segunda-feira, 7 de setembro de 2020

liturgia Diária - Jesus curou o homem da mão seca.

 CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO: HOMILIA DO DOMINGO: JESUS CURA O LEPROSO

1a Leitura - 1 Coríntios 5,1-8
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.

5 1 Ouve-se dizer constantemente que se comete, em vosso meio, a luxúria, e uma luxúria tão grave que não se costuma encontrar nem mesmo entre os pagãos: há entre vós quem vive com a mulher de seu pai!...
2 E continuais cheios de orgulho, em vez de manifestardes tristeza, para que seja tirado dentre vós o que cometeu tal ação!
3 Pois eu, em verdade, ainda que distante corporalmente, mas presente em espírito, já julguei, como se estivesse presente, aquele que assim se comportou.
4 Em nome do Senhor Jesus -, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de nosso Senhor Jesus -,
5 seja esse homem entregue a Satanás, para mortificação do seu corpo, a fim de que a sua alma seja salva no dia do Senhor Jesus.
6 Não é nada belo o motivo da vossa jactância! Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?
7 Purificai-vos do velho fermento, para que sejais massa nova, porque sois pães ázimos, porquanto Cristo, nossa Páscoa, foi imolado.
8 Celebremos, pois, a festa, não com o fermento velho nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os pães não fermentados de pureza e de verdade.
Palavra do Senhor.

Salmo - 5

Na vossa justiça guiai-me, Senhor!

Não sois um Deus a quem agrade a iniqüidade,
não pode o mau morar convosco;
nem os ímpios poderão permanecer
perante os vossos olhos.

Detestais o que pratica a iniqüidade
e destruís o mentiroso.
Ó Senhor, abominais o sanguinário,
o perverso e enganador.

Mas exulte de alegria todo aquele
que em vós se refugia;
sob a vossa proteção se regozijem
os que amam vosso nome!

Evangelho - Lucas 6,6-11
Aleluia, aleluia, aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz e eu as conheço e elas me seguem (Jo  10,27).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
6 6 Em outro dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e ensinava. Achava-se ali um homem que tinha a mão direita seca.
7 Ora, os escribas e os fariseus observavam Jesus para ver se ele curaria no dia de sábado. Eles teriam então pretexto para acusá-lo.
8 Mas Jesus conhecia os pensamentos deles e disse ao homem que tinha a mão seca: “Levanta-te e põe-te em pé, aqui no meio”. Ele se levantou e ficou em pé.
9 Disse-lhes Jesus: “Pergunto-vos se no sábado é permitido fazer o bem ou o mal; salvar a vida, ou deixá-la perecer”.
10 E relanceando os olhos sobre todos, disse ao homem: “Estende tua mão”. Ele a estendeu, e foi-lhe restabelecida a mão.
11 Mas eles encheram-se de furor e indagavam uns aos outros o que fariam a Jesus.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Antes de curar aquele homem, Jesus se levantou e perguntou: É permitido  fazer o bem ou o mal em dia de sábado?

Muitos  fazem o mal em dia de sábado, de domingo  e durante toda a semana.

E alguns que se apresentam como santos,  não só fazem o bem, como também  acomete algum mal,  de vez em quando.

É a natureza humana.  Ninguém é perfeito! Mesmo  aqueles que buscam o seguimento de Jesus, cometem algum erro  tanto no sábado como em outros dias da semana.

O que Jesus nos ensina neste trecho do Evangelho  de Lucas, é que mesmo  em dia santo de repouso,  de oração,  nós não só podemos como devemos fazer o bem.   Pois para fazer o bem não tem dia nem hora certa.  Fazer o bem  sem  escolher a quem,  pode e deve ser a toda hora e  a todo dia.

Minhas irmãs e irmãos.  No decorrer desta nossa caminhada terrena,  procuremos fazer a maior quantidade bem possível.  Pois  fazendo isso, estamos construindo um tesouro  nos Céus.  Quem dá um na Terra receberá 100 no Céu, disse Jesus.   E é bom notar que  não é somente esmola,  dinheiro ou comida,  que podemos dar. Podemos dar atenção,  ajudar as pessoas carentes a resolver os seus problemas,  a carregar os seus fardos, e assim por diante.

Aquele jovem que  ajuda  um idoso a mexer no celular,  está fazendo o bem.  Assim como ajudar  uma  idosa a atravessar a rua,  a conduzir um deficiente visual a andar pela cidade,  a ter paciência com uma pessoa  perturbada mental, e assim por diante. Tudo isso está incluído  no que Jesus disse:  Quem dá um na Terra receberá 100 no Céu.   Tudo isso faz parte da construção de um tesouro no Céu, que iremos um dia nos beneficiar,  quando ouvimos da boca de Jesus: Seja benvindo, bendito do meu Pai. Pois tive fome e me destes de comer, tive frio e me  destes agasalho...

Então, vamos fazer o bem sem olhar a quem,  sem escolher o dia, nem a hora, pois isso é fazer a vontade do Pai.

O descanso do sábado teve origem durante a escravidão do Egito. O seu objetivo era dar ao povo um dia para o descanso junto da família, e a adoração a Deus.

Depois de Jesus, o Dia do Senhor passou  a ser o Domingo,  dia em que Ele ressuscitou.  O domingo  é o dia dedicado  a família e a Deus. É o dia em que não  podemos faltar a missa.  É o dia, por excelência dedicado  a  pratica da nossa fé. Porém,  se houver necessidade de trabalhar,  temos de fazer isso.  Por exemplo, ajudar  a um irmão na  construção da sua casinha,  a socorrer uma pessoa  que sofreu um acidente, etc.

O fato de fazermos algo  que represente um trabalho no dia do Senhor,  o fato de  ter de trabalhar  em dia de domingo pois  a empresa nos exige isso, não é, necessariamente, um grave pecado.  Deus irá compreender as necessidades de cada um.  

 

José Salviano.

Nenhum comentário: