sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Liturgia Diária - “Quem é o maior no Reino dos céus?”

Evangelho do dia - 02/10/2018 - O maior no reino dos céus - Mt 18,1-5.10 -  YouTube

 
1a Leitura - Êxodo 23,20-23

Leitura do livro do Êxodo.

Assim diz o Senhor: 23 20 “Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei.
21 Está de sobreaviso em sua presença, e ouve o que ele te diz. Não lhe resistas, pois ele não te perdoaria tua falta, porque meu nome está nele.
22 Mas, se lhe obedeceres pontualmente, se fizeres tudo o que eu te disser, serei o inimigo dos teus inimigos, e o adversário dos teus adversários.
23 Porque meu anjo marchará adiante de ti e te conduzirá entre os amorreus, os hiteus, os ferezeus, os cananeus, os heveus e os jebuseus, que exterminarei”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 90/91

O Senhor deu uma ordem aos seus anjos
para em todos os caminhos te guardarem.

Quem habita ao abrigo do altíssimo
e vive à sombra do Senhor onipotente
diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção,
sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”.

Do caçador e do seu laço ele te livra.
Ele te salva da palavra que destrói.
Com suas asas haverá de proteger-te,
com seu escudo e suas armas, defender-te.

Não temerás terror algum durante a noite
nem a flecha disparada em pleno dia;
nem a peste que caminha pelo escuro
nem a desgraça que devasta ao meio-dia.

Nenhum mal há de chegar perto de ti,
nem a desgraça baterá à tua porta;
pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos
para em todos os caminhos te guardarem.

Evangelho - Mateus 18,1-5.10

Aleluia, aleluia, aleluia.

Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis suas vontade! (Sl 102,21).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

18 1 Neste momento os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: “Quem é o maior no Reino dos céus?”
2 Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse:
3 “Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus.
4 Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos céus.
5 E o que recebe em meu nome a um menino como este, é a mim que recebe.
10 Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus”.
Palavra da Salvação.

Reflexão

No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, os discípulos perguntam a Jesus: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” E Jesus, apresentando-lhes uma criança, responde: “Em verdade vos digo, se não converterdes e não vos tornardes como uma criança, não entrareis no reino dos céus.” Com essas palavras, Jesus repreende os discípulos, que mesmo tendo deixado tudo para segui-lo, até então, não haviam entrado na dinâmica do Reino, continuavam presos à mentalidade egoística  do mundo.

Quando deixamos de viver de forma simples, a vaidade invade o nosso ser, e este mal terrível, distorce a nossa imagem e semelhança de Deus...

A todo instante, Jesus nos chama a sermos promotores da vida, continuadores da sua presença no meio em que vivemos, para atendermos este seu chamado, precisamos despir das nossas vaidades, das  nossas manias de grandeza. A nossa grandeza, está na essência divina que carregamos dentro de nós e não, no cargo que exercemos, naquilo que possuímos...

Quanto mais conhecemos os ensinamentos de Jesus, mais vamos aprendendo a viver do seu jeito: na simplicidade! Jesus servia-se de meios bem simples para nos apresentar as maravilhas do  Reino, seu jeito simples de ensinar, cativava os pequenos, estes, entendiam facilmente a sua linguagem que era a linguagem do amor...

Em suas parábolas, Jesus comparava o Reino dos céus, com a realidade presente no cotidiano dos pequenos, em várias passagens, Ele revela a sua predileção por estes, que Ele chama carinhosamente de pequeninos...

É bom entendermos:  pequeninos para Jesus, não somente as crianças, são também, todos aqueles que esvaziam de si mesmo para se tornarem dependentes de Deus como as crianças são dependentes de seus pais...

Estes, são vistos por Deus, como filhos pequenos, a eles, Deus assegura um cuidado especial: a proteção dos seus anjos...  

Não desprezeis nenhum desses pequeninos,
pois eu vos digo que os seus anjos nos céus
vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus.”

 Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a Ti me confiou a piedade Divina, sempre me rege, me guarde, me governe, me ilumine. Amém”

 


Olivia Coutinho

Nenhum comentário: