quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Liturgia Diária - Perseverança na oração.

 Comentário ao Evangelho – Quinta-feira 08/10/2020 – Arquidiocese de Sorocaba

1a Leitura - Gálatas 3,1-5
Leitura da carta de São Paulo aos Gálatas.

3 1 Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou a vós, ante cujos olhos foi apresentada a imagem de Jesus Cristo crucificado?
2 Apenas isto quero saber de vós: recebestes o Espírito pelas práticas da lei ou pela aceitação da fé?
3 Sois assim tão levianos? Depois de terdes começado pelo Espírito, quereis agora acabar pela carne?
4 Ter feito tais experiências em vão! Se é que foi em vão!
5 Aquele que vos dá o Espírito e realiza milagres entre vós, acaso o faz pela prática da lei, ou pela aceitação da fé?
Palavra do Senhor.

Salmo - Lc 1

Bendito seja o Senhor Deus de Israel,
Porque a seu povo visitou e libertou!


Fez surgir um poderoso salvador
Na casa de Davi, seu servidor,
Como falara pela boca de seus santos,
Os profetas desde os tempos mais antigos.

Para salvar-nos do poder dos inimigos
E da mão de todos quantos nos odeiam.
Assim mostrou misericórdia a nossos pais,
Recordando a sua aliança.

E o juramento a Abraão, o nosso pai,
De conceder-nos que, libertos do inimigo,
A ele nós sirvamos sem temor,
Em santidade e em justiça diante dele,
Enquanto perdurarem nossos dias.

Evangelho - Lucas 11,5-13
Aleluia, aleluia, aleluia.
Abri-nos, ó Senhor, o coração para ouvirmos a palavra de Jesus! (At 16,14)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 11 5 disse Jesus aos seus discípulos: "Se alguém de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães,
6 pois um amigo meu acaba de chegar à minha casa, de uma viagem, e não tenho nada para lhe oferecer’;
7 e se ele responder lá de dentro: ‘Não me incomodes; a porta já está fechada, meus filhos e eu estamos deitados; não posso levantar-me para te dar os pães’;
8 eu vos digo: no caso de não se levantar para lhe dar os pães por ser seu amigo, certamente por causa da sua importunação se levantará e lhe dará quantos pães necessitar.
9 E eu vos digo: pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.
10 Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrirá.
11 Se um filho pedir um pão, qual o pai entre vós que lhe dará uma pedra? Se ele pedir um peixe, acaso lhe dará uma serpente?
12 Ou se lhe pedir um ovo, dar-lhe-á porventura um escorpião?
13 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem".
Palavra da Salvação.

 Reflexão 

Somos muito fracos na fé quando queremos conseguir alguma coisa de Deus. Parece até que não confiamos no Seu poder ou o que almejamos não é assim tão importante. Por qualquer motivo, às vezes, deixamos de lado o que antes tanto ansiávamos e mudamos o eixo das nossas reinvindicações. Por isso, Jesus nos conta a história do amigo importuno e nos dá a dica de nunca desistir de pedir, de bater e de procurar o que tanto necessitamos e desejamos. A impertinência de alguém que bate à meia noite na casa de um “amigo” para pedir-lhe alguma coisa para comer e foi atendido por causa da sua insistência nos leva a entender que a nossa perseverança na oração é a nossa maior garantia para alcançar o que pretendemos. Jesus é muito claro e providente em nos afirmar que os que pedem recebem, os que procuram acham e aos que batem à porta, ela lhes será aberta. A atitude de insistir e não desistir significa perseverança e confiança. Se nós insistimos em pedir favores aos nossos (as) amigos (as) e somos atendidos (as), quanto mais o seremos se pedirmos com fé Àquele que tem tudo para nos dar. A nossa oração será ouvida conforme a nossa força interior. Lá dentro do nosso coração está escondido todo o desejo da nossa alma para ser feliz.   Portanto, o que devemos pedir em primeiro lugar e com perseverança, é o Espírito Santo, pois é Ele quem sonda os nossos corações e sabe realmente de que nós estamos precisando. Assim sendo devemos pedir, bater e procurar com insistência o que o Espírito Santo de Deus nos mostra confiando em que o Pai sabe nos dá o que  existe de melhor, pois Jesus mesmo fala: “Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisa boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”  Quem pede a Deus recebe segundo à Sua vontade; quem procura a Deus O encontra bem perto porque Ele se deixa encontrar; e quem bate na porta do Senhor por meio da oração esta se abrirá porque Ele, como Pai, anseia por atender os  pedidos que fazemos, com perseverança.- Você tem perseverado nos seus pedidos a Deus?- Você tem ideia de que esses pedidos são realmente importantes para a sua felicidade?- Quando você faz algum pedido a Deus o seu coração acompanha o seu pensamento? - Você pede sempre o Espírito Santo? - Você já esqueceu o que tanto queria alcançar e não conseguiu? Será que o Senhor não vai ainda atender ao seu pedido?

 

Helena Serpa

Nenhum comentário: