sábado, 17 de outubro de 2020

Liturgia Diária - O único pecado que Deus não perdoa!.


Jesus Cristo prega e ensina no Templo - YouTube

1a Leitura - Efésios 1,15-23
Leitura da carta de são Paulo aos Efésios.

1 15 Por isso também eu, tendo ouvido falar da vossa fé no Senhor Jesus, e do amor para com todos os cristãos,
16 não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações.
17 Rogo ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê um espírito de sabedoria que vos revele o conhecimento dele;
18 que ilumine os olhos do vosso coração, para que compreendais a que esperança fostes chamados, quão rica e gloriosa é a herança que ele reserva aos santos,
19 e qual a suprema grandeza de seu poder para conosco, que abraçamos a fé. É o mesmo poder extraordinário que
20 ele manifestou na pessoa de Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o sentar à sua direita no céu,
21 acima de todo principado, potestade, virtude, dominação e de todo nome que possa haver neste mundo como no futuro.
22 E sujeitou a seus pés todas as coisas, e o constituiu chefe supremo da Igreja,
23 que é o seu corpo, o receptáculo daquele que enche todas as coisas sob todos os aspectos.
Palavra do Senhor.


Salmo - 8

Vós destes o domínio ao vosso Filho
sobre tudo o que criastes.

Ó Senhor nosso Deus, como é grande
vosso nome por todo o universo!
Desdobrastes nos céus vossa glória
com grandeza, esplendor, majestade.
O perfeito louvor vos é dado
pelos lábios dos mais pequeninos.

Contemplando estes céus que plasmastes
e formastes com dedos de artista;
vendo a lua e estrelas brilhantes,
perguntamos: “Senhor, que é o homem,
para assim vos lembrardes
e o tratardes com tanto carinho?”

Pouco abaixo de Deus o fizestes,
coroando-o de glória e esplendor;
vós lhe destes poder sobre tudo,
vossas obras aos pés lhe pusestes.


Evangelho - Lucas 12,8-12
Aleluia, aleluia, aleluia.
O Espírito Santo, a verdade, de mim irá testemunhar; e vós minhas testemunhas sereis em todo lugar (Jo 15,26s).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, 12 8 disse Jesus: “Todo o que me reconhecer diante dos homens, também o Filho do Homem o reconhecerá diante dos anjos de Deus;
9 mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.
10 Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.
11 Quando, porém, vos levarem às sinagogas, perante os magistrados e as autoridades, não vos preocupeis com o que haveis de falar em vossa defesa,
12 porque o Espírito Santo vos inspirará naquela hora o que deveis dizer”.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Deus é Pai misericordioso, bondoso, e está sempre disposto a nos perdoar,  sem ficar lembrando os nossos pecados passados.  A bondade de Deus não tem medida, porém o seu perdão tem duas agravantes a serem consideradas por todos nós.

PRIMEIRO. Deus nos perdoa  desde que nós perdoamos  aos que nos ofendem.  Muitos de nós, todos os dias rezam pedindo perdão dos seus pecados, e, no entanto, não perdoa o seu filho, a sua filha, a sua esposa, o seu marido, amigos pelas ofensas ocorridas no decorrer da caminhada terrestre.  Viver é enfrentar problemas, e este é o maior deles. Lidar com as diferenças entre nós. Mesmo sendo o nosso filho, carne da nossa carne, ele é diferente de nós.  Tanto por fatores hereditários, quanto por fatores adquiridos  dos seus amigos, ou inimigos disfarçados de amigos... Assim, já dentro da nossa própria casa, temos de lidar com os diferentes.  E Jesus nos ensina como resolver isso.  É pelo perdão diário que conseguimos  dar continuidade  ao relacionamento fraterno e amoroso entre nós e os demais irmãos e irmãs.

SEGUNDO. Todos os nosso pecados  são perdoados pelo Pai, com uma grande  exceção:  Não será perdoado o pecado CONTRA O ESPÍRITO SANTO!

Por tanto, tomemos muito cuidado com o nosso palavreado principalmente  lá na roda dos amigos, principalmente os “alterocopistas”,  aqueles que praticam o levantamento de copo. Copo de cerveja, de Vodka, de vinho, entre outros. Pois quando estamos nestas rodinhas de  “amigos”,  já com o cérebro embaçado,  alterado pelo efeito do álcool, nós podemos  concordar com as mais variadas  críticas feitas a Igreja, aos padres, e no meio de tudo isso, pode  surgir uma blasfêmia contra o Espírito Santo, pois afinal, o capeta também faz parte dessas rodinhas, e de toda conversa  em que fala mal da Igreja.

Minha irmã, meu irmão. Você não tem fé? Mesmo assim, por via das dúvidas,  tenha o cuidado  de nunca blasfemar contra o Espírito Santo. Pois este  é o único pecado  para o qual não há perdão.

Devemos também tomar cuidado lá na rodinha dos amigos, sobre um outro  ponto  que Jesus nos adverte neste Evangelho.

...todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus. Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.

Aí, os seus amigos falaram mal dos padres, e da Igreja. E você, sem saber o que fazer, ficou calado. Ou, o pior, para mostrar serviço, para não se passar por carola, por bobinho, você concordou com o que disseram. Sabe o que você fez? Você negou a Jesus diante dos homens, e por isso você será negado diante do Pai. Isso foi o que Jesus disse.

Ao contrário, você contra argumentou, dizendo que  A Igreja é composta de seres humanos, porém, ela é assistida pelo Espírito Santo. Ou com suas palavras, a medida do possível, você defendeu a sua Igreja. Ou simplesmente você afirmou a todos que não concorda com tais críticas, pois a Igreja é a presença viva de Deus no mundo, ou disse coisa desse tipo. O que você não pode é ficar calado, ou deixar de  defender a sua Igreja.

Sei o que você está pensando. Isto não é nada fácil! Como vou fazer isso? Neste mesmo texto do Evangelho de Jesus Cristo nos dá a solução. Ele nos garante que na hora precisa, quando formos pressionados pelos injustos e descrentes, o Espírito de Deus falará por nós. Ele colocará as palavras certas em nossas  bocas para que possamos nos defender e defender a Igreja criada por nosso Senhor Jesus Cristo. 

 

José Salviano

Nenhum comentário: