segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Liturgia Diária - Qual deles foi o próximo?


Quem são as figuras apresentadas por Jesus na Parábola do Bom Samaritano:  Sacerdote, Levita e o Samaritano?

 1a Leitura - Gálatas 1,6-12
Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas.

Irmãos, 1 6 estou admirado de que tão depressa passeis daquele que vos chamou à graça de Cristo para um evangelho diferente.
7 De fato, não há dois (evangelhos): há apenas pessoas que semeiam a confusão entre vós e querem perturbar o Evangelho de Cristo.
8 Mas, ainda que alguém - nós ou um anjo baixado do céu - vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja anátema.
9 Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado!
10 É, porventura, o favor dos homens que eu procuro, ou o de Deus? Por acaso tenho interesse em agradar aos homens? Se quisesse ainda agradar aos homens, não seria servo de Cristo.
11 Asseguro-vos, irmãos, que o Evangelho pregado por mim não tem nada de humano.
12 Não o recebi nem o aprendi de homem algum, mas mediante uma revelação de Jesus Cristo.
Palavra do Senhor.


Salmo - 110/111

O Senhor se lembra sempre da aliança.

Eu agradeço a Deus, de todo o coração,
junto com todos os seus justos reunidos!
Que grandiosa são as obras do Senhor,
elas merecem todo o amor e admiração!

Suas obras são verdade e são justiça,
seus preceitos, todos eles, são estáveis,
confirmados para sempre e pelos séculos,
realizados na verdade e retidão.

Enviou libertação para o seu povo,
confirmou sua aliança para sempre.
Seu nome é santo e é digno de respeito.
Permaneça eternamente o seu louvor.

Evangelho - Lucas 10,25-37
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu vos dou novo preceito: que uns aos outros vos ameis, como eu vos tenho amado (Jo 13,34).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 10 25 levantou-se um doutor da lei e, para pôr Jesus à prova, perguntou: “Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna?”
26 Disse-lhe Jesus: “Que está escrito na lei? Como é que lês?”
27 Respondeu ele: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu pensamento; e a teu próximo como a ti mesmo”.
28 Falou-lhe Jesus: “Respondeste bem; faze isto e viverás”.
29 Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo?”
30 Jesus então contou: “Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto.
31 Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante.
32 Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante.
33 Mas um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão.
34 Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele.
35 No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: ‘Trata dele e, quanto gastares a mais, na volta to pagarei’.
36 Qual destes três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões?”
37 Respondeu o doutor: “Aquele que usou de misericórdia para com ele. Então Jesus lhe disse: Vai, e faze tu o mesmo”.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Nos tempos de Jesus, havia: Sacerdotes, levitas (que cuidavam do Templo), e também haviam os samaritanos, que eram desprezados pelos judeus, por não seguirem o judaísmo.  Os samaritanos eram como publicanos,  como os pagãos, na mentalidade dos judeus, especialmente os da elite religiosa.

Para mostrar que na prática a verdade não era bem essa, Jesus inventou um estorinha na qual aqueles que eram considerados os perfeitos, os puros, na verdade não o eram. E aqueles que eram deixados de lado, por não pensar como a elite, na realidade eram pessoas caridosas.

Infelizmente na nossa sociedade, as coisas não são diferentes. Pois aqueles e aquelas que vivem sorrindo, que nos recebem com muita gentileza, que se nos apresentam como sendo pessoas justas e boas, na verdade eles são completamente o contrário do que aparentam ser. Els não são nem um pouco caridosos.

Quando precisamos da sua ajuda de fato, eles nos viram as costas, passam pelo outro lado da rua para não se aproximar de nós, nos mandam para o asilo,  nos mandam procurar um médico, um hospital, e saem andando muito rápido pois dizem que têm muita pressa, dizem que têm um compromisso inadiável ou coisa parecida.

Ao contrário, muitos daqueles e daquelas que a sociedade exclui, que são desprezados, discriminados, na hora  em que precisamos de ajuda, são eles que sentem pena de nós, e nos ajudam de verdade, sem exigir nada em troca. Esses não são capazes de chamar os mendigos de maloqueiros! Esses e essas não passam indiferentes pelos caídos na porta da igreja e em seguida entram e vão rezar a Deus. Esses, sabem que Jesus está na pessoa daquele miserável deitado no chão, a pedir um pedaço de pão.

Jesus nos deixou bem claro que sem caridade não nos salvaremos. Cuidado com sua caridade para com os necessitados. Talvez ela não esteja de acordo com a sua postura dentro da igreja na hora da missa. Talvez você esteja precisando revisar a sua postura diante dos irmãos famintos. Talvez você esteja precisando fazer um bom exame de consciência para avaliar o seu jeito de ser com relação não só para com os pobres, mas também para com todas as pessoas do seu convívio. Pois caridade não é somente dar esmola. É também ser bom para com os nossos irmãos e irmãs. Caridade é ouvir o outro e a outra com atenção verdadeira. É ajudar o outro que não está conseguindo mexer no celular. É ajudar, o outro que não está entendendo aquele problema de matemática. Caridade é nunca chamar o irmão de “burro”, mais sim, estimulá-lo a se esforçar para aprender. Caridade é ajudar um idoso, é respeitar as mulheres, é ter paciência com as crianças, com os vizinhos, com os netos, com os alunos irrequietos, com os chatos da vida, com os que não se locomovem com agilidade, com os que dirigem devagar no trânsito, e assim por diante.

A caridade é a nossa porta, o nosso passaporte, o nosso bilhete de entrada no Reino dos Céus! Se você é caridosa ou caridoso, parabéns! Você está no caminho certo para a casa do Pai, muito embora  ainda não esteja frequentando o Templo de Deus, ou seja, a Igreja que é presença viva de Deus no mundo. Isso também e necessário. A caridade é complementada pela espiritualidade, pela devoção sincera.


José Salviano

Nenhum comentário: