segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Liturgia Diária - Maria, cheia do Espírito Santo.

Grupo de Oração Semeando a Paz: LITURGIA DIÁRIA - MARIA VISITA ISABEL

1a Leitura - Cântico 2,8-14

Leitura do Cântico dos Cânticos

2 8 Oh, esta é a voz do meu amado! Ei-lo que aí vem, saltando sobre os montes, pulando sobre as colinas.
9 Meu amado é como a gazela e como um cervozinho. Ei-lo atrás de nossa parede. Olho pela janela, espreito pelas grades.
10 Meu bem-amado disse-me: "Levanta-te, minha amiga, vem, formosa minha.
11 Eis que o inverno passou, cessaram e desapareceram as chuvas.
12 Apareceram as flores na nossa terra, voltou o tempo das canções. Em nossas terras já se ouve a voz da rola.
13 A figueira já começa a dar os seus figos, e a vinha em flor exala o seu perfume; levanta-te, minha amada, formosa minha, e vem.
14 Minha pomba, oculta nas fendas do rochedo, e nos abrigos das rochas escarpadas, mostra-me o teu rosto, faze-me ouvir a tua voz. Tua voz é tão doce, e delicado teu rosto!"

Palavra do Senhor.

Salmo - 32/33

Ó justos, alegra-vos no Senhor!
Cantai para o Senhor um canto novo!

Daí graças ao Senhor ao som da harpa,
na lira de dez cordas celebrai-o!
Cantai para o Senhor um canto novo,
com arte sustentai a louvação!

Mas os desígnios do Senhor são para sempre,
e os pensamentos que ele traz no coração,
de geração em geração, vão perdurar.
Feliz o povo cujo Deus é o Senhor
e a nação que escolheu por sua herança!

No Senhor nós esperamos confiantes,
porque ele é nosso auxílio e proteção!
Por isso o nosso coração se alegra nele,
seu santo nome é nossa única esperança.


Evangelho - Lucas 1,39-45

Aleluia, aleluia, aleluia.
Ó Emanuel, sois nosso rei e orientador: vinde salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

1 39 Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá.
40 Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.
41 Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42 E exclamou em alta voz: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.
43 Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?
44 Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio.
45 Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!"

Palavra da Salvação.

 Reflexão

Maria, repleta do amor de Deus, plena do Espírito Santo e cheia de alegria, carregando no seu seio, Jesus, o Salvador e Redentor da humanidade, dirigiu-se apressadamente à casa da sua prima Izabel para ajudá-la.  No encontro entre as duas mães nós percebemos a manifestação do Espírito Santo e a demonstração do Amor de Deus naquele abraço fraterno. Assim também se manifesta em nós o amor de Deus, que pela ação do Seu Espírito no nosso coração nos motiva a nos solidarizar com o próximo. O amor que sentimos pelos nossos irmãos e irmãs e o desejo de servir a eles por amor a Deus é o grande sinal de que estamos cheios do Espírito Santo. Quem concebe Jesus no seu coração sempre será motivado (a) a alegremente levar ao mundo a boa nova do Pai. 

O Espírito Santo nos enche de felicidade e nos motiva a ajudar as pessoas, a querer encontrá-las e falar para elas dos nossos sentimentos e da nossa vivência com a Palavra do Senhor. Jesus Cristo veio ao mundo para salvar a humanidade do pecado e da morte a fim de que tenhamos a qualidade de vida que o Pai sonhou para nós. Maria para nós é o modelo da mulher perfeita e serva solidária porque viveu conformada ao Plano de Deus deixando-se guiar pelo Espírito Santo, sem perder tempo e oportunidade de ser solícita e fraternal com todos a quem encontrava. - Você tem impulso de ajudar as pessoas quando está feliz, ou gosta de ficar feliz sozinho (a)?

– Como você está neste momento: feliz ou triste? Nossa Senhora quer entrar na sua casa, deixe-se abraçar por Ela. Ela é a alegria do Senhor!

 

Helena Serpa

Nenhum comentário: