quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Liturgia Diária - Jesus envia os doze em missão.

Vem e Segue-me - Lição 11 “Jesus enviou esses doze”

1a Leitura - Provérbios 30,5-9
Leitura do livro dos Provérbios.

30 5 Toda a palavra de Deus é provada, é um escudo para quem se fia nele.
6 Não acrescentes nada às suas palavras, para que ele não te corrija e sejas achado mentiroso.
7 Eu te peço duas coisas, não mas negues antes de minha morte:
8 afasta de mim falsidade e mentira, não me dês nem pobreza nem riqueza, concede-me o pão que me é necessário,
9 para que, saciado, eu não te renegue, e não diga: “Quem é o Senhor?” Ou que, pobre, eu não roube, e não profane o nome do meu Deus.
Palavra do Senhor.

Salmo - 118/119

Vossa palavra é uma luz para os meus passos!

Afastai-me do caminho da mentira
E dai-me a vossa lei como um presente!

A lei de vossa boca, para mim,
Vale mais do que milhões em ouro e prata.

É eterna, ó Senhor, vossa palavra,
Ela é tão firme e estável como o céu.

De todo mau caminho afasto os passos,
Para que eu siga fielmente as vossas ordens.

De vossa lei eu recebi inteligência,
Por isso odeio os caminhos da mentira.

Eu odeio e detesto a falsidade,
Porém amo vossas leis e mandamentos!

Evangelho - Lucas 9,1-6
Aleluia, aleluia, aleluia.
Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28)
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 9 1 reunindo Jesus os doze apóstolos, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para curar enfermidades.
2 Enviou-os a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos.
3 Disse-lhes: “Não leveis coisa alguma para o caminho, nem bordão, nem mochila, nem pão, nem dinheiro, nem tenhais duas túnicas.
4 Em qualquer casa em que entrardes, ficai ali até que deixeis aquela localidade.
5 Onde ninguém vos receber, deixai aquela cidade e em testemunho contra eles sacudi a poeira dos vossos pés”.
6 Partiram, pois, e percorriam as aldeias, pregando o Evangelho e fazendo curas por toda parte.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

No Evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus convoca seus primeiros discípulos para a missão, dando-lhes o poder de fazer o mesmo que Ele fazia: curar doentes expulsar demônios...

Antes de partirem para a missão, os discípulos recebem instruções fundamentais para o êxito da missão que a eles fora confiada: “Não leveis nada pelo o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro...” O que significa, que o discípulo deve estar completamente despojado, livre para o serviço. Jesus ainda os recomenda: “Quando entrares numa casa ficai ali até vossa partida." A eficácia da evangelização, está mais no testemunho do que nas palavras, portanto, o discípulo missionário, permanecendo numa só casa, poderá mostrar Jesus a aquela família, com o seu testemunho, possibilitando assim, uma evangelização completa. E uma família bem evangelizada, com certeza, evangelizará outras famílias com o seu testemunho.

Nas entrelinhas do texto que nos é apresentado, temos as características centrais do discípulo que se faz missionário. Para dar continuidade a missão de Jesus, o missionário precisa experimentar o esvaziamento de si mesmo. Todas as orientações passadas para os discípulos, deixa-os numa situação de total dependência de Deus e é justamente nesta dependência de Deus, que o missionário torna forte, afinal, é o próprio Deus quem vai agir através dele.

Hoje, somos nós, os convocados para esta missão e para que possamos desempenhá-la bem, precisamos nos libertar de todos os nossos apegos, só assim, estaremos livres para servir...

Deus quer salvar a humanidade contando com o próprio humano, Ele quer contar com a nossa disposição, com o nosso serviço em favor do Reino, por isto, Jesus convoca cada um de nós, para uma determinada missão. As mesmas instruções, passadas para os discípulos de ontem, valem também para nós que somos os discípulos de hoje.

Ao contrário dos primeiros discípulos, não precisamos partir para terras distantes, só precisamos fazer a difícil viajem de sairmos de nós mesmos, para irmos ao encontro do outro, daquele que ainda não conhece o evangelho...

A certeza de que é  Jesus quem  age através de quem se dispõe a trabalhar em favor do Reino, é o que motiva o missionário a assumir com maior intensidade e alegria a cumplicidade no anuncio do Reino, um serviço, que deve se desenvolver em clima de total gratuidade e  humildade. 

Anunciar a Boa nova do reino de Deus, não é missão específica de um grupo de pessoas, essa missão é de todos os Batizados.
O Batismo é a credencial do missionário e a oração, o combustível para a missão.

A nossa missão, deve se desenvolver em clima de gratuidade e de humildade, sem nunca esquecermos: no exercício da nossa missão, o destaque é Jesus e não nós.
 


 Olivia Coutinho

Nenhum comentário: