quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Aprenda a ser luz no Natal e iluminar todos os dias do novo ano.


Filhos de Deus! Ficamos admirados ante este mistério inefável: «O Filho de Deus se fez filho do homem para fazer aos homens filhos de Deus» (São João Crisóstomo).

Qual é a lógica com que abordamos o mundo: a lógica de Deus, ou a lógica dos homens?  Somos envolvidos pela correria do comércio. Os presentes, as viagens e tantas outras realidades próprias do fim de ano fazem-nos viver um tempo diferente. 

Mas será que estamos mesmo celebrando o Natal?
Ou seja, será que estamos celebrando o nascimento de Jesus, o Deus que se fez Menino, nascido da Virgem Maria, que veio habitar em meio a nós? 

Penso que, celebrar o Natal sem nos deixar envolver pela ternura do amor de Deus, expresso no nascimento de Cristo, é como participar de uma festa sem conhecer os anfitriões e nem o motivo da comemoração. Você está presente, come, bebe, admira a decoração, observa os convidados, mas não tem porque se alegrar vive tudo de maneira superficial, indiferente. 

E tenho certeza que não é isso que Deus espera de nós, justo na festa do Seu nascimento.
Precisamos recordar, com urgência, o motivo da celebração do Natal e nos prepararmos com dignidade para esta festa, sem nos deixarmos levar pelo clima externo do consumismo.

Mesmo que isso seja um grande desafio em nossos dias, é preciso fazermos nossa parte como cristãos! Aquela Luz que brilhou na Terra, há mais de dois mil anos, é Jesus, a mesma Luz que deseja, hoje, iluminar nossa vida, dissipando toda espécie de trevas que o pecado nos incutiu.
Lembremo-nos de que, nosso coração é o lugar que Deus escolheu para nascer, pois somos únicos diante d’Ele. 

No entanto, como Pai amoroso que é, o Senhor continua a respeitar nossa liberdade e espera darmos o primeiro passo na direção certa, para que Sua luz entre em nossa vida.
Não basta dar Feliz Natal aos outros e trocar presentes, quando não vivemos de fato o deixar-se ser presença presente do Verbo de Deus, da Palavra feito carne, para que a carne se faça Palavra de Deus.
Celebrar o Natal é renovar nosso amor no Senhor. Aquele que veio um dia nos trazer a salvação continua vindo ao nosso encontro todos os dias do ano, nas mais diversas pessoas e situações.

Muitos assumem, no tempo natalino, a “síndrome do Papai Noel”. Do dia para a noite, fazem um processo de conversão relâmpago. Abraçam a todos e distribuem presentes. Mas, terminado o Natal, voltam a praticar os mesmos atos de maldade. Tais pessoas não se converteram de fato; têm apenas um impulso emocional para desencargo de consciência.
Jesus Cristo nos ensinou que não existe dia específico para a prática do bem e do amor. Todo dia é dia de amar. O irmão necessitado não sente fome somente no tempo do Natal, mas também todos os outros meses do ano.

Não adianta você dar o melhor presente para seus pais, se você passa os outros onze meses do ano ausente da vida deles. 

O melhor presente a ser ofertado é a mudança de suas atitudes e a conversão permanente do seu coração. 

Gestos de amor brilham na Eternidade. 

Santo Natal sendo linguagem do Verbo AMOR!
 
 

Padre Emílio Carlos Mancini.

 

Nenhum comentário: