quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Liturgia Diária - A missão dos setenta e dois.

Quem foram os 12 apóstolos de Jesus Cristo?

1a Leitura - Jó 19,21-27
Leitura do livro de Jó.

Disse Jô: 19 21 “Compadecei-vos de mim, compadecei-vos de mim, ao menos vós, que sois meus amigos, pois a mão de Deus me feriu.
22 Por que me perseguis como Deus, e vos mostrais insaciáveis de minha carne?
23 Oh!, se minhas palavras pudessem ser escritas, consignadas num livro,
24 gravadas por estilete de ferro em chumbo, esculpidas para sempre numa rocha!
25 Eu o sei: meu vingador está vivo, e aparecerá, finalmente, sobre a terra.
26 Por detrás de minha pele, que envolverá isso, na minha própria carne, verei Deus.
27 Eu mesmo o contemplarei, meus olhos o verão, e não os olhos de outro; meus rins se consomem dentro de mim”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 26/27

Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver
na terra dos viventes.

Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo,
atendei por compaixão!
Meu coração fala convosco confiante
e os meus olhos vos procuram.

Senhor, é vossa face que eu procuro;
não me escondais a vossa face!
Não afasteis em vossa ira o vosso servo,
sois vós o meu auxílio!
Não me esqueçais nem me deixeis abandonado,
meu Deus e salvador!

Evangelho - Lucas 10,1-12
Aleluia, aleluia, aleluia.
Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o reino de Deus está chegando!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 10 1 designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.
2 Disse-lhes: “Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe.
3 Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos.
4 Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho.
5 Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa!’
6 Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós.
7 Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa.
8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir.
9 Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘O Reino de Deus está próximo’.
10 Mas se entrardes nalguma cidade e não vos receberem, saindo pelas suas praças, dizei:
11 ‘Até o pó que se nos pegou da vossa cidade, sacudimos contra vós; sabei, contudo, que o Reino de Deus está próximo’.
12 Digo-vos: naqueles dias haverá um tratamento menos rigoroso para Sodoma”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Jesus demonstrou a universalidade da Igreja, enviando 72 discípulos para anunciar a paz e a palavra. 72 era o número das nações existente no mundo naqueles tempos. E Jesus adverte mais uma vez os seus enviados de que  o anúncio da palavra podo provocar rejeições por parte de alguns, por isso Ele disse que os apóstolos estariam sendo enviados como ovelhas no meio de lobos. E por tanto seria recomendado que saíssem de dois em dois, para garantir a segurança.

A messe é grande e os operários são muito poucos.  Jesus compara o anúncio do Reino que estava próximo, com uma grande plantação, na qual são poucos os operários para cultivá-la e depois colher os frutos.

Assim está o mundo de hoje. É uma grande soma de pessoas com poucos missionários para anunciar a palavra. E ainda tem uns que se aproveitam disso para enganar a muitos e extorquir muito dinheiro.

Jesus recomendou-lhes que desejasse a paz onde eles fossem. O mundo é a grande messe, com muitos irmãos nossos espalhados por vários países, sedentos de paz.  E muitos buscam esta paz  nos lugares e caminhos mais diversos, sendo que para conseguir esta paz, muitos agem com violência, matando, roubando, enganando, mentindo, escravizando o irmão fraco, e entre tantas outras ações violentas, que acarretam ainda mais violência,  a tão desejada paz mesmo, vai ficando de lado. É assim que pensa uma grande parte dos habitantes deste planeta, pois cada um está mesmo é preocupado com o seu conforto, e não se importa com a paz entre todos.

O mundo de hoje se arma, levanta muros altos, com cercas elétricas, soldados armados tomam conta de residências, alarmes, e toda esta parafernália violenta, tem como objetivo o viver em paz dentro de suas residências, se livrando do mundo perigoso que está lá fora.

Meus irmãos e irmãs. Como podemos lhes dizer que a verdadeira paz é proveniente da paz interior gerada pela consciência tranquila, proveniente da paz com os demais irmãos e irmãs, e da paz com Deus?

Ninguém jamais poderá viver em paz,  se dentro da sua mente há ódio, sentimento de vingança, de inveja, de repúdio aos irmãos que lhes são contrários...

Como podemos estar sossegados e em paz,  se todo o dinheiro que dispomos foi um dinheiro tirado, roubado, desviado, tomado, de onde ele deveria ser empregado para o progresso, e a paz de todos?

Jesus mandou os discípulos dizer por onde andassem que o Reino de Deus está próximo deles. Ora, só pode haver paz, para quem acredita, aceita, e busca a proximidade com este mesmo Reino de Deus que é nosso. Quando todos aceitam viver na presença de Deus, assim a paz acontecerá.  Uma paz gratuita, sustentável e verdadeira. Esta é a mesma paz que Jesus desejou a nós: Eu vos dou a minha paz, eu vos deixo a minha paz.  É aquela mesma paz que Ele mandou os seus enviados desejar às pessoas com as quais eles visitassem.

A paz de Cristo nos vem por meio da Eucaristia. Quando estando puros sem pecados graves, e comungamos o corpo e o sangue de Cristo por meio da Eucaristia, com toda certeza estamos em PAZ! E somente deste modo nós podemos contagiar a todos com a paz verdadeira, a paz de Cristo Jesus.

 

José Salviano.     

Nenhum comentário: