçamos a importância da humildade e da simplicidade desta festa! A casa que deve estar preparada para Jesus entrar, é o nosso coração, os enfeites, os presentes, são detalhes...

Que possamos a partir desta Noite Santa, em que celebramos o nascimento de Jesus, nos curvar diante das muitas manjedouras espalhadas pelo o mundo afora, as calçadas, onde podemos visualizar o rosto desfigurado de Jesus em tantos irmãos condenados e abandonados por uma sociedade que os exclui do convívio social.
Ouçamos a voz do anjo: “Não tenham medo de aproximar deste irmão que está dormindo no chão, pois ele é Jesus, não o deixe de fora de sua festa, faça algo por ele, a doença dele, não é contagiosa é falta de amor, ofereça-lhe um sorriso, conheça a sua história, alimente-o não somente com o resto de sua ceia, mas principalmente com a sua atenção, com o seu calor humano...”

Não temos como medir o tamanho do amor de Deus por nós, manifestado no Natal, mas podemos responder este amor amando concretamente o nosso irmão...

 Temos tudo para sermos felizes, porque Deus nos abraçou e fez um eterno pacto de amor conosco. “De tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único...” (Jo 3,16).

DESEJO A TODOS UM FELIZ E SANTO NATAL!

QUE DEUS OS ABENÇOE!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

 

Reflexão de Olivia Coutinho

Nenhum comentário: