domingo, 6 de dezembro de 2020

2º Domingo do Advento - A mensagem de João Batista.


2º Domingo do Advento – Paróquia de São Judas Tadeu

1a Leitura - Isaías 40,1-5.9-11
Leitura do livro do profeta Isaías.

40 1 "Consolai, consolar meu povo, diz vosso Deus.
2 Animai Jerusalém, dizei-lhe bem alto que suas lidas estão terminadas, que sua falta está expiada, que recebeu, da mão do Senhor, pena dupla por todos os seus pecados".
3 Uma voz exclama: "Abri no deserto um caminho para o Senhor, traçai reta na estepe uma pista para nosso Deus.
4 Que todo vale seja aterrado, que toda montanha e colina sejam abaixadas: que os cimos sejam aplainados, que as escarpas sejam niveladas!
5 Então a glória do Senhor manifestar-se-á; todas as criaturas juntas apreciarão o esplendor, porque a boca do Senhor o prometeu.
9 Subi a uma alta montanha, para anunciar a boa nova a Sião. Elevai com força a voz, para anunciar a boa nova a Jerusalém. Elevai a voz sem receio, dizei às cidades de Judá: Eis vosso Deus!
10 Eis o Senhor Deus que vem com poder, estendendo os braços soberanamente. Eis com ele o preço de sua vitória; faz-se preceder pelos frutos de sua conquista;
11 como um pastor, vai apascentar seu rebanho, reunir os animais dispersos, carregar os cordeiros nas dobras de seu manto, conduzir lentamente as ovelhas que amamentam´".

Palavra do Senhor.

Salmo - 84/85
Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade
e a vossa salvação nos concedei!

Quero ouvir o que o Senhor irá falar:
é a paz que ele vai anunciar;
a paz para que o seu povo e seus amigos,
para os que voltam ao Senhor seu coração.
Está perto a salvação dos que o temem,
e a glória habitará em nossa terra.

A verdade e o amor se encontrarão,
a justiça e a paz se abraçarão;
da terra brotará a fidelidade,
e a justiça andará na sua frente
e a salvação há de seguir os passos seus.

2a Leitura - 2 Pedro 3,8-14
Leitura da segunda carta de são Pedro.

3 8 Mas há uma coisa, caríssimos, de que não vos deveis esquecer: um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como, um dia.
9 O Senhor não retarda o cumprimento de sua promessa, como alguns pensam, mas usa da paciência para convosco. Não quer que alguém pereça; ao contrário, quer que todos se arrependam.
10 Entretanto, virá o dia do Senhor como ladrão. Naquele dia os céus passarão com ruído, os elementos abrasados se dissolverão, e será consumida a terra com todas as obras que ela contém.
11 Uma vez que todas estas coisas se hão de desagregar, considerai qual deve ser a santidade de vossa vida e de vossa piedade,
12 enquanto esperais e apressais o dia de Deus, esse dia em que se hão de dissolver os céus inflamados e se hão de fundir os elementos abrasados!
13 Nós, porém, segundo sua promessa, esperamos novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça.
14 Portanto, caríssimos, esperando estas coisas, esforçai-vos em ser por ele achados sem mácula e irrepreensíveis na paz.
Palavra do Senhor.


Evangelho - Marcos 1,1-8
Aleluia, aleluia, aleluia.
Preparai o caminho do Senhor; endireitai suas veredas. Toda a carne há de ver a salvação do nosso Deus (Lc 3,4.6).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

1 1 Princípio da boa nova de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías:
2 Eis que envio o meu anjo diante de ti: ele preparará o teu caminho.
3 Uma voz clama no deserto: "Traçai o caminho do Senhor, aplanai as suas veredas".
4 João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados.
5 E saíam para ir ter com ele toda a Judéia, toda Jerusalém, e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados.
6 João andava vestido de pêlo de camelo e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.
7 Ele pôs-se a proclamar: "Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado.
8 Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo".

Palavra da Salvação.

 Reflexão

A liturgia deste segundo domingo do Advento, nos convida  a intensificar o espírito da alegria de quem espera pela vinda do Senhor Jesus, Senhor Jesus, que já veio, que já está no meio de nós, mas que ás vezes, não nos damos conta desta maravilha  por estarmos com os “olhos” vendados pela falta de fé. 
Este tempo reflexivo, nos sugere uma pausa, uma desaceleração da nossa correria  do dia a dia, afim de que possamos, através de um retiro interior, fazer uma revisão de vida. Precisamos tomar consciência da importância de estarmos sempre em vigilância, num processo contínuo de conversão, pois sem um retorno de todo o nosso ser, à Jesus, não tem como vivermos as alegrias do Santo Natal! 
No evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, Jesus nos convida a tomarmos consciência da importância de intensificarmos a nossa vigilância, buscando continuamente a nossa conversão. O Natal do Senhor Jesus é a festa da vida que vem nos falar da grandiosidade do amor de Deus por cada um de nós! Deus não desiste do humano e é através do próprio humano, que Ele age em favor do humano! Podemos ver isso claramente no evangelho de hoje, quando Deus coloca no meio do povo, um mensageiro, um homem simples, com uma missão tão grande: preparar o encontro do Divino com o humano!
O texto nos apresenta a figura de João Batista, o profeta que veio realimentar a esperança do povo, dos que já haviam perdido a esperança no humano!
 
João Batista aparece no deserto, isto é: na periferia, fora do palco do poder, da fama, sua forma de vestir e de se alimentar, mostrava a sua autonomia, a sua independência diante os poderes políticos e religiosos sob os quais, o povo era submetido. Ele foi o maior de todos os profetas, sua vida foi marcada por grandes contrastes: vivendo o silencio do deserto e ao mesmo tempo movendo multidões! O próprio Jesus o reconheceu como sendo ele, o maior dentre todos os nascidos de mulher, (Lc 7,28). Em suas pregações, João, convidava todos a mudar de vida, apesar de ele pregar no deserto, pessoas de todos os lugares, iam ao seu encontro, para ouvi-lo e serem batizados por Ele, (batismo de conversão) inclusive os fariseus e saduceus, que se diziam filhos de Abrão. Mas João, não se deixava enganar por estes, ele sabia muito bem, da falsidade que transitava em seus corações, por isto, ele era duro com esses inimigos do projeto de Deus: ”Raça de cobras venenosas quem vos ensinou a fugir da ira que vai chegar? Produzi frutos que provem a vossa conversão.” Com estas severas advertências, o profeta critica a fé teórica dos fariseus e saduceus, lembrando-nos, que, o que vai nos identificar diante do Senhor, serão as nossas atitudes e não, as práticas religiosas: ritos, preceitos... João Batista, teve uma significante participação na história da Salvação, ele é uma das figuras mais relevantes do advento, foi ele quem abriu o caminho para a entrada do Divino no coração do humano, quem preparou o povo para acolher a manifestação de Deus, na pessoa de Jesus.
O profeta João Batista é um dos protagonistas da mais bela história de amor que já se viu em todo o universo, uma história de amor que teve início, mas  nunca terá fim, suas palavras, continuam ecoando em todos os confins da terra, de geração em geração: “Convertei-vos e crede no evangelho”. “Eis o cordeiro de Deus”...
Uma das grandes virtudes que marcou a vida de João Batista foi a humildade, ele sempre se colocou no lugar de mensageiro, não aproveitou de seu prestígio junto ao povo, para se alto-promover, reconheceu a sua pequenez diante a grandiosidade de Jesus: ”E eu não sou digno nem de tirar-lhe as sandálias. ”
João Batista, o profeta que aplainou o caminho do Senhor, com  sua pregação e o seu testemunho de vida, foi um grande exemplo de quem viveu exclusivamente a vontade de Deus, ele não se acomodou nas tradições do seu povo, pelo o contrário, buscou algo novo, fazendo-se anunciador de um tempo novo... Imitemos este grande profeta, sendo a voz dos mais fracos, manifestando contra tudo o que gera morte, tudo que insiste em manter os caminhos tortuosos como expressão de valores.
Neste advento, façamos como João Batista, abramos o caminho para a entrada de Jesus no coração daquele que ainda não experimentou a alegria de conhecê-lo, de se deixar guiar por Ele...
 

Reflexão de Olivia Coutinho

Nenhum comentário: