terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Liturgia Diária - “Eu te louvo, Pai..."

 29 NOVIEMBRE 2016 Evangelio según San Lucas 10,21 24 - YouTube

Primeira Leitura (Is 11,1-10)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Naquele dia, 1nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; 2sobre ele repousará o Espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; 3no temor do Senhor, encontra ele seu prazer. Ele não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer; 4mas trará justiça para os humildes e uma ordem justa para os homens pacíficos; fustigará a terra com a força da sua palavra e destruirá o mau com o sopro dos lábios. 5Cingirá a cintura com a correia da justiça e as costas com a faixa da fidelidade. 6O lobo e o cordeiro viverão juntos, e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leão comerão juntos, e até mesmo uma criança poderá tangê-los. 7A vaca e o urso pastarão lado a lado, enquanto suas crias descansam juntas; o leão comerá palha como o boi; 8a criança de peito vai brincar em cima do buraco da cobra venenosa; e o menino desmamado não temerá pôr a mão na toca da serpente. 9Não haverá danos nem mortes por todo o meu santo monte: a terra estará tão repleta do saber do Senhor quanto as águas que cobrem o mar. 10Naquele dia, a raiz de Jessé se erguerá como um sinal entre os povos; hão de buscá-la as nações, e gloriosa será a sua morada.

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial (Sl 71)

Nos seus dias, a justiça florirá; paz em abundância, para sempre.

Nos seus dias, a justiça florirá; paz em abundância, para sempre.

Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.

Nos seus dias, a justiça florirá e grande paz até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!

Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.

Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!

Evangelho (Lc 10,21-24)

PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. 

21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.

Palavra da Salvação.

“Felizes os olhos que vêem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”. Os discípulos foram privilegiados. Eles viram Jesus ao vivo, do lado deles! Que maravilha! Quisera eu, ter esse privilégio!

Porém, não lamentemos por isso, pois podemos ver Jesus pelos olhos da fé. Podemos ouvir Jesus pela boca do padre e de quem mais anuncie a sua palavra. Podemos sentir Jesus bem perto de nós quando rezamos, quando lemos a sua palavra ou a explicação dela, como é o caso das reflexões católicas espalhadas pela internet, inclusive neste Blog.
Irmãs e irmãos. Só Deus nos basta.  Busquemos a Deus e não precisamos correr atrás de deuses falsos.
Para explicar este Evangelho, me inspiro no Salmo 16, um autor levita se dirige a Deus por causa da triste realidade em que vivia, rodeado de falsos deuses. Os próprios reis construíam estátuas de deuses falsos para que o povo os aceitassem.
Assim, naqueles tempos como hoje, multiplicam-se as dores daqueles que correm atrás de outros deuses.
Estamos rodeados hoje de falsos deuses. E o maior desses deuses é o CELULAR.
Ora, o celular é uma ferramenta moderna muito útil.  Ele é um mine computador. Com ele podemos acessar o Google, e daí fazemos quase tudo o que fazemos em um PC. Podemos acessar a nossa conta bancária e fazer transferências, pagamentos de boletos ver o nosso extrato, etc. e o melhor, PODEMOS ACESSAR ESTE BLOG a qualquer hora e em qualquer lugar.

Comunicar-se hoje pelo celular, é uma opção moderna muito prática que facilitou a nossa vida.
Porém, isso faz com que o celular aproxima pessoas distantes, e distanciam as pessoas próximas. Os jovens não têm mais tempo para dialogar com os familiares, pois estão encantados, enfeitiçados, grudados no celular. Estão se comunicando com os amigos e “amigos” e sabe-se lá mais com quem, e não lhes sobram nem um minuto para falar com os pais, irmãos e demais familiares, e muito menos para REZAR, o que é o pior!...

E o que é isso, se não é um falso deus? Um deus moderno, talvez mais forte que o deus Baal!
Irmãos. Usemos o celular, porém não exageremos. Busquemos a Deus em primeiro lugar, e todo o resto nos será dado de acréscimo.
Protege-me ó Deus. Pois em ti me refúgio. Porque somente Deus nos basta...
Porque somente Deus é o nosso Senhor, e fora dele não teremos bem algum. Somente fantasias, besteiras, ilusões e muitas enganações.
Ao lado de Deus teremos alegria plena, e estaremos distantes da injustiça e da corrupção.
Busquemos a Deus, pois Ele é o centro da vida. Não somente da nossa vida, mas da vida animal, vegetal e humana. A vida de todo o Universo é sustentada por Ele, pelo seu poder infinito.
Portanto, ficar com Deus é a nossa melhor opção. Ficar com o Todo Poderoso, Senhor do Céu e da Terra. De Todo o Universo infinito!

 


José Salviano.

Nenhum comentário: