domingo, 18 de outubro de 2020

29º Domingo do Tempo Comum - "... e a Deus o que é de Deus".


Jesus é o Senhor!: EVANGELHO SÃO MATEUS 22, 15-21 -- 29° DOMINGO DO TEMPO  COMUM ANO "A" 2014 - LITURGIA PARA O DIA 19/ 10/2014

1a Leitura - Isaías 45,1.4-6
Leitura do livro do profeta Isaías.

45 1 Eis o que diz o Senhor a Ciro, seu ungido, que ele levou pela mão para derrubar as nações diante dele, para desatar o cinto dos reis, para abrir-lhe as portas, a fim de que nenhuma lhe fique fechada:
4 "É por amor de meu servo, Jacó, e de Israel que escolhi, que te chamei pelo teu nome, com títulos de honra, se bem que não me conhecesses.
5 Eu sou o Senhor, sem rival, não existe outro Deus além de mim. Eu te cingi, quando ainda não me conhecias,
6 a fim de que se saiba, do levante ao poente, que nada há fora de mim. Eu sou o Senhor, sem rival";
Palavra do Senhor.

Salmo - 95/96

Ó família das nações, daí ao Senhor poder e glória!

Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!
 Manifestai a sua glória entre as nações
e, entre os povos do universo, seus prodígios!

Pois Deus é grande e muito digno de louvor,
é mais terrível e maior que os outros deuses,
porque um nada são os deuses dos pagãos.
Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus.

Ó família das nações, ai ao Senhor,
ó nações, daí ao Senhor poder e glória,
dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!
Oferecei um sacrifício nos seus átrios.

Adorai-o no esplendor da santidade,
terra inteira, estremecei diante dele!
Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!”,
pois os povos ele julga com justiça.


2a Leitura - 1 Tessalonicenses 1,1-5
Leitura da carta de são Paulo aos Tessalonicenses.

1 1 Paulo, Silvano e Timóteo à igreja dos tessalonicenses, reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo. A vós, graça e paz!
2 Não cessamos de dar graças a Deus por todos vós, e de lembrar-vos em nossas orações.
3 Com efeito, diante de Deus, nosso Pai, pensamos continuamente nas obras da vossa fé, nos sacrifícios da vossa caridade e na firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, sob o olhar de Deus, nosso Pai.
4 Sabemos, irmãos amados de Deus, que sois eleitos.
5 O nosso Evangelho vos foi pregado não somente por palavra, mas também com poder, com o Espírito Santo e com plena convicção. Sabeis o que temos sido entre vós para a vossa salvação.

Palavra do Senhor.

Evangelho - Mateus 22,15-21
Aleluia, aleluia, aleluia.
Como astros no mundo, vós resplandeçais, mensagem de vida ao mundo anunciando; da vida a palavra, com fé, proclameis, quais astros luzentes no mundo brilheis (Fl 2,15s)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 22 15 reuniram-se então os fariseus para deliberar entre si sobre a maneira de surpreender Jesus nas suas próprias palavras.
16 Enviaram seus discípulos com os herodianos, que lhe disseram: "Mestre, sabemos que és verdadeiro e ensinas o caminho de Deus em toda a verdade, sem te preocupares com ninguém, porque não olhas para a aparência dos homens.
17 Dize-nos, pois, o que te parece: É permitido ou não pagar o imposto a César?"
18 Jesus, percebendo a sua malícia, respondeu: "Por que me tentais, hipócritas?
19 Mostrai-me a moeda com que se paga o imposto!" Apresentaram-lhe um denário.
20 Perguntou Jesus: ´De quem é esta imagem e esta inscrição?"
21 "De César", responderam-lhe. Disse-lhes então Jesus: "Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus".
Palavra da Salvação.

Reflexão

Neste dia mundial das missões, somos chamados  a fortalecer o nosso ideal de discípulo missionário.
Anunciar o evangelho, é o anseio de todo àquele que deseja viver e transmitir a sua fé!
Como anunciadores da Boa nova do Reino de Deus que caminha dentro do espírito da fé e do compromisso com a igreja missionária, somos convocados a dar continuidade a missão de Jesus, reafirmando com o nosso testemunho, a nossa adesão ao projeto de Deus!
É o amor a Deus, que motiva milhões de missionários e missionários, a fazerem às vezes de Jesus aqui na terra, a levar ao outro, o que aprendeu do Mestre, levar a sua proposta de vida plena, possibilitando-o a conhecer a verdade que liberta.
No evangelho que a liturgia deste Domingo nos convida a refletir, podemos perceber claramente, que os nossos  piores inimigos, são aqueles que  podem estar presentes dentro de nós: a ganância, a ambição o desejo do ter, do poder... Foram esses inimigos, cultivados no coração das lideranças políticas e religiosas do tempo de Jesus, que os cegaram, que não os deixaram enxergar, na pessoa de Jesus, a presença do Messias, o Cristo Filho de Deus!
Com a adesão do povo à Jesus, a ira dessas autoridades que detinham o poder, tanto religioso quanto político cresceu ainda mais. Porém, Jesus, não se intimidou diante destes seus opositores, Ele continuava falando do Reino abertamente sem medo, deixando-os enfurecidos...
Fariseus e herodianos, que eram grupos rivais, ao se sentirem ameaçados pela a presença de Jesus, abriram mão de suas divergências para se unirem no mesmo propósito: eliminar Jesus, tirá-lo do caminho deles.
Para evitar um confronto direto com o povo e não manchar a imagem deles, eles, acharam melhor, incitar o próprio povo contra Jesus, armando uma cilada para pegá-lo em alguma palavra, na presença do povo. As autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para executar este plano. 

Aproximando de Jesus, eles disseram: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?” Esta pergunta maldosa, revestida de uma aparência de fidelidade a Deus, era na verdade, uma intenção de acusar Jesus: Se Jesus dissesse: "deve pagar” Ele poderia ser acusado junto ao povo, como amigo dos romanos, provocando assim, uma revolta no povo que odiava os romanos. Por outo lado, se Jesus dissesse: “Não deve pagar”, Ele poderia ser acusado junto às autoridades romanas como subversivo. Portanto, a armadilha parecia perfeita, para esses dois grupos, (fariseu e herodianos) Jesus não tinha saída. Porém Jesus, na sua sabedoria Divina, não perdeu tempo com discussões, limitou-se apenas em dizer: “Trazei-me uma moeda para que eu a veja. “Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e a inscrição que está nessa moeda? “Eles responderam: “É de César’. “Então Jesus disse”: “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.” Jesus disse isto, porque Ele sabia que eles já reconheciam a autoridade de César, ou seja, já estavam dando a Cesar o que era de Cesar, isto é, já pagavam o imposto a Cesar. O que faltava, era eles devolverem a Deus, o que era de Deus, isto é, a liberdade do povo, que eles escravizavam! E assim, o plano arquitetado pelos os opositores do projeto de Deus, mais uma vez, cai por terra, mostrando-nos que as forças do mal, nunca vencem o bem!

 
Muitos de nós, condenamos as atitudes dessas autoridades que tramaram contra Jesus, mas será que nós também, de alguma forma, não estamos tramando contra Ele, planejando, ou desejando algo, contra o nosso irmão? Será que estamos acolhendo bem, um novo integrante que chega com ideias novas na nossa comunidade? Ou ficamos enciumados, com medo dele se destacar e tomar o nosso lugar, como as autoridades que tiveram medo de Jesus tomar o lugar deles? O que estamos dando a Deus? Estamos entregando a Ele os frutos produzidos através dos dons que Ele nos concedeu?
A vida é a maior expressão do amor de Deus, não conduzi-la para o bem, é não dar a Deus o que é de Deus! 
Partilhar a vida, praticar a justiça, o perdão, é viver a lei do amor, é dar a Deus o que é de Deus.

 


Reflexão de Olivia Coutinho

Nenhum comentário: