sábado, 26 de dezembro de 2020

Liturgia Diária - Perseguições e sofrimento.

 Fundação Maurício Grabois - Artigos - O Cristianismo e o comunismo primitivo

1a Leitura - Atos 6,8-10;7,54-59

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 6 8 Estêvão, cheio de graça e fortaleza, fazia grandes milagres e prodígios entre o povo.
9 Mas alguns da sinagoga, chamada dos Libertos, dos cirenenses, dos alexandrinos e dos que eram da Cilícia e da Ásia, levantaram-se para disputar com ele.
10 Não podiam, porém, resistir à sabedoria e ao Espírito que o inspirava.
54 Ao ouvir tais palavras, esbravejaram de raiva e rangiam os dentes contra ele.
55 Mas, cheio do Espírito Santo, Estêvão fitou o céu e viu a glória de Deus e Jesus de pé à direita de Deus:
56 “Eis que vejo, disse ele, os céus abertos e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus”.
57 Levantaram então um grande clamor, taparam os ouvidos e todos juntos se atiraram furiosos contra ele.
58 Lançaram-no fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas depuseram os seus mantos aos pés de um moço chamado Saulo.
59 E apedrejavam Estêvão, que orava e dizia: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito”.

Palavra do Senhor.

Salmo - 30/31

Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

Sede uma rocha protetora para mim,
um abrigo bem seguro que me salve!
Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza;
por vossa honra, orientai-me e conduzi-me!

Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito,
porque vós me salvareis, ó Deus fiel!
Vosso amor me faz saltar de alegria,
pois olhastes para as minhas aflições.

Eu entrego em vossas mãos o meu destino;
libertai-me do inimigo e do opressor!
Mostrai serena a vossa face ao vosso servo
e salvai-me pela vossa compaixão!


Evangelho - Mateus 10,17-22

Aleluia, aleluia, aleluia.
Bendito o que vem em nome do Senhor. Nosso Deus é o Senhor, ele é a nossa luz (Sl 117,26s).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, 10 17 Disse Jesus: “Cuidai-vos dos homens. Eles vos levarão aos seus tribunais e açoitar-vos-ão com varas nas suas sinagogas.
18 Sereis por minha causa levados diante dos governadores e dos reis: servireis assim de testemunho para eles e para os pagãos.
19 Quando fordes presos, não vos preocupeis nem pela maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer: naquele momento ser-vos-á inspirado o que haveis de dizer.
20 Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós.
21 O irmão entregará seu irmão à morte. O pai, seu filho. Os filhos levantar-se-ão contra seus pais e os matarão.
22 Sereis odiados de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo”.

Palavra da Salvação.

 Reflexão

Os discípulos terão o mesmo destino de Jesus: sofrer as conseqüências da missão que liberta e dá vida nova. Essa missão atingirá os interesses de muitos e, por isso, provocará a perseguição, a divisão e o ódio, até mesmo dentro das famílias. Muitas vezes poderá levar para a condenação nos tribunais. A missão, porém, é dirigida pelo Espírito de Deus. Por isso, os discípulos perseveram até o fim, sem temor nem aflição, seguros da plena manifestação de Jesus, Senhor e Juiz da história.
Enviando os doze apóstolos em missão, Jesus lhes fala sobre as possíveis tribulações por que passarão e então os instruía como eles deveriam agir quando fossem levados diante dos homens e dos tribunais em defesa do reino de Deus. Já de antemão Ele os advertia e lhes abria os olhos em relação às coisas que poderiam acontecer, mas principalmente, Ele lhes dava a chave para que fossem bem sucedidos na sua missão: estar abertos ao poder do Espírito Santo.
O Espírito Santo é o agente pelo qual Deus se manifesta para realizar as Suas obras em nós e através de nós. Isto serve também para nós, hoje: não precisamos fazer cálculos, nem planos, mas apenas nos deixar conduzir pelo Espírito de Deus e perseverar. A perseverança será a parte que nos compete. Nunca desistir, não perder a esperança nem a fé. No momento exato, nós perceberemos que a vontade de Deus prevaleceu e que tudo foi realizado conforme o seu querer.
O compromisso com Jesus é fundamentalmente fonte de alegria, comunicação e felicidade. Contudo não ficam excluídas as perseguições que poderão ocorrer a partir dos poderosos que temem a libertação dos oprimidos. Na proclamação das bem-aventuranças, na abertura do Sermão da Montanha, Jesus já anunciara a bem-aventurança dos que são injuriados e perseguidos por causa da justiça.
O diácono Estevão é uma testemunha de fidelidade a Jesus. Estevão, oriundo do judaísmo helênico, foi escolhido pelos líderes da comunidade cristã de Jerusalém, como "diácono", para serviços às viúvas, em um nível subalterno ao dos apóstolos. Contudo, por sua coerência é o primeiro mártir, bem-aventurado pela fome e sede de justiça. À semelhança de Jesus, denunciando as injustiças do sistema do Templo de Jerusalém e da Lei, representado pelos chefes religiosos do judaísmo, foi morto por apedrejamento.
Esta será a minha e a tua sorte. Feliz serei se for apedrejado por defender a justiça do Reino eu der a minha vida. Sejamos outros estevãos nos nossos dias.
 
 
 
  Pe. Bantu Mendonça katchipwi Sayla

Nenhum comentário: