terça-feira, 15 de setembro de 2020

Liturgia Diária - “Mulher, eis aí teu filho”.


Exaltação à Santíssima Virgem - Kelly Patrícia - LETRAS.MUS.BR

1a Leitura - Hebreus 5,7-9
Leitura da carta aos Hebreus.

5 7 Nos dias de sua vida mortal, dirigiu preces e súplicas, entre clamores e lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, e foi atendido pela sua piedade.
8 Embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos que teve.
9 E uma vez chegado ao seu termo, tornou-se autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem,
Palavra do Senhor.

Salmo - 30/31

Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!

Senhor, eu ponho em vós minha esperança;
que eu não fique envergonhado eternamente!
Porque sois justo, defendei-me e libertai-me,
apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me!

Sede uma rocha protetora para mim,
um abrigo bem seguro que me salve!
Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza;
por vossa honra, orientai-me e conduzi-me!

Retirai-me desta rede traiçoeira,
porque sois o meu refúgio protetor!
Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito,
porque vós me salvareis, ó Deus fiel!

A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio
e afirmo que só vós sois o meu Deus!
Eu entrego em vossas mãos o meu destino;
libertai-me do inimigo e do opressor!

Como é grande, ó Senhor, vossa bondade,
que reservastes para aqueles que vos temem!
Para aqueles que em vós se refugiam,
mostrando, assim, o vosso amor perante os homens.

Evangelho - João 19,25-27
Aleluia, aleluia, aleluia.
Feliz a virgem Maria, que, sem passar pela morte, do martírio ganha a palma, ao pé da cruz do Senhor!
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, 19 25 junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena.
26 Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho”.
27 Depois disse ao discípulo: “Eis aí tua mãe”. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Depois de termos celebrado ontem a exaltação da Santa Cruz, celebramos hoje, Nossa Senhora das Dores, uma Mãe diante a cruz do seu Filho!

Não recordamos as dores de Nossa Senhora somente pelo o sofrimento em si, mas também, pelas as dores oferecidas por ela em favor da nossa redenção. Com o coração transpassado de dor, a Mãe de Jesus, participou ativamente da nossa redenção, ela é nossa corredentora.
A dor de Nossa Senhora  aos pés da cruz, é a mesma dor de muitas mães que perdem seus filhos pelas as mais variadas causas, a diferença está, na sua postura diante o sofrimento, a sua força, sua resignação...
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, revela a imensidão do amor do Criador pela a sua criação, um amor tão grande que ultrapassou todos os limites: além de permitir que seu Filho pagasse com o seu sangue o preço da nossa liberdade, Ele nos deu Maria como Mãe!

Com o coração transpassado por uma espada de dor, como havia profetizado Simião,  Maria presenciou de pé, a agonia de Jesus, que  por sua vez, a olhou com compaixão e numa atitude de Filho que tem zelo pela mãe, Ele a entregou aos cuidados do discípulo João, comprovando que Jesus era sim, o seu único Filho. Se Maria tivesse outros filhos, com certeza, ela ficaria sob os cuidados destes, e não, do discípulo João! 
“Depois disse ao discípulo: Esta é a sua mãe.” Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.”(Jo19,27)
Entregando Maria como mãe do discípulo João, Jesus nos entregou sua mãe, como nossa mãe! Portanto, somos irmãos de Jesus, filhos do mesmo Pai, acolhidos pela a mesma mãe.
Aos pés da Cruz, Maria, pelo o desejo do Filho, se fez Mãe de todos, até mesmo daqueles que hoje a rejeita.

 Maria participou ativamente do plano de Deus em salvar a humanidade, abrindo mão dos seus projetos pessoais para se entregar ao projeto de Deus.

Todos nós, temos um pouco de Maria, pois temos Jesus em nós, pena, que não guardamos as suas palavras como Ela sempre guardava. Maria, foi sem dúvida, a pessoa que mais participou da humanidade de Jesus, desde a sua concepção até a sua morte de cruz.  No seu silencio, Maria  ouviu e meditou cada palavra dita por Jesus, meditou e viveu! 

De quando em vez, somos acometidos por situações adversas que ás vezes tira o nosso chão, podemos dizer, que estes momentos difíceis, são o termômetro que mede o grau da nossa fé, se temos uma fé firme com raízes profundas, não fraquejamos diante as intempéries da vida, pois temos a quem recorrer...
Quando o sofrimento bate à nossa porta, não temos outra alternativa a não ser aceitá-lo, o que não significa entregar os pontos, pelo contrário, aceitar o sofrimento é tirar proveito dele, lições para o nosso crescimento...

Diante o sofrimento, devemos ter duas atitudes: fazer o que está ao nosso alcance e colocar o que não está, nas mãos de Deus. Podemos ter certeza: nas mãos de Deus, nosso sofrimento não é em vão, pois Ele transforma o que nos é desfavorável, em bem para nós, em trampolim para a nossa ascensão! 
Peçamos a Nossa Senhora das Dores, que interceda por nós, junto a seu Filho Jesus pedindo a Ele, que nos dê força para carregarmos a nossa cruz, cruz, que as vezes, é um tanto pesada.
Nossa Senhora das Dores rogai por nós! 

 


Olivia Coutinho

Nenhum comentário: