segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Liturgia Diária - Qual deles seria o maior?

  Evangelho (Lc 9,46-50): Surgiu entre os... - Igreja de Nossa Senhora da  Saúde-Alto do Garrote | Facebook

1a Leitura - Jó 1,6-22
Leitura do livro de Jó.

1 6 Um dia em que os filhos de Deus se apresentaram diante do Senhor, veio também Satanás entre eles.
7 O Senhor disse-lhe: “De onde vens tu?” “Andei dando volta pelo mundo”, disse Satanás, “e passeando por ele”.
8 O Senhor disse-lhe: “Notaste o meu servo Jó? Não há ninguém igual a ele na terra: íntegro, reto, temente a Deus, afastado do mal”.
9 Mas Satanás respondeu ao Senhor: “É a troco de nada que Jó teme a Deus?
10 Não cercaste como de uma muralha a sua pessoa, a sua casa e todos os seus bens? Abençoas tudo quanto ele faz e seus rebanhos cobrem toda a região.
11 Mas estende a tua mão e toca em tudo o que ele possui; juro-te que te amaldiçoará na tua face”.
12 “Pois bem!”, respondeu o Senhor. “Tudo o que ele tem está em teu poder; mas não estendas a tua mão contra a sua pessoa”. E Satanás saiu da presença do Senhor.
13 Ora, um dia em que os filhos e filhas de Jó estavam à mesa e bebiam vinho em casa do seu irmão mais velho,
14 um mensageiro veio dizer a Jó: “Os bois lavravam e as jumentas pastavam perto deles.
15 De repente, apareceram os sabeus e levaram tudo; e passaram à espada os escravos. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia”.
16 Estando ele ainda a falar, veio outro e disse: “O fogo de Deus caiu do céu; queimou, consumiu as ovelhas e os escravos. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia”.
17 Ainda este falava, e eis que chegou outro e disse: “Os caldeus, divididos em três bandos, lançaram-se sobre os camelos e os levaram. Passaram a fio de espada os escravos. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia!”
18 Ainda este estava falando e eis que entrou outro, e disse: “Teus filhos e filhas estavam comendo e bebendo vinho em casa do irmão mais velho,
19 quando um furacão se levantou de repente do deserto, abalou os quatro cantos da casa e esta desabou sobre os jovens. Morreram todos. Só eu consegui escapar para te trazer a notícia”.
20 Jó então se levantou, rasgou o manto e rapou a cabeça. Depois, caindo prosternado por terra,
21 disse: “Nu saí do ventre de minha mãe, nu voltarei. O Senhor deu, o Senhor tirou: bendito seja o nome do Senhor!”
22 Em tudo isso, Jó não cometeu pecado algum, nem proferiu contra Deus blasfêmia alguma.
Palavra do Senhor.

Salmo - 16/17

Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!

Ó Senhor, ouvi a minha justa causa,
escutai-me e atendei o meu clamor!
Inclinai o vosso ouvido à minha prece,
pois não existe falsidade nos meus lábios!

De vossa face é que venha o julgamento,
pois vossos olhos sabem ver o que é justo.
Provai meu coração durante a noite,
visitai-o, examinai-o pelo fogo,
mas em mim não achareis iniquidade.

Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis,
inclinai o vosso ouvido e escutai-me!
Mostrai-me vosso amor maravilhoso,
vós que salvais e libertais do inimigo
quem procura a proteção junto de vós.

Evangelho - Lucas 9,46-50
Aleluia, aleluia, aleluia.
Veio o filho do homem, a fim de servir dar sua vida em resgate por muitos (Mc 10,45).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 9 46 veio então, aos discípulos, o pensamento de qual deles seria o maior.
47 Penetrando Jesus nos pensamentos de seus corações, tomou um menino, colocou-o junto de si e disse-lhes:
48 Todo o que recebe este menino em meu nome, a mim é que recebe; e quem recebe a mim, recebe aquele que me enviou; pois quem dentre vós for o menor, esse será grande.
49 João tomou a palavra e disse: “Mestre, vimos um homem que expelia demônios em teu nome, e nós lho proibimos, porque não é dos nossos”.
50 Mas Jesus lhe disse: “Não lho proibais; porque, o que não é contra vós, é a vosso favor”.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Os discípulos discutiam entre si sobre o tema: Qual deles seria o maior?

Uma outra tendência do ser humano, é a de ser sempre o maior, e o melhor do que os outros. Nas rodas de conversa lá na festa, ou até mesmo em  velórios, nota-se  pessoas que fazem juízos de valores ou de importância a respeito de outras pessoas ausentes, ou mesmo presentes. E o resultado é sempre o mesmo. A análise de importância e de inferioridade das pessoas em foco. Ele é um pobretão, ela não se veste bem... e assim por diante.

Quem faz filmagem ou gravações de festas é que pode confirmar isso. Volta e meia se pega, se grava uma dessas conversas chamadas de fofocas, a qual é feita com muita classe, pois afinal, gente fina é outra coisa!

A vida em sociedade é marcada pela competição que nem sempre é leal. Uns querem engolir os outros, cada um quer ser o maior, o melhor.

Se por um lado isso é bom, pois olhando sobre a ótica da boa competição, isso nos faz crescer, e melhorar sempre o nosso desempenho.  Porém, o que se percebe é que na maioria dos casos, a competição visa a destruição do outro ou dos outros, de forma muito desumana e diabólica. Pois o capeta se aproveita dessa inclinação do ser humano, para provocar intrigas, brigas que por vezes são marcadas por muita violência, onde quem  pode mais chora menos.

O cristão não pode agir assim.  Ele tem de ser humilde,  modesto e buscar  a convivência pacífica com todos, até mesmo com os adversários e concorrentes. Não se trata de se rebaixar e de se humilhar e atrofiar o nosso progresso pessoal, mais sim de seguir  os ensinamentos de Jesus Cristo. Pois  esta mania de pretender ser o melhor de todos, traz consigo a arrogância, e o desprezo pelos demais companheiros de trabalho,  pelos irmãos  em geral.

Aqueles que realmente têm um dom especial, como por  exemplo uma voz bonita, se por um lado causa a admiração de uns, por outro lado isso incomoda a outros causando inveja.  Chamamos de estrelas, de astros,  a todo aquele e aquela que nasceu com um dom  especial, seja de cantar, seja de representar, seja de escrever, etc.

Infelizmente, a bem da verdade,  nem sempre a vida particular destas celebridades  tem sido plena de alegrias e felicidades.  Sabemos que a vida de muitos astros  foi  atormentada  por  vícios,  bebedeiras,  uso de drogas, tudo isso para preencher o grande vazio da sua alma, causado pelo fato de se julgar  melhor de que todos  os demais mortais deste planeta, e  pela consequente  ausência de Deus em sua vidas!  

Falando isso muitos podem questionar, duvidar, ou mesmo protestar.  Porém, é a pura verdade!   Fama não é sinônimo de felicidade plena aqui na vida terrena.  Mesmo por que,  a felicidade nesta vida não poderá ser plena!  Nesta vida apenas, teremos  momentos felizes.  De resto,  é só luta, dor, sofrimento,  desafios e barreiras a vencer, até o último dia de existência.

A felicidade plena nós só a alcançaremos na vida eterna. Por isso é que devemos  nesta vida  trabalhar  pelo merecimento  da nossa salvação e também dos nossos irmãos.

 

  José  Salviano

Nenhum comentário: