domingo, 13 de dezembro de 2020

3º Domingo do Advento -"Eu sou a voz que clama no deserto..."

Profetas : o pecado e o arrependimento | Theologia

1a Leitura - Isaías 61,1-2.10-11
Leitura do livro do profeta Isaías.

61 1 O espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção; enviou-me a levar a boa nova aos humildes, curar os corações doloridos, anunciar aos cativos a redenção, e aos prisioneiros a liberdade;
2 proclamar um ano de graças da parte do Senhor, e um dia de vingança de nosso Deus; consolar todos os aflitos,
10 Com grande alegria eu me rejubilarei no Senhor e meu coração exultará de alegria em meu Deus, porque me fez revestir as vestimentas da salvação. Envolveu-me com o manto de justiça, como um neo-esposo cinge o turbante, como uma jovem esposa se enfeita com suas jóias.
11 Porque, quão certo o sol faz germinar seus grãos e um jardim faz brotar suas sementes, o Senhor Deus fará germinar a justiça e a glória diante de todas as nações.

Palavra do Senhor.

Salmo - Lc 1

A minha alma se alegra no meu Deus.

A minha alma engrandece ao Senhor,
e se alegrou o meu espírito em Deus, meu salvador,
pois ele viu a pequenez de sua serva,
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

O Poderoso fez por mim maravilhas,
e santo é o seu nome!
Seu amor, de geração em geração,
chega a todos os que o respeitam.

De bens saciou os famintos
e despediu, sem nada, os ricos.
Acolheu Israel, seu servidor,
fiel ao seu amor.

2a Leitura - 1 Tessalonicenses 5,16-24
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Tessalonicenses.

Irmãos, 5 16 Vivei sempre contentes.
17 Orai sem cessar.
18 Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo.
19 Não extingais o Espírito.
20 Não desprezeis as profecias.
21 Examinai tudo: abraçai o que é bom.
22 Guardai-vos de toda a espécie de mal.
23 O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!
24 Fiel é aquele que vos chama, e o cumprirá.

Palavra do Senhor.

Evangelho - João 1,6-8.19-28

Aleluia, aleluia, aleluia.
O Espírito do Senhor sobre mim fez a sua unção, enviou-me aos empobrecidos a fazer feliz proclamação (Is 61,1).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

1 6 Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João.
7 Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele.
8 Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz.
19 Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar-lhe: "Quem és tu?"
20 Ele fez esta declaração que confirmou sem hesitar: "Eu não sou o Cristo".
21 "Pois, então, quem és?", perguntaram-lhe eles. "És tu Elias?" Disse ele: "Não o sou". "És tu o profeta?" Ele respondeu: "Não".
22 Perguntaram-lhe de novo: "Dize-nos, afinal, quem és, para que possamos dar uma resposta aos que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?"
23 Ele respondeu: "Eu sou a voz que clama no deserto: ´Endireitai o caminho do Senhor, como o disse o profeta Isaías´".
24 Alguns dos emissários eram fariseus.
25 Continuaram a perguntar-lhe: "Como, pois, batizas, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?"
26 João respondeu: "Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis.
27 Esse é quem vem depois de mim; e eu não sou digno de lhe desatar a correia do calçado".
28 Este diálogo se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.

Palavra da Salvação.

 Reflexão

Estamos no terceiro Domingo do advento, chamado de Domingo da alegria!
O advento é tempo de alegria, de sentimos mais de perto as maravilhas que nos vem do alto trazidas por Jesus! É tempo de gratidão de reafirmar o nosso desejo de buscar sempre a conversão do coração, única condição estabelecida por Jesus, para que tenhamos vida Nele!
Na expectativa de celebrarmos mais uma vez, as alegrias do Santo Natal, o nosso coração se abre para acolher Jesus, que já está no meio de nós, mas que às vezes, nos distanciamos Dele, ao nos distanciar do nosso irmão, daquele que busca Jesus em nós! 
Neste tempo de graça, em que sentimos o céu mais próximo da terra, tudo vem nos falar de amor, de um amor que nos remete ao coração do Pai, que através do seu Filho, nos concede a graça de redescobrirmos o caminho da vida! 

Em meio a este mundo tão conturbado, onde impera o individualismo, a ganância, Deus vem reacender em nossos corações, a chama da esperança, lembrando-nos, através da celebração do nascimento de seu Filho, que um tempo novo está para chegar...
A palavra de Deus, que chega até a nós, no evangelho de hoje, vem nos falar mais uma vez, da figura de João Batista, o grande profeta que continua falando ao nosso coração! O profeta João, é, depois de Maria, a figura de maior relevo no tempo do advento. Jesus é o centro e ele é um dos protagonistas da mais bela história de amor que já se ouviu aqui na terra, uma história de amor, que teve início, mas  nunca terá fim!
Foi João Batista, quem abriu o caminho para que Jesus pudesse entrar no meu e no seu coração! Foi ele quem preparou o povo para acolher a manifestação do amor de Deus, na pessoa de Jesus! João  não era Luz, mas deu testemunho da Luz, o que todos nós, filhos de Deus, podemos fazer...
A narrativa vem nos mostrar o antigo testamento dando lugar ao novo! João Batista, foi o último profeta do antigo testamento, a sua pregação, tomou uma dimensão tão grande, que ele chegou a ser confundido com o Messias, dúvida, que inquietou o poder político e religioso, centralizado em Jerusalém. Estes, enviaram mensageiros até ele, para perguntá-lo se ele era o Messias anunciado pelos os profetas ou não. “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram.  O que dizes de ti mesmo?” Na sua humildade, João deixou claro, que ele não era o Messias e que ele nem seria digno de desamarrar as suas sandálias...
 
Uma das grandes virtudes que marcou a vida de João Batista, foi a humildade, ele sempre se colocou no lugar de mensageiro, não aproveitou de seu prestígio junto ao povo, para se autopromover.  Pela a revelação de Deus, João  tomou conhecimento da grandiosidade de Jesus bem antes do seu encontro com Ele, nas águas do rio Jordão, onde ele realizava o batismo de conversão, ocasião, em que Jesus fora apresentado pelo o Pai, à humanidade: “Este é o meu Filho amado que muito me agrada” Mt 3,17
João Batista, aplainou o caminho do Senhor com a sua pregação e o seu testemunho de vida, ele foi um grande exemplo de quem viveu exclusivamente a vontade de Deus, não se acomodando  nas tradições do seu povo, pelo o contrário, João buscou algo novo, fazendo-se anunciador de um tempo novo!
Imitemos este grande servo do Senhor, abrindo caminho para a entrada de Jesus no coração daquele que ainda não fez a experiência de Jesus na sua vida, que ainda não conhece o verdadeiro sentido do Natal, que é o nascimento, ou renascimento de Jesus no nosso coração...
Neste tempo luminoso, sejamos pois, um reflexo da luz de Deus no meio em que vivemos, tornando-nos presença de Jesus, nos muitos corações ressequidos pela desesperança... 
Vem Senhor Jesus, vem realimentar a esperança dos desesperançados, dos que estão cansados de serem injustiçados  por uma sociedade excludente, uma sociedade que valoriza o ter e ignora o ser...
Vem Senhor Jesus, vêm recolocar nos nossos lábios o sorrido apagado pelas tribulações provocadas por este mundo que não pensa a partir dos valores do evangelho...



Reflexão de Olivia Coutinho

Nenhum comentário: