sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Liturgia Diária - A favor ou contra Jesus.

Exorcismo e Evangelho de Jesus Cristo

1a Leitura - Gálatas 3,7-14

Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas.

7 Sabei, pois: só os que têm fé é que são filhos de Abraão.
8 Prevendo a Escritura que Deus justificaria os povos pagãos pela fé, anunciou esta boa nova a Abraão: “Em ti todos os povos serão abençoados”.
9 De modo que os homens de fé são abençoados com a bênção de Abraão, homem de fé.
10 Todos os que se apóiam nas práticas legais estão sob um regime de maldição. Pois está escrito: “Maldito aquele que não cumpre todas as prescrições do livro da lei”.
11 “Que ninguém é justificado pela lei perante Deus é evidente, porque o justo viverá pela fé”.
12 Ora, a lei não provém da fé e sim (do cumprimento): “quem observar estes preceitos viverá por eles”.
13 Cristo remiu-nos da maldição da lei, fazendo-se por nós maldição, pois está escrito: “Maldito todo aquele que é suspenso no madeiro”.
14 Assim a bênção de Abraão se estende aos gentios, em Cristo Jesus, e pela fé recebemos o Espírito prometido.
Palavra do Senhor.

Salmo - 110/111

O Senhor se lembra sempre da aliança!

Eu agradeço a Deus de todo o coração
junto com todos os seus justos reunidos!
Que grandiosas são as obras do Senhor,
elas merecem todo o amor e admiração!

Que beleza e esplendor são os seus feitos!
Sua justiça permanece eternamente!
O Senhor bom e clemente nos deixou
a lembrança de suas grandes maravilhas.

Ele dá o alimento aos que o temem
e jamais esquecerá sua aliança.
Ao seu povo manifesta seu poder,
dando a ele a herança das nações.


Evangelho - Lucas 11,15-26

Aleluia, aleluia, aleluia.
Agora o príncipe deste mundo há de ser laçado fora; quando eu for elevado da terra, atrairei para mim todo ser (Jo 12,31s).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

11 15 Alguns deles disseram a respeito de Jesus: Ele expele os demônios por Beelzebul, príncipe dos demônios.
16 E para pô-lo à prova, outros lhe pediam um sinal do céu.
17 Penetrando nos seus pensamentos, disse-lhes Jesus: Todo o reino dividido contra si mesmo será destruído e seus edifícios cairão uns sobre os outros.
18 Se, pois, Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que expulso os demônios por Beelzebul.
19 Ora, se é por Beelzebul que expulso os demônios, por quem o expulsam vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes!
20 Mas se expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente é chegado a vós o Reino de Deus.
21 Quando um homem forte guarda armado a sua casa, estão em segurança os bens que possui.
22 Mas se sobrevier outro mais forte do que ele e o vencer, este lhe tirará todas as armas em que confiava, e repartirá os seus despojos.
23 Quem não está comigo, está contra mim; quem não recolhe comigo, espalha.
24 Quando um espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso; não o achando, diz: Voltarei à minha casa, donde saí.
25 Chegando, acha-a varrida e adornada.
26 Então ele vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes.

Palavra da Salvação.

 Reflexão

Jesus hoje nos adverte: “todo reino dividido contra si mesmo será destruído”.  Por mais segurança que tenhamos na realização de um projeto, tudo poderá ruir se permitirmos que haja divisões entre aqueles (as) que o executam. Não podemos nos deixar dividir porque assim trabalharemos contra nós mesmos. Isto vale para todos os empreendimentos da nossa vida: familiares, sociais, espirituais. Nós somos destinados (as) a manter relacionamentos saudáveis uns com os outros e, aquele (a), que está em paz com o seu irmão ou irmã, estará também em paz com Deus e consigo mesmo (a).  

Precisamos estar atentos às nossas ações para saber a quem estamos servindo. Podemos dizer que estamos fazendo alguma coisa em Nome de Deus e na realidade, estarmos servindo ao demônio. Tudo o que fizermos para o bem do próximo, de coração e por amor a Deus, com certeza, faremos em função do reino dos céus. Entretanto, aquilo que fizermos em função de nós mesmos (as) ou para atender apenas aos nossos interesses egoístas, estará passível de fracasso, pois corre o risco de que venha alguém mais forte do que nós e apanhe o que possuímos para dividir com outros e assim, o nosso reino estará destruído. O reino de Deus acontece na vida de quem está com Jesus e segue os Seus ensinamentos. 

O homem precisa ter o seu pensamento e a sua mente, ocupados com as coisas de Deus. Não podemos aceitar ficar vagando no nada, porque assim deixaremos a casa arrumada para que o mal se estabeleça.   Estar com Jesus é deixar-se guiar completamente pelos Seus ensinamentos através do poder do Espírito e não permitir a intrusão de qualquer ideia ou pensamento que venha do inimigo. – Em nome de quem você tenta fazer as coisas? – Você não tem se equivocado nos seus projetos pensando que é pelo dedo de Deus que quer conseguir as coisas?  - Existe dentro de si algo que possa estar dividindo o seu modo de pensar com Deus ou com o inimigo de Deus? – Você se sente interiormente preenchido (a) pelo poder do Espírito Santo?  



Helena Serpa

Nenhum comentário: