sábado, 10 de outubro de 2020

Liturgia Diária - Felizes os seios que te amamentaram!

 A la escucha de la Palabra

1a Leitura - Gálatas 3,22-29
Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas.

Irmãos, 3 22 a Escritura encerrou tudo sob o império do pecado, para que a promessa mediante a fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem.
23 Antes que viesse a fé, estávamos encerrados sob a vigilância de uma lei, esperando a revelação da fé.
24 Assim a lei se nos tornou pedagogo encarregado de levar-nos a Cristo, para sermos justificados pela fé.
25 Mas, depois que veio a fé, já não dependemos de pedagogo,
26 porque todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo.
27 Todos vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo.
28 Já não há judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus.
29 Ora, se sois de Cristo, então sois verdadeiramente a descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa.
Palavra do Senhor.

Salmo - 104/105

O Senhor se lembra sempre da aliança!

Cantai, entoai salmos para ele,
publicai todas as suas maravilhas!
Gloriai-vos em seu nome, que é santo,
exulte o coração que busca a Deus!

Procurai o Senhor Deus e seu poder,
buscai constantemente a sua face!
Lembrai as maravilhas que ele fez,
seus prodígios e as palavras de seus lábios!

Descendentes de Abraão, seu servidor,
e filhos de Jacó, seu escolhido,
ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus,
vigoram suas leis em toda a terra.

Evangelho - Lucas 11,27-28

Aleluia, aleluia, aleluia.
Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 11 27 enquanto ele assim falava, uma mulher levantou a voz do meio do povo e lhe disse: "Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram!"
28 Mas Jesus replicou: "Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam!"
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Enquanto Jesus fazia a sua catequese, uma mulher  gritou dizendo: Feliz  o ventre que te trouxe, e os seis que te amamentaram!

Jesus mais uma vez, confirmou que feliz mesmo é todo aquele e aquela que ouvir a palavra de Deus e a colocar em prática.

Minhas irmãs e irmãos.  No mundo de hoje notamos muitas pessoas  tristes, sofrendo de depressão, e que recorrem aos psiquiatras  e não têm solução.  Pois os ansiolíticos não resolvem  o problema do grande vazio existente na alma  de quem está deprimido, com a sensação de que tudo se acabou, de que  nada mais adianta fazer para ter uma vida normal como os demais.  Não existe antidepressivo capaz de curar alguém que esteja vendo a vida  em preto e branco, alguém  que perdeu todas as esperanças. Uma vida sem esperança é uma vida vazia, sem sentido sem  motivo nenhum mais.

Repare que esperança é uma das principais virtudes  que o ser humano  deve possuir  para  ter uma vida rica, uma vida alegre, normal, por ser cristão seguidor de Jesus.

FÉ, ESPERANÇA  E  CARIDADE.  Se alguém se vê desprovido dessas virtudes, e se a sua vida começar a dar errado, pode  ter a certeza de que ele é um forte candidato a sofrer de depressão. Ele se sentirá um inútil e logo aparecerá o desejo de suicídio.

Tudo posso naquele que me fortalece. Paulo, ao afirmar esta grande verdade,  além de estar altamente inspirado pelo Espírito de Deus, ele se sentia seguro, firme na fé, e sem nenhum sintoma de depressão. Muito pelo contrário, apesar de todas as adversidades a que passara na sua trajetória aventureira para levar o Evangelho aos que não conheciam Jesus, Paulo era um homem feliz, por ele ser um instrumento de Cristo. Ele sabia que a qualquer hora poderia ser preso e torturado. Porém, a sua fé inabalável  e o Espírito Santo o sustentava. E foi por isso que ele afirmou: Para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Não que ele estivesse pensando em suicídio, como acontece com alguns deprimidos. Mais por que Paulo estava pleno do poder do Alto.

O maior problema da depressão é que ela impulsiona o indivíduo deprimido  a  se matar.  E por que isso acontece? Por que satanás  se aproxima  de tais pessoas as quais se tornam presas fáceis, indefesas, pelo fato de estar longe de  Deus, por não acreditar mais em nada, por não rezar mais.

Pode anotar aí. Todo deprimido é uma pessoa que se afastou de Deus, geralmente por uma crise da fé, que pode ser provocada pelos falsos amigos, por uma desventura amorosa, ou por um outro fracasso na sua vida. O deprimido é presa fácil daqueles  que  estimulam  o uso de drogas para amenizar  os sintomas da depressão.

Uma das causas da depressão é a ausência de Deus. Porém, nem sempre a crise de fé pode ser  causa  principal  da depressão. Pois podemos encontrar  sacerdotes deprimidos, e pessoas descrentes vivendo aparentemente normal.

Outras causas:   Desemprego,  problemas familiares, solidão,  incapacidade de resolver os problemas pessoais, problemas na família, decepção no amor,  o se  sentir um inútil, etc..

Quem tem esperança não entra em depressão.  Confie em Deus,  e nas promessas de Cristo, siga o Evangelho, reze e viva a sua fé. Assim, a depressão nunca lhe pegará, apesar  de todas  as injustiças deste mundo.

 

 

 José Salviano.

Nenhum comentário: