quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Liturgia Diária - Eu vim trazer a divisão.


Evangelho do Dia: 24/10/2019 (São Lucas 12, 49-53)


1a Leitura - Efésios 3,14-21
Leitura da carta de são Paulo aos Efésios.

3 14 Por esta causa dobro os joelhos em presença do Pai,
15 ao qual deve a sua existência toda família no céu e na terra,
16 para que vos conceda, segundo seu glorioso tesouro, que sejais poderosamente robustecidos pelo seu Espírito em vista do crescimento do vosso homem interior.
17 Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade,
18 a fim de que possais, com todos os cristãos, compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,
19 isto é, conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento, e sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
20 Àquele que, pela virtude que opera em nós, pode fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou entendemos,
21 a ele seja dada glória na Igreja, e em Cristo Jesus, por todas as gerações de eternidade. Amém.
Palavra do Senhor.

Salmo - 32/33

Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!

Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
Aos retos fica bem glorifica-lo.
Dai graças ao Senhor ao som da harpa,
na lira de dez cordas celebrai-o!

Pois reta é a palavra do Senhor,
e tudo o que ele faz merece fé.
Deus ama o direito e a justiça,
transborda em toda a terra a sua graça.

Mas os desígnios do Senhor são para sempre,
e os pensamentos que ele traz no coração,
de geração em geração, vão perdurar.
Feliz o povo cujo Deus é o Senhor
e a nação que o escolheu por sua herança!

Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem
e que confiam, esperando em seu amor,
para da morte libertar as suas vida
e alimenta-los quando é tempo de penúria.

Evangelho - Lucas 12,49-53
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu tudo considero como perda e como lixo a fim de eu ganhar Cristo e ser achado nele! (Fl 3,8s)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 12 49 disse Jesus: “Eu vim lançar fogo à terra, e que tenho eu a desejar se ele já está aceso?
50 Mas devo ser batizado num batismo; e quanto anseio até que ele se cumpra!
51 Julgais que vim trazer paz à terra? Não, digo-vos, mas separação.
52 Pois de ora em diante haverá numa mesma casa cinco pessoas divididas, três contra duas, e duas contra três;
53 estarão divididos: o pai contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora, e a nora contra a sogra”.

Palavra da Salvação.

 Reflexão

Dentro da família os gostos e tendências são diferentes. Uns são pessoas de muita fé, outros mais ou menos, e por últimos temos aqueles e aquelas que não acreditam em nada.  Mesmo que a maioria acreditasse, uns poderiam acreditar de forma ou modo diferente. Sendo assim, podemos ter um casal católico, com um dos filhos budista, ou protestante.

E tudo isso gera divisões, discussões, desgostos dos pais que queriam ver todos unidos num só rebanho.

Infelizmente esta é a realidade existencial da nossa família. Ora, e se isso acontece dentro da própria família, na sociedade também  é o mesmo. Como sabemos, em vários pontos do mundo as discordâncias religiosas já foram motivos de muitos conflitos e de guerras. O ser humano não é igual. As pessoas são diferentes, cada um tem uma preferência, um gosto, porém, o ideal seria que todos se unissem numa unidade dentro da diversidade (de personalidades), pela fé em um único Deus, formando um só rebanho.

Minhas irmãs, e meus irmãos. É exatamente esta a nossa missão na Terra. Trabalhar para que  todos  acreditem em Deus Pai que enviou ao mundo o seu Filho único, para nos salvar. Pois apesar das diversidades pessoais, culturais, e raciais, nós temos que entender que todos somos filhos de um único Pai.

As divisões e os conflitos começam dentro de  nós. Uns mais e outros menos, cada um tem os seus problemas de personalidade e de caráter. Dentro do nosso “EU” existem outros “EUS”, existem forças contrárias. É a nossa consciência moral que nos puxa para a prática do bem, ao mesmo tempo em que as pressões sociais e os nossos instintos nos arrastam para a satisfação do desejo, de qualquer forma, mesmo que seja do modo  inadequado. Em seguida somos pressionados por esta mesma consciência quando cedemos aos ditames da carne e da má influência social. Por outro lado, quando relaxamos na oração e na pratica da fé, o capeta nos atenta para cometer atos mais pesados, mais graves, nos desviando dos caminhos do Evangelho, e nos afastando de Deus.

Assim, os conflitos podem se agravar dentro de nós, a tal ponto de nos deixar muito instáveis, ou mesmo enfermos mentalmente. E infelizmente os psicólogos não podem resolver o nosso problema. A solução dos nossos  desequilíbrios mentais só pode ser solucionados pela prática da fé, pela graça de Deus.

A palavra de Deus dita por Jesus pode trazer a divisão na família, e na sociedade. Pois quem está vivendo errado, não aceita a verdade do Evangelho.  E se alguém insistir, pode haver muitos atritos entre eles.

Queridos irmãos. Somos diferentes, mas podemos nos unir no amor de Cristo. Basta aceitarmos o seu chamado, a sua mão estendida para nos libertar de todas as amarras, de todas as más influências, de todas as discrepâncias e diferenças entre nós, diferenças estas que começam dentro de cada um de nós. Pois o bem e o mal não está somente lá fora. Eles existem  também em nosso interior.

É o Id, o Ego e o Superego de Freud.  Ou o Consciente versos o Subconsciente. É a razão contra a paixão. É o homem contra si mesmo. E tudo isso piora quando o maligno interfere, quando não nos aproximamos de Deus, e ficamos como um barco a deriva, quando somos presas fáceis do diabo!


José Salviano.   

Nenhum comentário: