quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Liturgia Diária -

Dignidade e compaixão: um estilo de vida —

1a Leitura - Isaías 40,25-31
Leitura do livro do profeta Isaías.

40 25 "A quem então poderíeis comparar-me, que possa ser a mim igualado?", diz o Santo.
26 Levantai os olhos para o céu e olhai. Quem criou todos esses astros? Aquele que faz marchar o exército completo, e a todos chama pelo nome, o qual é tão rico de força e dotado de poder, que ninguém falta ao seu chamado.
27 Por que dizer-te então, ó Jacó, por que repetir, ó Israel: "Escapa meu destino ao Senhor, passa meu direito despercebido a meu Deus?"
28 Não o sabes? Não o aprendeste? O Senhor é um Deus eterno. Ele cria os confins da terra, sem jamais fatigar-se nem aborrecer-se; ninguém pode sondar sua sabedoria.
29 Dá forças ao homem acabrunhado, redobra o vigor do fraco.
30 Até os adolescentes podem esgotar-se, e jovens robustos podem cambalear,
31 mas aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças; ele dá-lhes asas de águia. Correm sem se cansar, vão para a frente sem se fatigar.

Palavra do Senhor.

Salmo - 102/103
Bendize, ó minha alma, ao Senhor.

Bendize, ó minha alma, ao Senhor,
e todo o meu ser, seu santo nome!
Bendize, ó minha alma, ao Senhor,
não te esqueças de nenhum de seus favores!

Pois ele te perdoa toda culpa
e cura toda a tua enfermidade;
da sepultura ele salva a tua vida
e te cerca de carinho e compaixão.

O Senhor é indulgente, é favorável,
é paciente, é bondoso e compassivo.
Não nos trata como exigem nossas faltas
nem nos pune em proporção às nossas culpas.

Evangelho - Mateus 11,28-30

Aleluia, aleluia, aleluia.

Eis que o Senhor há de vir, a fim de salvar o seu povo; felizes são todos aqueles que estão prontos para ir-lhe ao encontro.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, Jesus tomou a palavra e disse: 11 28 "Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.
29 Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas.
30 Porque meu jugo é suave e meu peso é leve."

Palavra da Salvação.

 Reflexão

Quando o sofrimento bate a nossa porta, nós poderemos ter duas reações:

1-Numa atitude de humildade, nós recorremos ao Pai pedindo socorro, pedindo ajuda, pedindo que nos liberte da tormenta a que nos metemos.

2-Numa atitude de arrogância e de revolta, nós começamos a xingar, e a pensar mal de Deus! O que é o pior de tudo... Pois Deus não tem a culpa das nossas escolhas erradas. Ele nos deu a liberdade para escolher os caminhos que quisermos. Porém, com uma condição. Que arquemos com as consequências das nossas opções, ou escolhas.

Caríssimas, e caríssimos. A melhor reação nossa diante do desespero causado pelo sofrimento, é a de recorrer ao Pai. Pois só Ele pode nos ajudar. Somente Deus tem o poder de nos livrar de todo sofrimento, de aliviar e de curar as nossas dores. Sigamos os ensinamentos de Deus pois  Ele é manso e humilde como todos nós deveremos ser.

Se você hoje está passando por um sofrimento seja físico, moral ou psicológico, pense nessas palavras de Jesus.  Deus nunca vai permitir um sofrimento maior do que a nossa capacidade de resistir, a menos que tenha chegado a nossa hora.  Porém, por incrível que possa parecer, o sofrimento físico, que pode nos levar ao desespero, é nada diante do sofrimento da nossa alma, por causa dos nossos pecados. Assim, o sofrimento físico é até bom para que sejamos purificados. Portanto, é até bom que soframos para que sejam perdoados os nossos pecados. Porém, o sofrimento da nossa alma causado pelo peso dos nossos pecados, é muito prejudicial, por que ele pode nos tornar merecedores do fogo eterno. 

A nossa consciência pesada por causa do mal que fizemos ao nosso irmão, nos torna indignos da vida da graça, e portanto, precisamos imediatamente procurar um sacerdote para uma confissão, a qual nos devolverá a amizade com Deus, e a paz interior, além de nos tornar merecedores da vida eterna.  

Neste Evangelho, Jesus disse: Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.

O carinho de Jesus para com os que sofrem é imenso, para não dizer infinito. Neste texto podemos ver a preferência de Jesus pelos pobres, pelos excluídos. Porém, infelizmente, encontramos muitos pobres com cabeça de ricos, ou seja, com um pouco do orgulho dos poderosos. São pobres que comem mortadela e arrotam peru. Que contam vantagens nas rodas com se fossem também importantes, e chega até a discriminar os fracos, se esquecendo que eles também são fracos. Esta lamentável realidade pode ser explorada pelos donos do poder, pois se aproveitam desses tais novos ricos pela sua bajulação para uma mão-de-obra barata, para não dizer quase escrava. Observamos isso não só nos velhos tempos dos canaviais, dos Senhores de engenho, mais também hoje.

Que Deus nos perdoe a todos, que derrame sobre todos nós a sua infinita bondade e seu infinito perdão, e que não nos olhe com o rigor da sua justiça, nessa boba aventura de brincar de ricos.

O pecado maior de um pobre se fazer de rico, além do ridículo a que se expõe aos olhos de todos, é que ele está infringindo gravemente a virtude da caridade, ao desprezar o seu igual.

Os ricos não são seres desprezíveis. São nossos irmãos. Eles são peças importantes na economia, pois são eles quem geram ou produzem os nossos empregos.

Caso parecido, é um adolescente que despreza seus pais por eles serem: Ignorante, velhos, de origem pobre, etc. É o cúmulo da falta de caridade a qual dói demais!

Prezado irmão. Se você se encontra em uma dessas situações, reveja a realidade da sua justiça, reflita e considere que Jesus mesmo sendo Deus, escolheu viver como pobre, desde o seu nascimento, além de ter optado pela causa dos humildes. E somos cristãos para que? Para segui-lo e imitá-lo.

 

José Salviano.

Nenhum comentário: