quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Liturgia Diária - Jesus curou muitas pessoas.

  A CURA DA SOGRA DE PEDRO ( MARCOS1;29-39 ) - YouTube

1a Leitura - 1 Coríntios 3,1-9
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.

3 1 A vós, irmãos, não vos pude falar como a homens espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo.
2 Eu vos dei leite a beber, e não alimento sólido que ainda não podíeis suportar. Nem ainda agora o podeis, porque ainda sois carnais.
3 Com efeito, enquanto houver entre vós ciúmes e contendas, não será porque sois carnais e procedeis de um modo totalmente humano?
4 Quando, entre vós, um diz: “Eu sou de Paulo”, e outro: “Eu, de Apolo”, não é isto modo de pensar totalmente humano?
5 Pois que é Apolo? E que é Paulo? Simples servos, por cujo intermédio abraçastes a fé, e isto conforme a medida que o Senhor repartiu a cada um deles:
6 eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer.
7 Assim, nem o que planta é alguma coisa nem o que rega, mas só Deus, que faz crescer.
8 O que planta ou o que rega são iguais; cada um receberá a sua recompensa, segundo o seu trabalho.
9 Nós somos operários com Deus. Vós, o campo de Deus, o edifício de Deus.
Palavra do Senhor.

Salmo - 32/33

Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

Feliz o povo cujo Deus é o Senhor,
e a nação que escolheu por sua herança!
Dos altos céus o Senhor olha e observa;
ele se inclina para olhar todos os homens.

Ele contempla do lugar onde reside
e vê a todos os que habitam sobre a terra.
Ele formou o coração de cada um
e por todos os seus atos se interessa.

No Senhor nós esperamos confiantes,
porque ele é nosso auxílio e proteção!
Por isso o nosso coração se alegra nele,
seu santo nome é nossa única esperança.

Evangelho - Lucas 4,38-44
Aleluia, aleluia, aleluia.
O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 4 38 saindo Jesus da sinagoga, entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta; e pediram-lhe por ela.
39 Inclinando-se sobre ela, ordenou ele à febre, e a febre deixou-a. Ela levantou-se imediatamente e pôs-se a servi-los.
40 Depois do pôr-do-sol, todos os que tinham enfermos de diversas moléstias lhos traziam. Impondo-lhes a mão, os sarava.
41 De muitos saíam os demônios, aos gritos, dizendo: “Tu és o Filho de Deus”. Mas ele repreendia-os severamente, não lhes permitindo falar, porque sabiam que ele era o Cristo.
42 Ao amanhecer, ele saiu e retirou-se para um lugar afastado. As multidões o procuravam e foram até onde ele estava e queriam detê-lo, para que não as deixasse.
43 Mas ele disse-lhes: “É necessário que eu anuncie a boa nova do Reino de Deus também às outras cidades, pois essa é a minha missão”.
44 E andava pregando nas sinagogas da Galiléia.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Em um lugar onde não havia saneamento básico,  nem água encanada,  nem médicos,  onde as regras de higiene eram precárias, onde os pobres eram abandonados a própria sorte,  se alimentando muito mal,  era grande o número de doenças e de também de doentes.  Catarata, glaucoma,  descolamento de retina,  epilepsia,  paralisia,  etc.

Muitas vezes, como é relatado neste Evangelho, Jesus ficava do entardecer  até altas horas da noite  realizando curas, pois se aproximava dele, uma verdadeira multidão, como  diziam os evangelistas.

Desta forma, são incontáveis os milagres realizados por Jesus.  Na verdade não sabemos quantos foram,  exatamente,  mas sim, sabemos que foram muito mais de mil milagres  efetuados pelo Filho de Deus,  ao qual lhe foi dado pelo Pai, todo poder no Céu e na Terra.

Repare que no texto do Evangelho de hoje,  está escrito: De muitas pessoas, saíam demônios gritando:  Tu és o Filho de Deus!

Isto é um sinal de que nem todos os doentes que as pessoas levavam a Jesus, estavam  possessos, como comentamos na  reflexão de ontem.

Jesus não só  libertava as pessoas do maligno, como  curava a todo tipo de doença.  Jesus libertava  a todos que o procuravam,  de todos os seus males.

Minha irmã, meu irmão. Acredite. Jesus tem o poder de libertar a sua pessoa dos males que lhe estão afligindo neste momento!   Ou melhor,  como  disse o próprio Jesus,  peça ao Pai em seu nome, e você receberá.  Tenha mais fé! Reze mais do que você vem rezando nos últimos dias. E assim você verá  que os seus males irão embora.

Busque a Deus todo dia, a todo instante. Não deixe para rezar somente quando tudo parece estar   destruído, acabado.

Muitos são os males,  as doenças  que  afligem  a muitos nos dias atuais.  Doenças causadas pelas drogas, pela bebida,  pela alimentação errada,  e precária.  Outros ficam doentes por comerem demais.

Sim, isso é verdade.  Nem sempre  é a falta  da alimentação  saudável que nos deixam doentes, mas sim, também  a alimentação farta,  pode nos causar grandes males.  Ficar barrigudo,  pode ser sintoma de fígado gordo, inflamado,  e também  pode ser por causa do comer além  das necessidades do organismo.  Ou seja,  o comer demais, em excesso,  faz acumular  na  parede abdominal,  aquela  gordurinha, ou mesmo “gordurona”,  que nos deixa pesados,  fracos, ao contrário do que  desejamos ao comer  muito. 

Por isso, podemos  ver  meninos  gordos, cansados,  ou com pouca energia, por comer muito e comer errado,  como  os fast  foods  da vida.

Comer em demasia principalmente à noite,  acaba por aumentar o nosso colesterol,  fazendo com que o nosso cerração trabalhe com dificuldades,  causando-nos  mal estar, pressão alta, fadiga,  tonturas, etc.


 

José Salviano.  

Nenhum comentário: