terça-feira, 6 de outubro de 2020

Liturgia Diária _ – Marta ou Maria?

Quando as "coisas" impedem a escuta... e o encontro - Centro Loyola

1a Leitura - Gálatas 1,13-24

Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas.
1 13 Certamente ouvistes falar de como outrora eu vivia no judaísmo, com que excesso perseguia a Igreja de Deus e a assolava;
14 avantajava-me no judaísmo a muitos dos meus companheiros de idade e nação, extremamente zeloso das tradições de meus pais.
15 Mas, quando aprouve àquele que me reservou desde o seio de minha mãe e me chamou pela sua graça,
16 para revelar seu Filho em minha pessoa, a fim de que eu o tornasse conhecido entre os gentios, imediatamente, sem consultar a ninguém,
17 sem ir a Jerusalém para ver os que eram apóstolos antes de mim, parti para a Arábia; de lá regressei a Damasco.
18 Três anos depois subi a Jerusalém para conhecer Cefas, e fiquei com ele quinze dias.
19 Dos outros apóstolos não vi mais nenhum, a não ser Tiago, irmão do Senhor.
20 Isto que vos escrevo - Deus me é testemunha -, não o estou inventando.
21 Em seguida, fui para as regiões da Síria e da Cilícia.
22 Eu era ainda pessoalmente desconhecido das comunidades cristãs da Judéia;
23 tinham elas apenas ouvido dizer: “Aquele que antes nos perseguia, agora prega a fé que outrora combatia”.
24 E glorificavam a Deus por minha causa.
Palavra do Senhor.


Salmo - 138/139

Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

Senhor, vós me sondais e conheceis,
sabeis quando me sento ou me levanto;
de longe penetrais meus pensamentos,
percebeis quando me deito e quando eu ando,
os meus caminhos vos são todos conhecidos.

Fostes vós que me formastes as entranhas,
e no seio de minha mãe vós me tecestes.
Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor,
porque de modo admirável me formastes!
Que prodígio e maravilha as vossas obras!

Até o mais íntimo, Senhor, me conheceis;
nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis;
quando eu era modelado ocultamente,
era formado nas entranhas subterrâneas.

Evangelho - Lucas 10,38-42
Aleluia, aleluia, aleluia.
Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,27)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 10 38 estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mulher, chamada Marta, o recebeu em sua casa.
39 Tinha ela uma irmã por nome Maria, que se assentou aos pés do Senhor para ouvi-lo falar.
40 Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude”.
41 Respondeu-lhe o Senhor: “Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas;
42 no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão 

Neste Evangelho podemos perceber uma mensagem muito atual que nos leva a avaliar, dentro do contexto do nosso dia a dia, qual a percepção que temos do tempo que nos é destinado e como o estamos utilizando. Jesus nos visita a cada dia da nossa vida como fez a Marta e Maria, no entanto, o que nós precisamos discernir é qual é o tempo de sentar-se aos Seus pés para escutá-lo e  o tempo em que precisamos nos levantar para  servi-Lo.  Jesus visitou a casa de Marta e de Maria e cada uma delas teve uma atitude diferente diante da Sua presença.   Todas duas estiveram em função da visita de Jesus, no entanto, uma usou todo o tempo que tinha para permanecer perto Dele, ouvindo e aprendendo com Ele. 

A outra, preocupada com o Seu bem estar se atarefou em servi-Lo melhor e, para isso, usou o tempo todo de que dispunha.   Com certeza, para nós como disse Jesus, a melhor parte é aquela em que nós ficamos perto Dele em adoração e escuta, porque esse também é o tempo em que aprendemos a servi-Lo melhor. É o tempo que ocupamos fazendo a nossa oração pessoal, quando nos abastecemos e nos fortalecemos para enfrentar os desafios do serviço. No entanto, Jesus nos acolhe do jeito que somos e como estamos, e nós, precisamos das duas ações: estar aos pés do Mestre para escutá-Lo, como também ficar à sua disposição para servi-Lo. A oração nos leva à ação. Há que se ter uma fé coerente que nos leve a ser Maria, mas também a como Marta, assumir os nossos encargos. – Você é Marta ou Maria? – Você tem equilibrado essas duas situações? – Você tem feito esforço para sentar-se aos pés de Jesus? – Faça a experiência

 

 Helena Serpa

Nenhum comentário: