quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Liturgia Diária - “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”.


  Jesus é o Senhor!: EVANGELHO SÃO LUCAS 5,1-11 5º DOMINGO DO TEMPO COMUM -  ANO LITÚRGICO "C" 2016 -- cor verde -- ANO DA MISERICÓRDIA -- Leituras: 1ª  Is 6,1-2a. 3-8; Sl

1a Leitura - 1 Coríntios 3,18-23
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.

3 18 Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se julga sábio à maneira deste mundo, faça-se louco para tornar-se sábio,
19 porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois (diz a Escritura) “Ele apanhará os sábios na sua própria astúcia”.
20 E em outro lugar: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, e ele sabe que são vãos”.
21 Portanto, ninguém ponha sua glória nos homens. Tudo é vosso:
22 Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente e o futuro. Tudo é vosso!
23 Mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.
Palavra do Senhor.

Salmo - 23/24

Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra.

Ao Senhor pertence a terra e que ela encerra,
o mundo inteiro com os seres que o povoam;
porque ele a tornou firme sobre os mares
e, sobre as águas, a mantém inabalável.

“Quem subirá até o monte do Senhor,
quem ficará em sua santa habitação?”
“Quem tem mãos puras e inocentes coração,
quem não dirige sua mente para o crime.

Sobre este desce a bênção do Senhor
e a recompensa de seu Deus e salvador”.
“É assim a geração dos que o procuram
e do Deus de Israel buscam a face”.

Evangelho - Lucas 5,1-11
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vinde após mim, disse o Senhor, e eu ensinarei a pescar gente (Mt 4,19).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 5 1 estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a palavra de Deus.
2 Vendo duas barcas estacionadas à beira do lago, - pois os pescadores haviam descido delas para consertar as redes -,
3 subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo.
4 Quando acabou de falar, disse a Simão:  “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”.
5 Simão respondeu-lhe: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede”.
6 Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia.
7 Acenaram aos companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudar. Eles vieram e encheram ambas as barcas, de modo que quase iam ao fundo.
8 Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: “Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador”.
9 É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito.
10 O mesmo acontecera a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus companheiros. Então Jesus disse a Simão: “Não temas; doravante serás pescador de homens”.
11 E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram.
Palavra da Salvação. 

  Reflexão

A palavra de Deus, que chega até a nós, no evangelho de hoje, mostra-nos, através vários  fatos simbólicos, o primeiro encontro de Jesus com os seus colaboradores. (discípulos) 

Depois de ter sido expulso de Nazaré, após se revelar como o enviado de Deus, através de uma leitura do profeta Isaías, feita por Ele numa sinagoga, (Lc4,17-21) Jesus mudou o seu local de pregações, passando  a pregar nas praias, nas estradas, praças... Nestes  espaços livres, as palavras de Jesus, alcançavam um número maior de ouvintes, aumentando assim, o seu campo de ação. 

O texto começa dizendo, que Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor, para ouvir a palavra de Deus.  

Este texto riquíssimo em detalhes, fala-nos do início da relação entre Jesus e os seus primeiros colaboradores. Uma relação, que começa após uma fracassada pesca, quando Jesus depara com Simão (Pedro) e seus companheiros, lavando as redes na praia, dando por encerrada as frustradas tentativas de pesca.  A iniciativa deste encontro, partiu de Jesus, quando Ele decide fazer da barca de Simão, um local para mais uma de suas pregações. Terminada a pregação, Jesus diz a Simão: “Avance para águas mais profundas e lançai vossas redes para a pesca.” Mesmo desanimado, Simão, em obediência a Jesus, faz o que Ele manda e o milagre da pesca acontece. Foi o milagre que abriu os olhos de Simão  e hoje, abre também nossos olhos, para algo que muitos de nós, ainda não nos atentamos: o poder de Deus sobre todas as coisas! 

Neste episódio, Simão reconhece a divindade de Jesus e numa atitude de humildade, atira-se a seus pés, se declarando indigno de estar com Ele: “Afasta-te de mim Senhor, porque sou um pecador!” Este reconhecimento de Simão, não fez Jesus  afastar dele, pelo o contrário, foi a partir daí, que Jesus o convoca a ser um pescador de homens! 

Simão, um homem de temperamento forte, que acreditava entender tudo de pesca, deixa -se conquistar por Jesus, larga sua barca na praia e vai buscar outro mar... É na barca de Jesus, que Simão avança mar adentro, levando consigo os seus companheiros. 

Assim como Jesus convidou os primeiros discípulos, a avançarem para as aguas mais profundas, hoje, Ele nos convida a fazer o mesmo, isto é: a deixar o nosso barco na praia, como fez Simão, para nos colocar na barca de Jesus! Ficar às margens, pode até ser mais cômodo, afinal, não vamos correr riscos, mas não experimentaremos as alegrias de navegar na barca de Jesus, o único meio que nos faz  chegar ao coração do Pai!

É o  ardor missionário, que nos desinstala, que nos motiva a buscar novos meios para anunciar, de forma criativa, a Boa Nova do Reino! Lançar as redes em águas mais profundas, significa abordar o outro, conquistá-lo, não para si e sim, para Deus...

 

 

  Olivia Coutinho

 

Nenhum comentário: